Jornalismo e publicidade são como água e vinho. Ou pelo menos é o que os profissionais das duas áreas pensam.
Os jornalistas olham os publicitários meio de banda. E o mesmo acontece com os publicitários em relação aos jornalistas.
Folclore ou não, o fato é que, no mundo da comunicação, os dois tem de conviver. São partes de um todo. Uns, criam conteúdo. Outros, os vende.
A discussão, na verdade, é meio estéril. O que é preciso é reconhecer que, de um lado e de outro, existe interesse em fazer o melhor.
É o que mostra, por exemplo, um dos posts feitos no Cérebro Criativo, falando sobre uma campanha dos defensores dos animais.
A imagem ao lado, que associa ditadura com quem não respeita a vida e, portanto, a vida dos animais, faz uma associação perfeita, sutil, mas muito eficiente. O texto em inglês diz: Os que usam pele não tem respeito pela vida.
E pode, naturalmente, se alinhar às crenças dos jornalistas, promovendo a defesa de uma causa meritória.
Neste momento, não há¡ reparos a fazer à ação dos publicitários.