Se alguém lhe perguntar se a corrupção está diminuindo ou aumentando, qual será sua resposta? A se crer pelo que os jornais publicam no dia a dia, ela seria clara e viria na forma de uma firme afirmação de que há, sim, um amento, falta controle e empresas e Governo estão nela envolvidos.
Este é o panorama do Brasil? Sim, dirá você. E se eu disser que se há, entre os brasileiros esta percepção – e não conheço estudos ou pesquisa sobre o assunto – ela não é exclusividade nossa. Um estudo que a Ernst e Young, uma das maiores empresas de consultoria do mundo, acaba de publicar – e já o faz por 10 anos consecutivos – torna claro que a percepção do aumento da corrupção é mundial.
A empresa ouviu, no seu levantamento, mais de 1 200 executivos de todo o mundo, envolvendo empresas de vários países. O resultado é que eles acham que a corrupção é um problema crescente, que está ficando pior, mesmo em países onde o seu controle é melhor do que no Brasil, como, por exemplo, os Estados Unidos, que tem uma legislação especial sobre o assunto e penaliza quem paga propinas.
Estes executivos acreditam que há, de parte do poder público, um esforço para conter a ampliação da corrupção, mas não vem resultado nele. Esforços tem sido feitos em relação à melhoria na legislação, o que torna o combate à corrupção mais eficiente, segundo 70% dos ouvidos pela Ernst e Young.
Mas espera aí. Temos uma contradição. Se o combate à corrupção é mais eficiente, como a percepção dela diz que está aumentando? Isso tem muito a ver com o universo pesquisado. A maioria dos executivos está no chamado Primeiro Mundo, onde o enfrentamento legal da corrupção é muito mais ativo. Suas empresas, no entanto, atuam em todo o mundo e é por isso que dois terços deles afirmam que estão mais cuidadosos, com os olhos voltados para evitar este problema.
Por que tudo isso? É que vejo entre nós, brasileiros, uma tendência de achar que o Brasil é o único país onde há corrupção no mundo. Não é. E o relatório deixa isso muito claro. Ela existe aqui, sim, mas também está presente no Primeiro Mundo. Lá, como aqui, empresas pagam propinas, fazem acertos e usam meios ilegais em suas atividades. O controle é maior, mas a fraude e a corrupção, como admitem os próprios executivos, existe.
Um dado curioso é que estes executivos afirmam que as auditorias internas das empresas tem como determinar se foi ou não pago propina. Será? Como se explica, então, o caso da Alstom que, segundo as informações, saiu distribuindo propinas no Brasil? Ela tinha controles internos? Certamente que sim, mas isso não impediu que para ter contratos utilizasse um expediente condenável.
De qualquer forma, com ou sem controle externo, não há justificativa para o pagamento de propina, para a fraude, para a corrupção. Existindo ou não lei, ela é condenável, inclusive do ponto de vista ético, já que acaba transformando produtos e obras em coisas mais caras, pelas quais todos nós pagamos.
16 Respostas
Tai uma grande verdade viu!
Nós, brasileiros, precisamos varrer essa ideia que a corupçao esta para o Brasil assim como o Brasil esta para a corrupçao. E nada melhor do que nos mantermos informados…e de olhos bem abertos…
Bjo!
Corrupção existe no mundo todo.
Só que nós, brasileiros, estamos acostumados com a situação da não punição dela, quando descoberta, e por isso ficamos nessa situação de achar que aqui ela é pior.
A impunidade gera esse efeito, e, pior, quando a gente constata que corruptos de hoje, tempos depois voltam a ser ministros, secretários e ocupar cargos públicos até eleitorais, esse efeito é devastador no moral das pessoas honestas.
Ô Lino, oportuna postagem. Consola saber que lá fora também se rouba dos cofres públicos tanto quanto aqui dentro. É um consolo duvidoso, eu sei, mas fazer o quê?… Pelos menos não estamos chafurdando na lama sozinhos.
***
Li lá embaixo que ganhastes mais um galardão, o Blog de Elite. Puxa, parabéns. Nas próximas visitas virei de terno e gravata, hehehe…
Um abraço.
A mÃnha idéia sobre o Brasil ,em relação a outros paises, é a listinha que sai todo ano.
Corrupção está crescendo no mundo, mas nasceu aqui…infelizmente. Abraços
A corrupção é mundial e em alguns lugares chega a ser endêmica…
Acho que essas grandes empresas são pragmáticas: onde não existe punição para a corrupção, eles entram na onda. E com muita bala na agulha, diga-se.
Um abração.
Aumentando. E não só falo de dinheiro.Hoje nos corrompemos até por afeto, Lino. ( Nossa! rsrsrsr…liga não! ).
beijão.
Oi Lino… quando penso que há paÃs em que a corrupção é punida com pena de morte e nem assim deixa de existir…
A corrupção dos governantes quase sempre começa com a corrupção dos seus princÃpios.
Barão de Montesquieu
Ei Lino!!! Seu post já está no “O que elas estão lendo!?” http://www.elasestaolendo.blogspot.com. Você já é nosso homem do mês!!!
Obrigada por sua participação e já pode anunciar para o pessoal aqui postar lá, porque o mais comentado exposto na barra lateral o mês inteiro!
Abraços,
Flavia Mariano
http://www.flaviamariano.com
LINOOOO
QUE SAUDADEEEEEEEEEEEE!!!!
Corrupção é uma questão de educação,se meu filho me ver corrompida ele será tambem.
Lino, isto é verdade, propina existe no mundo inteiro, a diferença como você disse é o grau de vigilância por parte das autoridades. Acho que querer aproveitar faz parte da natureza humana, infelizmente.
Abraços.
Corrupção existe desde que o mundo é mundo, apesar de haver muito mais critérios para coibir essa prática o que vemos é que ela aumenta cada vez mais, o que acontece é que a forma é que vai se tornando mais sutil, quanto ao brasil nesse quesito, é uma verdadeira vergonha!
bjs
Lino. Acho que “levar vantagem” é inerente à naureza humana. E corrupção não é mazela genuinamente brasileira.É universal….não? Mas, penso que a impunidade, no Brasil, gera essa sensação de que somos campeões de “corrupção”…Porque a própria sociedade “erra”, mas quer que exista a punição…rs
Beijos para você.
Dora
lino, será que essa percepção de que a corrupção ñ aumentou ñ é só pq hj esses casos são mt + noticiados do que no passado?
abraço
A corrupção existe desde a BÃblia…não é de fato exclusividade nossa.
Corrupção existe em todo lugar, o problema é que no Brasil a impunidade impera e todo mundo quer levar vantagem.