Quase todos nós já ouvimos falar dos tuaregues, principalmente através de filmes onde aparecem, na maioria das vezes, mostrando bravura e, com isso, criando uma imagem que, hoje, está longe de refletir o que são. Conforme a Wikipedia, os tuaregues são “um povo berbere constituído por pastores semi-nômades, agricultores e comerciantes”, o que no final não quer dizer muito sobre eles, nem revela o que na verdade estas pessoas – que dominaram as rotas das caravanas no deserto do Sahara – são.
O que pode revelar um pouco deles é a música e, a partir dela, a de um grupo em particular. Primeiro, uma história. Os tuaregues não tem vez nos vários países de onde são originários e, por isso, se transformaram em apátridas, vivendo em campos de refugiados e constantemente sendo movidos. No Máli, um dos países africanos, envolveram-se em uma guerra de independência, que não lhes trouxe, até agora, um país, mas que os transformou mais ainda em párias. É neste clima de separação e segregação que nasceu a música do Tinariwen.
Se estou recomendando o grupo, talvez você pergunte como foi que o encontrei. Puro acaso. Em uma dessas navegações aleatórias, deparei-me com uma de suas canções, basicamente instrumental. A partir dela, acabei ouvindo outras e descobri, inclusive, que o grupo havia se partido, mas não morrido. Agora, mais uma vez por acaso, encontrei a informação de que estava lançando novo trabalho, desta vez produzido profissionalmente. O primeiro, foi gravado em uma tenda no deserto, no acampamento onde os músicos moram.
Enfim, se você não tem preconceito ou, então, quer ouvir uma música diferente, mas que é – pelo menos no meu entender – ótima, recomendo que ouça o Tinariwen. E não só isso, que também se informe sobre os tuaregues, sua história e a luta que empreendem para serem reconhecidos como povo, como nação, tendo um lugar que possam chamar de deles.
E se gostar, dê uma olhada também no Tamikrest, que surgiu de uma dissidência do Tanariwen e que tem o mesmo estilo de música.
Uma resposta
Primeiro, agradeço seu interesse ao meu povo e nossa música. O informo que Tinariwen já veio várias vezes ao Brasil e praticamente toda América Latina. Tamikreste não foi uma dissidência do Tanariwen, é, na verdade um grupo de jovens que aprenderam com Tinarriwen. Quer saber mais leia a minha dissertação. Entre nesse link: https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/12846
Mais uma vez agradeço.