O que era senso comum e vivia sendo dito por todos, ganhou ares científicos: Um pesquisador brasileiros, usando dados do Censo, acaba de constatar que as mulheres bem educadas – aqui, no sentido de educação formal, tempo de escola – têm mais dificuldade para namorar e arranjar um relacionamento e parceiros estáveis.
No jornal em que li a notícia sobre a pesquisa alguns personagens falavam sobre ela, confirmando-a e não. As mulheres admitiam que, sim, era mais difícil arranjar uma parceira estável. E algumas admitiam que estavam sós por opção, já que investem em suas carreiras, colocando o casamento em segundo plano. Outras, no entanto, afirmaram que não têm qualquer problema de relacionamento com o sexo oposto e que se relacionam e muito bem com seus namorados e maridos.
A pesquisa é uma constatação, a partir do número de mulheres solteiras e bem educadas, apontadas pelo Censo. Mas quais serão, efetivamente, as razões deste comportamento? Será que são as mulheres que optaram por ficar sozinhas ou não manter um relacionamento estável? Ou o problema é com os homens, que temem mulheres inteligentes?
Particularmente, tenho uma teoria: acho que o homem brasileiro não gosta de ser confrontado. Então, ter alguém que saiba tanto ou mais que ele ao seu lado é um problema. A disputa por espaço também traz insegurança. Mas esta é só uma opinião, não uma constatação. E eu mesmo a contrario, já que tenho ao lado uma mulher que é bem educada, profissional com atuação de destaque. E estamos juntos há um bom tempo.
E você, o que acha? Considera que a mulher inteligente é uma ameaça ao homem e é por isso que ela acaba sozinha? Será que o pessoal da blogosfera enfrenta este problema? É o que eu gostaria de saber.
MÚSICA, MUITA MÚSICA
Se você gosta de música, acabei de descobrir um site que pode se transformar em referência. Na verdade, é um trabalho feito por um blogueiro que levantou e listou blogs e sites de música. O levantamento abrange todos os gêneros, todo tipo de música e está espalhado ela internet.
A maioria, como sempre acontece nestes casos, está em inglês. Mas existem ótimos locais em português, com listas de discografias e coisas raras, que já não se acha em lojas. O site é o Mega Super Mammoth MP3. Tem alguns dias que estou fazendo a sua exploração, já vi muita coisa, mas falta ainda muita.
Então, se gostam de música, deem uma conferida. Acho que irão gostar.
NOVA INDICAÇÃO
Quero agradecer a Monalisa por mais uma indicação do Prêmio Blog com Tomates. Como já frisei antes, este é um prêmio que divido com todos. Afinal, o mérito não é só meu.
E como as indicações têm se sucedido – o que me deixa envaidecido – me vi na obrigação de também indicar alguns blogs. Veja quais são aqui.
29 Respostas
Sendo solteiro, acho que estou nessa situação porque só quero mulheres estudadas, com carreira profissional definida e sem a intenção de virarem exclusivamente donas de casa… e acreditem, é como procurar agulha num palheiro!
Prefiro uma mulher bem resolvida profissionalmente, é muito melhor e mais interessante levar uma relação de iguais, que aquela nojeira hipócrita de maridão X amélia…
Olá Lino,
Bom tema este sobre o relacionamento no casamento, problema que graças a Deus eu não tenho, apesar que minha esposa, inteligente que é mas carece com a falta de estudos. O que acho é que uma mulher inteligente, culta e com metas claras para o futuro nada mais é que o passo necessário na busca das ambições de ambos. Em muitos casos – talvez na maioria – o que existe é uma certa tendência de domÃnio por parte dos homens, o que acaba levando à mulher a trilhar caminhos independentes e diferentes. Boa semana…
Adoro música, vou lá conferir a sugestão. Beijos.
