Há mais de dois milhares de anos filósofos gregos começaram uma discussão que prossegue até hoje. Queriam saber se as coisas permaneciam ou se mudavam. De acordo com a sua visão de mundo, quem se colocada de um ou de outro lado, era classificado de conservador ou progressista. Os primeiros prezavam a manutenção das coisas como são. Os segundos, achavam necessário a mudança. A discussão ainda continua, mas, hoje, o que se tem certo é que a mudança é uma constante. Ou como disse um estudioso ao avaliar o Renascimento: a partir dele o homem descobriu que a única coisa permanente era a mudança.
Tudo isso para explicar o que todos já sabem: que este blog ficou parado um bom tempo. E isso ocorreu exatamente devido a uma mudança. Não do blog – embora ele possa mudar, indo para um espaço novo – mas de quem é por ele responsável. O que mudou, na verdade, foi o lado profissional. Depois de alguns anos em um determinado segmento da comunicação, o de Assessorias de Comunicação, estou tomando um novo caminho. E foi ele o responsável pelo aparente abandono do blogo.
O que foi, afinal? Vou contar. Nos últimos seis meses estive trabalhando em tempo integram em um novo projeto. Ele se chama Guia de Vila Velha e tem a pretensão de ser um portal hiperlocal, voltado para Vila Velha, no Espírito Santo, município onde vivo, oferecendo uma série de informações e serviços. Inicialmente, o portal terá nove diferentes sites, cada um deles abordando um tema específico e já há projeção para sua ampliação, com o oferecimento de novos serviços.
Desde que esse novo caminho foi pensado, já são cerca de 18 meses. Primeiro, era preciso transformar uma ideia em projeto, vendo como elas seriam desenvolvidas e aplicadas, dimensionando o seu alcance e traçando o que seria feito. Tudo isso consumiu cerca de um ano, fase em que fiz a transição da antiga para a nova atividade. Há seis meses, veio a mudança e deixei uma atividade presencial diária para embrenhar-me na atividade virtual, de construção do portal. Finalmente, neste mês de julho, que acaba de terminar, tudo ficou pronto, mas não acabado.
Concluída mais uma etapa do projeto, o próximo passo é colocá-lo no ar, o que está acontecendo hoje. Nasce, assim, o Guia de Vila Velha e, com ele, alguns outros sites como Bronca, Grátis, Dúvidas?, Viagem, Concursos e Empregos, Você Sabe!, Água na Boca e Pisei Na Bola. Em termos de Espírito Santo é algo inédito, pois vai muito além de um portal noticioso, abrindo espaços para classificados grátis, reclamações, concursos e empregos, currículos, viagens, perguntas e respostas, artigos, histórias de quem pisou na bola e muito mais.
Uma resposta
REZEM DEmais: este é o trocadilho que dedico ao Lino Resende, um dos grandes ícones do jornalismo capixaba e brasileiro, com quem tive a felicidade de trabalhar em sete ocasiões diferentes em A Gazeta. Podes crer, gostaria de me reaproximar pela oitava temporada.