Como você sabe que uma nova tecnologia dará certo? Esta é a pergunta crucial que todos fazemos, a começar por quem desenvolve qualquer tipo de coisa nova.
Não há – pelo menos nunca vi nada a respeito – uma receita para fazer com que um invento funcione e outro não. Neste campo, aliás, parece que existem coisas que, inicialmente, vistas como supérfluas, que deram muito certo.
Destas, existem registros. Do que deu errado, muitas vezes nada ficou registrado e, assim, foi esquecido. Por isso, que estas previsões do passado são interessantes. Confira:
- “No futuro, os computadores não pesarão mais que 1,5 tonelada”. Revista Popular Mechanics, antecipando a marcha da ciência em 1949
- “Acredito que o mercado mundial só comporte, talvez, cinco computadores”. Thomas Watson, Diretor da IBM, 1943
- “Eu viajei por todo o país e falei com as melhores pessoas e posso garantir que o processamento de dados não dura mais que um ano”. Editor de livros de negócios da Prentice Hill, 1957
- “Mas… para que ele serve?” Engenheiro da Divisão de Sistemas Computacionais Avançados da IBM, 1968, comentando a invenção do microchip.
- “Não há nenhuma razão que leve alguém a querer um computador em casa”. Ken Olson, fundador da Digital Equipamentos, 1977
- “Este “telefone” tem muitos problemas para ser seriamente considerado como um meio de comunicação. Este invento não tem nenhum valor para nós”. Memorando da empresa de telégrafos Western Union, 1876.
- “O rádio não tem nenhum valor comercial. Quem vai pagar por uma mensagem enviada para ninguém em particular?”. Analista da David Sarnoff questionado em 1920 sobre investimentos no rádio
- “Quem, com os diabos, vai querer ouvir os atores falarem?”. H.M. Warner, Warner Brothers, 1927.
Estes são alguns exemplos. Mas não são os únicos. É o caso da guitarra, do que um diretor de gravadora não gostava e predisse que não duraria. Ou do avião, considerado algo impossível antes que Santos Dumont voasse.
É também o caso do primeiro computador Apple, rejeitado pela HP. Ou do descrédito sobre o trabalho com foguetes. E os exemplos seguem.
E você, sabe de alguma ideia que deu certo mas que, no início, foi rejeitada? Se sabe, conte para a gente. Se não, diga o que achou das predições feitas.
O QUE VOCÊ MAIS TEME?
Por mais destemidos que sejamos, sempre tem um medo que nos aflige. E isso não é mau, pois como observam especialistas foi o medo que nos tornou dominantes no planeta. Graças a ele, tomamos cuidados que, se não o tivéssemos, não tomaríamos.
Mas esta não é a questão. O importante é você participar da pesquisa da semana. Vá à barra lateral, escolha uma opção e vote. E também deixe um comentário falando do seu medo. Ou de não tê-lo.
BLOGAGEM COLETIVA
E não se esqueça que amanhã, dia 21, é dia da blogagem coletiva contra a Discriminação Racial e todo tipo de discriminação.
Já temos algumas dezenas de blogs do Brasil e de fora do país que confirmaram sua participação. E você, vai ficar de fora?
Se for participar, pode pegar o selo da blogagem aqui. E deixe um comentário, avisando de sua participação para que inclua o seu link no post de amanhã£.
38 Respostas
Lino, primeira vez que passo aqui, gostei do seu blog, vou blogar amanhã sobre o preconceito, ok?
já peguei meu selo!
bjo bjo
A gente nem imagina o que vai rolar, né, mesmo???
Tô querendo mesmo é que inventem uma máquina que remova as sujeiras (em todos os sentidos) desse nosso planetinha.
Bjus.
P. S.: Como já te disse, tô na blogagem coletiva, viu?
LIno, não estou bem certo, ma acho que li em algum lugar que o mesmo aconteceu com Henry Ford (em relação ao automóvel) e com a invenção da fotocopiadora que, ao que me recordo, foi oferecida primeiro a uma empresa que a desprezou e depois a outra que ficou rica (rs).
Amanhã, estaremos firmes conta o preconceito.
Abraços, Mário.
Amanhã todos juntos amigos 🙂
tenho uma recente; cquando foi lançado o portal TERRA um amigo meu escerveu uma coluna dizendo que não duraria três meses no mercado que era loucura competir com a UOL. estavamos sentados dias atrás conversando sobre o assunto e ele disse, cometemos erros… hahaha…. POrém acredito que tudo um dia passou pela reprovação de alguém para ficar famoso… imaginem as pirâmides do egito…. as contruções Maias, Astecas, Incas enfim isso é normal em um mundo Democrático….
Um Abraço Tio Lino – estou na Blogagem coletiva
Bacana a iniciativa da blogagem coletiva sobre o Dia Contra a Discriminação Racial.
Beijos*
Lino, acho que muitas predições são puro sensacionalismo. Sómente as baseadas em estudos cientÃficos podem ter algum fundamento.
Sempre interessantes os temas que abordas.
