Se tivesse de se classificar, colocando-se um rótulo, o que diria que melhor se casa com a sua personalidade? Você é uma pessoa criativa? Trabalha muito? É extrovertido? é gentil?. Calma, não se trata de um confessionário, mas ressaltam apenas algumas qualidades que nós, humanos, podemos ter. E a partir de agora, segundo o professor Adrian North, podem ser determinadas pelo tipo de música que ouvimos.
O prof. North desenvolveu um projeto – People into music – que ouviu milhares de pessoas e a partir do apoio da universidade de Heriot Watt procurou descobrir, a partir da música, como é a personalidade de cada um. O que ele descobriu? Uma das coisas é que os amantes de jazz, por exemplo, são criativos e têm uma boa autoestima. A explicação é que o jazz é mais elaborado, exige uma boa formação, o que diferenciaria seus ouvintes. Em contrapartida, são tímidos.
Quem ouve country – o nosso sertanejo – seria, de acordo com os conceitos pesquisados, mais trabalhador, sempre disposto a enfrentar uma jornada maior, fazer mais. E conseguir o sucesso. Sem abrir mão do seu gosto musical que, para muitos, é duvidoso. E o que dizer daqueles caras cabeludos, que ouvem heavy metal? Surpreenda-se: a pesquisa informa que são gentis e bem humorados.
E o que dizer dos que gostam de rap? Eles seriam extrovertidos e falantes, aliás, uma característica do próprio tipo de música. O jornal A Tribuna, de Vitória, que publicou a matéria ouviu, também, algumas pessoas que se enquadram no perfil traçado pelo Prof. North e descobriu que, sim, a personalidade deles se aproxima do que o cientista constatou.
No todo, foram ouvidos mais de 36 mil pessoas e o questionário está on line. Se você está curioso, vá lá, faça a leitura – está em inglês – e responda. O que disser, garante Adrian North, é confidencial e vai entrar para a base de dados da pesquisa. Quem sabe se com os brasileiros respondendo, ele conseguirá traçar a personalidade de quem gosta de samba. Exibidos? Atléticos? Como você classificaria uma dessas “beldades” que ficam penduradas nos carros alegóricos, semi ou nuas mesmo?
A propósito, se você quer saber, eu gosto de jazz. Mas gosto, também, de música caipira – a verdadeira, antiga, não a nova – e de bossa nova, samba de qualidade, rock e muito, muito mais. Confira, a propósito, o meu perfil na Last FM e veja o que ouço, minhas preferências. Acho que, tirando o rap e o heavy metal, passeio pelos vários gêneros musicais, indo da ópera e dos clássicos ao mais popular.
E você, qual é a sua preferência? E acha que o perfil cabe em você? Aqui pra nós, isso é um pouco como horóscopo. Sempre descobrimos que tem alguma coisa da gente, não é verdade?
9 Respostas
Lino, no quesito música sou bem eclética: gosto de um pouco de tudo, exceto sertaneja, axé, funk e pagode. Mo meu MP4 tem, até agora, mais de 500 músicas, desde Madonna, passando por Cassia Eller, Ne Yo, Link Park, Kate Perry, Jota Quest, Vanessa da Mata, Maroon 5, Lenine e por aà vai. Sem falar que meu filho mais velho tem uma banda de rock metal e tenho suas músicas também no MP4.
Acho que minha definição, que não está no questionário, deveria ser: doida, hahaha!
Bjo e otimo findi.
LINO, FAZ SENTIDO A PESQUISA DO ADRIAM.
Em termos de música, eu acho que tudo é questao d emomento, mas um estiloo predomina em todo ser humano.
Ou seja, vc pode gostar de estilos diversops mas tem um que predomina, entendeu?
Eu gosto muito de Jazz. Toca fundo na alma e me faz viajar. Creio que ´eum estilo de música que mexe muito com a sensibilidade.E faz desabrochar sentimentos bons.
Por ser duplamente pisciana, eu gosto tbm de música que fale ao coracao.
bjs e dias felizes e que QUE SEU FILHO SEJA BEM VINDO à SUÉCIA.
CASO SEU FILHO PRECISE DE ALGUMA COISA QUANDO AQUI VIER PODES CONTAR CONOSCO.OK?
Oi Lino, respondà á pesquisa mas acho que há uma tendenciosa analise norte americana dos fatos – eles adotam um rigor em vários assuntos – no caso da música geralmente quem gosta de jazz – só gosta de jazz, quem gosta de blues – idem! – sou muito aberto musicalmente, o nosso pais propicia isso…ouço rádios que tocam músicas do mundo inteiro…alem das mais conhecidas Ita, Ing, Fra, paises arabes, africanos e alemanha…acredito que música tenha um pouco a ver com a companhia ou estado emocional…gosto de tudo que ouço, mas não compro e/ou compraria tudo o que ouço!
abs e bom final de semana
Lino, ouço rock, metal e punk. Sou mal-humorado, paranóico e depressivo!
Oi Lino!
Tb sou eclética e tudo depende do meu estado de espÃrito no momento.
Desde música clássica, instrumental, new age para relaxar; r&b, rock, pop, eletronica, punk, só não me force a ouvir funk, forró e sertanejo que saio correndo e axé só ouço no carnaval e olhe lá.
Big Beijos
Olá Lino, tudo bem?Fantástico o seu blog, sim, como sempre com assuntos diversos e interessantes, nos transmitem muito conhecimento!!Quanto a música, que é muitÃssimo importante na vida de cada um, acho que NINGUÉM vive sem ela, seja do ritmo que for,eu particularmente, gosto de QUASE todo os ritmos…excetuando o samba, pagode e axé!!A música nos acalma, nos faz viajar,enfim… música é tudo!!Lino a você eu desejo tudo de bom!!Um grande abraço!!
Lino, que lindo seu blog. Eclético, limpo e divertido. Posso voltar? Elza
ai, eu tenho tanto medo dessas pesquisas que limitam a arte e a criação. acho que a arte desemburrece, amplia os horizontes, nos faz mais crÃticos. mas especificar gêneros é estranho. beijos, pedrita