Linão, ser solteira, bem-sucedida, inteligente e bem resolvida hoje em dia afasta um pouco os homens sim. No meu caso, a prioridade é a minha carreira sempre, já que é difÃcil encontrarmos homens que saibam lidar com essa independência… E quando atingimos essa independência não queremos qualquer um do nosso lado também… Affff Complicado viu? Antes só, com sucesso e dinheiro do que mal acompanhada kkkkkkkk
Beijos
Primeiramente gostaria de agradecer os parabéns pela minha conquista. Depois gostaria de parabenizar a finalização do curso do teu filho. Fiquei surpresa em saber que ele está por aqui e fazendo um curso que me interessa bastante.
Quanto ao tema do post eu acho mulher inteligente assusta sim os homens brasileiros e até alguns europeus. Tiro as suecas como exemplo. Apesar de toda liberdade sexual adotada na Suécia desde os anos 50 nem sempre elas conseguem conquistar um “amor”/casamento ou qq coisa do tipo. Elas são geralmente bastante educadas/estudadas mas existem coisas que estas mulheres não admitem num homem (ou que exigem dele) que para uma mulher brasileira não faria muita diferença ou passaria despercebido.
É muito comum ver homens suecos com mulheres estrangeiras e vice versa. Generalizando bastante é raro ver uma sueca com um sueco. Existe sim, muitas, mas posso afirmar que não são maioria. Esse assunto da muito pano pra manga, poderia escrever muito mais mas meu comentário viraria um post… 😉
bjos
Eu acho que vc tem razao sim, mas o medo do confronto pode vir dos dois lados. Atualmente vivo em uma realidade onde homens e mulheres tem praticamente o mesmo nivel educacional e constituir famÃlia é sempre jogado para segundo plano. Formar famÃlia, criar um ser indefeso passou a gerar panico em homens e mulheres de uma geracao onde a igualdade social foi uma meta arduamente perseguida. é um medo inconsciente, entende? Poucos sabem que tem e quando sabem transforma-o em seguranca finaceira em primeiro luga
O assunto levantado, como sempre é muito interessante. Acho que tudo depende da circunstancias, Fui casada duas vezes, e hoje estou separada do meu segundo marido. Somos amigos, bons pais, mas ambos, ele e u, sempre concordamos que enquanto durou nossa relação, ela foi muito boa. ( 18 anos)…
acho que ficar sem um companheiro não é sempre uma questão de escolha.
Acho que é consequencia de uma serie de situações..
Assunto polêmico…rsss
mulheres inteligentes metem m~edo??? talvez… mas mulheres decididas constrangem mais alguns homens… é o que eu acho…
abração
O fato de eu ser inteligente (ou não) DEFINITIVAMENTE não é o principal problema do meu casamento… rs. Acho que a questão dos relacionamentos problemáticos é mais profunda do que a mera suposição de que um cérebro existe (ou não!). De repente uma dose a menos de egoÃsmo (portanto, o problema é com os homens kkkkkkkkkkkkkk) faria um bem dos bons… Bjoca, Lino querido.
Oi Lino, estou com você. Acho que a sociedade dita as regras machistas. Mas isto é mesmo um atraso, a liberação da mulher tomou muita força nos anos 60 com o advento da pÃlula anticoncepcional e,depois disto, os conceitos mudaram muito. Aqui no Brasil demoraram mais a chegar. Penso que é medo sim, raros são os homens que se alegram com o sucesso feminino. A mulher moderna tem outros objetivos, que não estes de ficar em casa trabalhando. (Que ninguém nos leia)Eu sou da opinião que lugar de mulher é no tanque! Daqueles tanquinhos bem sarados e vitaminados, morenos de sol,rsrs. Beijo.
Embora ache que outros fatores contribuam para o fim de um relacionamento, o fato da mulher ser independente ainda amedronta alguns homens. Particulamente, eu acredito que se torna mais dificil mesmo. Nossa sociedade é machista e aqui no Nordeste , a coisa fica pior.