Vou tentar participar da blogagem coletiva pois o tema é sempre urgente.
Carinhos pra ti
Boa Tarde Lino!
Meu post sobre a blogagem coletiva já está pronto, fiz hoje porque amanhã não daria tempo…qdo der, passa lá! Amanhã à noit eu volto aqui, com certeza!
Bjão ,Crissssssss…
Oie Lino, obrigada pela inclusão, viu? Vou participar também.
Bjs
Já estamos na blogagem, claro. E vendo assim de longe, so rindo mesmo dessas previsões… E o mais interessante é que foram feitas por pessoas que na época tinham bom conhecimento tecnológico ou estavam em funções de direção de negócios. Dá para imaginar que isso ainda continua valendo nos nossos dias.
Um abraço.
ola lino.é a primeira vez que passo aqui.sou a celia em vivo em frança (paris).mas sou portuguesa.bem amanha venho aqui falar sobre o peronceito.bjs e fique com deus
Ah, acho que vc ja citou o caso que lembrei, do produtor que disse que os Beatles nao chegariam a lugar nenhum com aquelas guitarras…
Pablo Picasso também deu uma batatada terrÃvel quando falou do computador: “Eu o comparo com uma geladeira, com a vantagem para a geladeira que gela minha cerveja”, ou algo parecido.
Lino, em relação à blogagem coletiva, como quarta-feira é meu dia do cão, ocupado das seis à meia-noite, antecipei minha blogada. Já está no ar.
A mesma coisa o Bill Gates quando foi rejeitado pela IBM. Muito legal essas previsoes. Adorei.
PS> Eu vou participar da Blogagem amanha, mas so farei na parte da tarde.
[s]
É por isso que fazer predições é um risco, devendo-se ter muito cuidado com o que emite. Mas não tem como não fazê-las. Afinal, o ser humano adora opinar.
Abração, lino.
😉
Não conheço nada qeu não começou bem e depois deu certo , só me lembrei da história do Bill Gates !
Beijinhos ,
Bel .
Grandes invenções e descobertas sempre causarão algum tipo de comentário desabonador porque elas normalmente vêm ameaçar ou assombar relações e pensamentos arraigados na sociedade. Um abraço Lino.
Um banqueiro americano disse que o automóvel teria vida curta. “O cavalo está aà para ficar”, profetizou.
Tô firme na blogagem coletiva.
estou junto nessa meu caro amigo.bjo
Lino, meu amigo, meu post da blogagem já está lá no DD…passo aqui de novo quando seu “chegar”…bjos!
Eu não lembro de nenhuma, mas os exemplos mostram que nem todos conseguem adivinhar ou tem o tom de adivinhar o que pode ser algo de sucesso ou não. Mas veja bem, o computador caseiro só fez sucesso por causa do uso da internet, pq se não houvesse isso, acho que poucas pessoas teriam computador em casa.
Olha, o meu wordpress está um pouco doido, por isso não vou participar da postagem coletiva, deixa para a proxima.
bjs
bjs
O meu post da blogagem coletiva também já está no ar e até já recebeu os comentários da Renata aà de cima.
Abraços e até amanhã!
Boa blogagem.
Blogagem coletiva hoje. Poxa, lino. Nem me liguei nisso antes. Demência total, mas deixei um post simples, mas registrando o repúdio à discriminação racial e de qualquer outra ordem.
😉
Tô nessa blogagem!
Não dava pra ficar de fora.
😉
Olá, Lino
Parabéns pela iniciativa de criar o Dia da Blogagem Coletiva contra a Discriminação…!!!
Peguei o selo e já postei sobre o tema no meu blog. Vou aproveitar e divulgar nos grupos de blogueiros q frequento e tb no msn.
Gostei muito do q li aqui e vou voltar sempre.
Beijos
Oi Lino,
Acabo de publicar o meu post sobre a blogagem coletiva. Sao duas da matina. Preciso dormir.
A demain,
Bjs
Regina
Lino, já coloquei no ar a minha blogagem coletiva!
Kisses
Estou participando
Oi Lino
Estou desde de cedo, tentando abrir o blogger para postar nosso texto da blogagem coletiva, sem sucesso.
Vou trabalhar agora, e pedi a Sandra para posta-lo, espero que consiga.
Fica aqui nossa confirmacao da participacao, vamos aguardar a boa vontade do blogger.
Abracos e bom dia
hahahha… Ri muito com essas frases, mas a verdade é que a gente realmente acaba por fazer idéias erradas de algumas coisas e depois nos arrependemos… Acontece, é a evolução natural das coisas, não é?!
Bjinhos
Também estou participando da Blogagem.
SDS
Também estou participando da blogagem coletiva. Abraço
Também vou participar… espero que dê tempo.
Abraços!
Só para avisar que o texto já está no ar…
Lino, oi!! tava pensando…acho que vou ficar com o blog só pra participar das blogagens coletivas!! rsrsrsrs beijinhos!
Oi Lino, bom dia,
já fiz o meu post,
beijos
eu vou participar, e estou terminando o post agora mesmo 😉