Uma das coisas que sempre deixei claro no blog é que sou jornalista. Foi a profissão que escolhi e da qual me orgulho muito. Se tivesse de começar de novo, novamente seria jornalista. Isso, no entanto, não me impede de ter uma visão crítica da imprensa, como um todo, e dos jornais, em particular. Posso dizer que, no último caso, conheço bem a estrutura de publicação e como as notícias chegam ao público.
E foi com o olhar de quem esteve em uma redação por longo tempo que, no final de semana, dei uma olhada nos jornais. O que eu vi? Vou seguir o exemplo da Yvonne e fazer um “picadinho” – que ela chama de “Salada de Frutas” – de algumas das coisas que li. “Importantes” informações que, se não as soubesse, meu mundo seria completamente outro. Vejamos:
1 – Máquina ajuda a ler pensamento
Como? A informação diz que cientistas japoneses desenvolveram uma máquina que transforma os pensamentos em imagens, permitindo que leiam o que a pessoa está pensando. Achei interessante, mas me perguntei até que ponto ela é efetiva e, se o for, quando é que acabaremos por perder a privacidade. Afinal, em tempos de internet e intensivo uso da tecnologia a única coisa privativa que ainda temos são nossos pensamentos.
2 – Aumenta consumo de papel higiênico
Sinceramente, não sei se a informação é importante. Afinal, podemos interpretá-la sob o ângulo de que as pessoas estão cuidando mais da higiene e quem não o fazia antes, já pode limpar-se com papel higiênico. Mas, de outro lado, isso significa mais árvores consumidas e, com isso, mais prejuízo ao meio ambiente. Bom, de qualquer ângulo, isso significa uma grande m…
3 – 2009 terá um segundo a mais que 2008
Pra mim, certamente, vai fazer uma grande diferença. Viver mais um segundo será fundamental. Mas será que um segundo faz assim tanta diferença. Olhando de um outro ângulo podemos dizer que a ciência avança e que as medições que faz estão melhores, mais precisas. Só não consigo achar utilidade para a informação. Será que alguém pode me explicar?
4 – Mulher fica feliz mais fácil que o homem
Esta é mais uma daquelas pesquisas que nos dizem coisas que não necessitávamos saber. Qual a utilidade de sabermos que as mulheres ficam felizes mais fáceis que nós, homens? Não quero – e nem tenho como – questionar a seriedade da pesquisa, mas não acredito que, neste aspecto, homens e mulheres sejam diferentes. Uns ficam felizes com mais facilidades, outros não. Ou estarei enganado?
CONSUMO CONSCIENTE
A partir de hoje e até o final da semana está rolando a blogagem proposta pela Sam Siraishi. É uma boa oportunidade de tomarmos uma atitude e ver que, às vésperas do Natal, o que estamos fazendo ao mundo e refletindo sobre se os nossos hábitos de consumo estão ajudando ou não. Na hora de comprar, vamos pensar: será que preciso disso? E se preciso, não posso escolher um produto ecologicamente correto, contribuindo para a sustentabilidade.
Outro detalhe, consequência do consumo, é o desperdício. Vamos olhar o que fazemos, aproveitando o máximo os alimentos, principalmente. É bom lembrar que enquanto uns desperdiçam, milhões passam fome. Neste aspecto, o desperdício é um mal, mas também uma consequência do consumo não consciente.
E então, vamos ajudar o mundo.
Lembrem-se que artigos como plásticos
6 Respostas
A ciencia anda a passos de internet,LINO. Impressionante as coisas que ficamos sabendo. Vai saber onde tudo isto vai dar. Abraços e uma otima semana!!
hahaha essa do papel higiênico é novidade pra mim Lino.
Big Beijos
É cada notÃcia engraçada que ganha, certamente o Troféu Liguiça do Ano, hahaha!
Mas a gente não pode deixar de levar em consideração aquelas notÃcias que trazem informação e que contribuem pra nossa cultura e, porque não, bem estar.
Bjo.
Oi Lino:
O Consumo Consciente, é uma atitude que vai demorar de ser assimilado pela população. Imprespessionante a indiferença das pessoas sobre este assunto. Hoje fui fazer supermercado e a única que estava usando as sacolas retornáveis.
Quanto às noticicias dos jornais é impressionante a qauntidade de bobagens que imprimem. Ai, ai! O que publicam sobre pesquisas é impressionante. Falta de assunto? Vai saber.
Obrigada pelo comentário no Blog Linha sobre o Consumo Consciente.
Meu caro Lino, houve uma época no Brasil que se usava o bidê com chuveirinho na vertical para lavagem vaginal com água que vinha da caixa –a tal potável na estação, e vinda pelos encanamentos com saturação de cloro para enfrentar a sujeira nas cisternas e caixas d’água.
Provocavam e provocam doenças ginecológicas e na limpeza anal irritação local. Usava –se papel higiênico em rolo ou em folhas (reciclados de jornais e revistas), papel de jornal e revistas (esta era amassada, embolada para perder o liso e soltar mais tinta), papel de embrulho fino de padaria recortados em retângulos e pendurados por um gancho ao lado do vaso, sacolas de papel de pão. Na roça usava-se ou usa-se sabugo de milho, folha seca de bananeira, de taioba, etc. O moderno não chegou a todos os lugares. Mesmo aumentando o consumo do papel higiênico, em torno de 90% é fabricado de papel reciclado. Menos mal. Um abraço
Oi Lino tudo bem , achei seu blog pelo Google em busca de noticias mais importante do ano de 2008 , preciso de coisas serias marcantes sabe, vou prestar concurso no mes que vem , e preciso de noticias desde janeiro de 2008 sobre Politica, Economia,Sociedade, Educacao, Tecnologia,Energia,Relacoes internacionais, Desenvolvimento Sustentavel e Seguranca sera que vc nao pode me ajudar pelo menos como faco pra achar elas rsrs, é importante pra mim .. ajuda-me!obrigada!bjus Claudia!