Sempre valorizei os estudos e independência, e meu ex marido me apoiava muito, mas depois de ficar “solteira” , percebo que o fato de ser uma mulher independente afasta alguns…Não valorizo a beleza mas um homem educado e inteligente certamente me cativa. Infelizmente , para alguns homens esse fato não atrai muito. OLha, essa pergunta merece um post!!!Bjs
Lino, meu “cumpadi” sempre disse que eu amendrontava os homens, por ser muito independente, e eu morria de rir!
Mas os tempos são outros e nós, mulheres, evoluÃmos demais!!!
Podemos escolher. Essa é a grande sacada!
Adorei a dica da música.
By the way, tem surpresa pra vc lá no blog.
Quando puder, passa lá…
Bjão.
Claro que cada caso é um caso,LINO. Mas eu ,sinceramente,não sei apontar a causa disto não. Pode mesmo ser,como vc disse,que o homem não queira ser confrontado. Mas tbem pode ser que ,pra uma mulher bem sucedida,o casamento não seja tão importante,que ela não queira abrir mão do que conquistou só…
Enfim…
Abração!!
Lino:
Acredito que a mulher inteligente é uma ameaça para o homem que não é esperto, o que é uma bobagem, pois por trás de todo grande homem existe uma grande mulher.
Um abraço.
Olha Lino, acredito sim q os homens tem medo de mulheres inteligentes, justamente pq podem confrontar suas ideias. Ainda existe uma sociedade machista q tem a ideia absurda q lugar de mulher é esfriar barriga no tanque, esquentar no fogão.
Isso é ridiculo. Homens e Mulheres são iguais, um complementa o outro. Jamais um será superior ao outro.
Obrigada pela força com relação ao falecimento da minha tia viu?
Big Beijos
Eu já fiz uma pesquisa informal e constatei que o homem quando tem uma mulher brilhante ( não sei se é inteligente) ele perde o tesão.Fisicamente, entendeu?
Eu nem fui entrevistada, mas com certeza eu daria mais subsÃdio para a pesquisa.
homens têm receio das mulheres independentes e cheias de vida. Das que não se abaixam para que eles pisem…
te beijo
Sua pergunta daria uma resposta muito grande e, provavelmente inexata. Vou me prender ao comentário que fiz sobre a tal pesquisa em meu blog. Já diziam os mais velhos: quem pensa, não casa.
Lino, citei esta matéria no blog outro dia. Não me atrevi a discorrer sobre o tema porque foge muito da minha realidade também, mas achei pertinente e gostei do seu enfoque. O que noto é o que a Ciça comentou acima: a questão de ambos serem inteligentes, capazes, etc, é que a vida familiar fica realmente para segundo plano.
A vida sem riscos, não vale a pena!
SABER AMAR É DEIXAR ALGUÉM TE AMAR!
Concordo com você, homem tem medo sim de mulher bem sucedida, estudada…aqui em casa tem um exemplo, é só falar em voltar a estudar, trabalhar, que pronto! começa a briga…meu marido diz q a cabeça da mulher muda..hahaha (até pode mudar, mas acho que é pra melhor!) e o casamento quase chegou ao fim por conta disso…ou eu volto a estudar/trabalhar e continuo casada, ou então volto a estudar/trabalhar porém solteira!!!..não tem saÃda!..ele ficou com a primeira opção..rsrs Ele deveria achar bom, incentivar…mas…
bjos!
Muito interessante. Para mim fica meio difÃcil comentar, já que estou casado há 30 anos… e já estou com quase 60! (as preocupações passam a ser outras… rsrsrsrs).
Mas minha mulher, já tem uns bons 10 anos, é uma das referências médicas na área dela e, consequentemente, ganha bem. E eu, que já estou indo para a “expulsória”, tive que me adaptar a isso.
Sempre nos lembramos que quando casamos, eu era considerado o “bom partido”, trabalhava na extinta Companhia Docas de Santos, uma potência nos anos 70!
Essa história tem muito machismo e feminismo para o meu gosto. A coisa é muito simples, na verdade: quando o casal é coeso, se gosta mesmo, não importa quem ganhe mais ou menos. A vida que os dois constroem juntos não tem preço.
Um grande abraço.
