Tenho comentado algumas vezes, aqui neste blog, questões relacionadas à educação.
Entendo – como muitos outros – que este não é um assunto prioritário para o poder público, a quem cabe, de fato, oferecer educação, sobretudo a educação básica e média.
Dois fatos deste final de semana nos remetem ao assunto. O primeiro, um caderno publicado pelo jornal O Globo, relacionado à temática da eleição.
Outro, um comentário feito na Veja pelo educador Cláudio de Moura e Castro.
Os dois nos remetem à pobreza da educação no Brasil. Em O Globo, números que mostram o baixo investimento feito e a má preparação – dos alunos e de quem os ensina.
Na Veja, um outro ângulo, mostrando que a educação – mesmo que seja má¡ – resulta. O que está¡ comprovado com o crescimento profissional de quem conclui um curso universitário.
O importante, dos dois lados, é a reflexão da importância da educação. O Brasil é uma das maiores economias do mundo, mas está¡ longe de se apresentar com um bom Ãndice de investimento em educação.
Agora, que nos aproximamos da eleição, é hora de olharmos este panorama. E na hora de votar, escolher quem estiver comprometido com uma educação melhor.