O cinema, do ponto de vista de quem vê os filmes, é um ótimo meio de entretenimento. No espaço de um filme somos capazes de nos perder, viajar, nos emocionar ou pura e simplesmente nos divertir. Como meio de diversão, o cinema é ótimo, não há nenhuma dívida, e um dos mais baratos.
Mas ele é, também, uma incriável máquina de fazer dinheiro. Tanto é assim que é tratado como “indústria”, pelo menos por Hollywood. E essa indústria busca produtos que façam sucesso, o que significa, no final, muito dinheiro. Quer ter um exemplo? Pegue a lista dos 10 filmes que mais faturaram em todo o mundo, retirados de uma lista dos 100 mais do IMDB, um site especializado em cinema.
Qual é o ponto que quero chegar? Tomando por base a lista e retirando dela os 10 filmes que mais faturaram em todo o mundo constatamos que, com exceção de um, Titanic, o campeão, todos são filmes voltados para a fantasia. O segundo colocado é, por exemplo, O Senhor dos Anéis – O retorno do rei. O terceiro, Piratas do Caribe. O quarto, Harry Potter.
Aliás, se tomarmos os 10 primeiros vamos ver na lista dois Senhores dos Anéis, dois Piratas do Caribe e três Harry Potter. São 7 em 10, o que mostra que a fantasia – e eles são puramente isso – está em alta e significa dinheiro. Se somarmos a ele Guerra nas Estrelas e Parque dos Dinossauros, vamos ver que a ficção científica é também algo bem vendável. Completa o quadro o romance, que explora o amor de alguém abastado por outro, que é pobre. O maior clichê, sem dúvidia, mas que, com Titanic, transformou-se no filme que mais arrecadou na história do cinema.
Se você ampliar a listagem e chegar aos 15 filmes mais vistos da história do cinema verá que na relação estão todos os filmes do Harry Potter, todos os do Senhor dos Anéis. Só aqui, são oito em 15. Quer prova maior do que a fantasia é o que nos leva ao cinema?
Sem querer ser filósofo ou fazer uma pergunta fundamental: Você acha que há uma explicação para essa preferência? Eu tenho uma teoria: as pessoas buscam a fantasia como meio de, pelo menos por um momento, ficarem longe da dura realidade que são os tempos de hoje. O certo é que, para quem escreve e para quem leva ao cinema, fantasia é uma incriável máquina de dinheiro.
PESQUISA EM JORNALISMO
Se você se interessa por jornalismo, mesmo não sendo jornalista, o Rogério Crhistofoletti, do Monitorando, preparou uma bela lista de jornalistas que são pesquisadores e blogueiros. Com nomes do Brasil e de Portugal, a lista, segundo seu autor, está aberta, recebendo novas indicações.
Eu vou aproveitar o ótimo trabalho e começar a visitar quem fala do assunto. Pode ser uma oportunidade para quem se interessa conhecer um pouco mais sobre o jornalismo.
16 Respostas
Oi Lino!
Acho que esse tipo de filme leva tanto crianças como adultos (e suas crianças interiores) ao cinema…
Concordo com sua tese de que a fantasia pode ser um refúgio da dura realidade, e além disso o esforço de marketing para esse tipo de filme é grande demais, então…juntando tudo vira esse sucesso todo. particularmente prefiro outro tipo de filme, mas confesso que assisti todos do harry Potter..rs.r.s..
bjos pra vc!
Lino, tudo bom?
Deve ser por isso que ando afastada das salas de cinema, nao gosto deste genero de filmes. Penso que sou a minoria, rs
abs
meire
Bom deve ser o mesmo motivo que leva a milhares de pessoas a ler caras e assitir BBB.
..é acho que a vida é tão injusta, tão cruel, é tanta tristeza, falta de amor ao proximo…falta de respeito ao proximo! esta tudo tão complicado que é melhor sonhar…né?!
Lino, saudade de vc, sabia?
Mas sempre que eu puder estarei aqui lendo teu blog, tá?!
Bjo grande!
Também ando muito afastada das salas de cinema porque essa indústria não me dá o que eu quero: entretenimento, fantasia, romance, aventuras mas sem aquelas terrÃveis cenas de violência que todos os filmes agora têm mesmo os que dizem serem dedicados à s crianças. Até os desenhos animados apresentam bonecos horrÃveis, feÃssimos, de meter medo. Eu prefiro as fadas…
oi Lino!
Concordo plenamente com você e acrescento, a fantasia nos remete à infância também. Não vejo novelas, não leio revistas de fofocas, mal assisto tv,só documentários e filmes, mas leio e assisto todos os ‘Harry Potter’ (no momento estou lendo Garcia Marquez e Harry Potter), sou fã de Guerra nas Estrelas, completamente louca com efeitos especiais, assim como amo os filmes da Pixar (Monstros S/A por exemplo). A magia do cinema é fundamental, pois é um entretenimento e, como tal, tem que nos fazer fugir da realidade nem sempre prazerosa.
Beijo!
Lino meu caro, concordo com sua teoria pois nessa guerra cotidiana, momentos que nos levam a esquecer por momentos a vida é sim uma válvula de escape. Por outro lado, as grandes séries como Harry Porter, devemos considerar a mÃdia maciça sobre o filme, não acha???
adoro cinema .
entretenimento, 1ª ou 7ª arte, assistir filmes, é um dos meus grandes prazeres nessa vidinha.
quanto a fantasia…
e sempre gostoso..
sonhar, não custa nada…já diz o samba!
ps: visitarei seus blogs indicados neste fim de semana1
bjão
Pois é Lino, a fantasia mexe com o ser humano por isso q vende tanto.
Big Beijos
Lino, desde os tempos dos Irmãos Grimm, quando cinema não existia nem nos mais doidos sonhos, o ser humano se apoia na fantasia. O fantástico faz aparecer em nós sempre o que é de mais puro e infantil e talves por isso mesmo seja prazeroso.
Quem nunca quis conhecer o Reino das Ãguas Claras?
Não creio que seja uma fuga, mas sim uma ‘lembrança’ de inocência.
Quem não quer fugir da realidade vez por outra? A fantasia no cinema proporciona isto.
Mais jornalismo? Vou lá.
Um abraço.
Oi Lino
A 7a arte e maravilhosa, a industria que fabrica os sonhos e fabulosa e milionaria.
Beijinhos
Sa Lino, a gente é critico em tanta coisa da vida, pq não sentar numa sala de cinema, no propria sala, ligar o dvd e sonhar um pouquinho? O mundo já tem tanta realidade brutal, que uma valvula de escape vai muito bem. rsss
bjs
A realidade está tão dura, confusa – nada como relaxar vendo filmes cheios de fantasia…
Olá, Lino! Sou um tanto cética em relação à indústria de cinema, a começar pelas estatÃsticas; entretanto, concordo que a fantasia consiga atrair multidões, mesmo não sendo especialista acredito que o grande trunfo da fantasia seja atingir todas as idades, o que é um pouco diferente em relação ao público de romances, biografias, documentários e animações.
And, if we have a 50 year mission, all of Mozilla needs to be looking over the horizon in this way. ,