Acredito nessa tese. MAS, deve existir boas exceçoes. Há homens bacanas que não se intimidam com as novas mulheres. Eu sinto que as mulheres dão um certo medo, sim. Mas pouco, creio.
Lino ,
sou casada há nove anos , estou com meu marido há quase 12 anos e tenho terceiro grau completo e sou inteligente … Acho que prova da minha inteligencia é ter casado com ele e ser feliz , muito feliz !
Beijinhos ,
Bel .
Bem, vc ou a pesquisa não citou a idade dessas mulheres, mas eu acho o seguinte, a mulher ao ir atrás da carreira e do sucesso profissional acaba deixando o lado sentimental de lado, ai quando elas estão bem profissionalmente já devem estar lá pelos seus 40 anos. E infelizmente muitos homens de 40 e mais anos só querem meninas de seus 20 e poucos anos, eles não querem mulheres da mesma faixa etária, ai o que vai sobrar para as mulheres maduras?
Mas também são vários fatores e não só um, alguns que você citou e também alguns que foram citados nos comentários. Todos esses fatores juntos dá no que dá.
bjs
Primeiro gostaria de saber sobre qual tipo de inteligência estamos falando, pois, acredito na Teoria das sete inteligências desenvolvida por Howard Gardner, são elas:
Lógico-matemática: Capacidade de analisar problemas, operações matemáticas e questões cientÃficas.
LinguÃstica: Sensibilidade para a lÃngua escrita e falada.
Espacial: Capacidade de compreender o mundo visual de modo minucioso.
Musical: Habilidade para tocar, compor e apreciar padrões musicais.
FÃsico-cinestésica: Potencial de usar o corpo para dança, esportes.
Intrapessoal: Capacidade de se conhecer.
Interpessoal: Habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros.
Limitar a inteligência somente ao tradicional teste de QI para mim é um erro.
Sobre sua pergunta penso que deveria ser entendida assim: Se a mulher bem sucedida profissionalmente assuta os homens.
Penso que para muitos ainda é um problema conviver com esta situação devido à tradição machista do brasileiro.
Um abraço!
Oi Lino!
Bom dia!
Muito interessante, e seu ponto de vista faz sentido sim…salvo algumas exceções claro, mas faz sentido…infelizmente o machismo ainda existe, e para certos homens é difÃcil encarar uma mulher independente…Aos trinta e alguns(rs), sempre dei prioridade a outros setores da minha vida,e somente agora isso mudou, acho que estáa contecendo na hora certa…rs , no fundo chega-se a constatação que tem espaço para tudo, desde que aja mesmo boa ovntade de ambas as partes!
Vou conferir o site de música…
e parabéns pelas indicações amigo, você merece sim e como merece!
Obrigada pela visita, tem um assunto interessante lá hoje, se der, passa lá para conferir tá?
Um beijo Lino,
Cris
Lino… Quando falo tanque, quero dizer um abdomen bem sarado, o famoso tanquinho, acho que me entendeu mal. Beijos!
Lino, acredito que esse tipo de mulher assusta mesmo. Por outro lado, o homem moderno que tem sua independência, prefere relacionamentos soltos, até pelo número elevado de melheres, com relação ao homem. “Â fácil escolha”. Em contra partida a mulher, tem se mostrado mais e ido mais a luta. O lado do “ser mulher”, em sua verdadeira expressão, vem sendo mais explorado e exteriorado, pela própria concorrência do mercado. Muitas vezes parece uma guerra, onde vencer suas próprias limitações, pra conquistar seu espaço, na vida de um homem chega a extremos. É duro dizer isso, é sim e bem pior é assumir.
Acredito que hoje a mulher tem a escolha de ficar só ou acompanhada, e quando independente financeiramente, fica muito mais exigente, daà a dificuldade de encontrar um parceiro que caiba nas suas expectativas. Penso que Homens que acompanharam o crescimento e amadurecimento da Mulher são pouquÃssimos. Vou conferir a dica de música, Obrigaduuu!!