Não, não se trata do herói da TV e dos quadrinhos. Aqui, o super-homem é uma metáfora para o comportamento que todos nós, do sexo masculino, temos ou tivemos, e que está mudando. A mudança, por sinal, foi apontada pelo Ibope, que considera a pesquisa inédita. Nela, traça a imagem do “novo homem” e afirma, com todas as letras, que ele deixou de ser super. “O Super-homem já não é mais o modelo de herói masculino. Atualmente, os homens tendem a admirar e desenvolver uma personalidade mais flexível como a do personagem Neo, do filme Matrix”, afirma Dora Câmara, diretora comercial do IBOPE Mídia Brasil. E isso se dá, principalmente, em relação à participação na vida da família.
De acordo com a pesquisa, o homem está muito mais próximo, participando do dia a dia da casa e da educação dos filhos, por exemplo. O novo homem é companheiro e afirma que sua parceira pode contar com ele em qualquer situação (93%). Já entre as mulheres, essa opinião é menos otimista, informa a pesquisa.
Independente e bem sucedido, de acordo com a pesquisa, esse novo homem valoriza seus relacionamentos, inclusive com sua parceira – namorada, mulher – e a quer junto em momentos de decisão, incluindo-se, dentre eles, os das compras. E ele pode até ser consumista, mas se esforça por manter uma alimentação saudável e estão dispostos a pagar qualquer preço para manter a saúde e, com ela, a sua juventude.
A metáfora do super-homem é entre maior rigidez e mais flexibilidade. O homem de aço, invulnerável, pode se proteger de tudo, já que nada o atinge. No caso do Neo, não. Ele embora seja um herói – será super? – é humano, sente, ama, tem medo e por tudo isso é muito mais flexível, portanto, mais afeito à mudança.
No final, o Ibope afirma: “A pesquisa mostra que o novo homem tem sede de mudança, mesmo satisfeito com seu estilo de vida. Ele sabe onde quer chegar, é ambicioso no trabalho, mas faz questão de participar do dia-a-dia da família. Embora o novo homem apresente traços de conservadorismo, ele está em constante evolução”.
Acho que, olhando-se em perspectiva, homens e mulheres mudaram muito nos últimos anos. E essa mudança, tenho certeza, irá continuar. Mas nem por isso deixamos de ter pessoas que se comportam como super-homem, achando-se inatingível. Eles podem ser em menor número, mas que existem, ah!, existem.
22 Respostas
Bom dia Lino, acabei aqui, vindo la do Blog do Do (Ramsés Século XXI), e devo agradecera ele, pela “dica†; muito bom isso daqui!
Vou voltar é lógico.
Abraços.
Querido Lino,
Eu tenho a certeza absoluta de que os homens estão mudados, graças a Deus!
Mas…continuo certa de que a base da formação está na educação que cada um recebe durante a infância. Isso marca profundamente.
Se todos os pais tivessem essa conciência disso…o mundo seria muito…muito melhor!
Eu tenho a sorte de ter um companheiro maravilhoso!
É um verdadeiro Samurai: está sempre pronto para encarar qualquer batalha ao meu lado!
Querido Lino, eu já votei (morte em famÃlia).
Conte comigo no dia 1º (blogagem coletiva)
É sempre um grande prazer participar de tudo o que você realiza!
Fique com Deus!
Um abraço carinhoso, de quem te quer bem,
Verinha
Alô meu amigo!
Estava viajando e só agora tomei conhecimento da Blogagem pela Paz.
Vou sim participar com o “Flainando na Web” e com o “By Osc@r Luiz”. Afinal, convocação sua e do Ronald, eu não recuso!
Aproveito para parabenizar pelo seu primeiro milhão de acessos!
Grande abraço!
Continuo achando que a mulher é que mudou e o homem se mantém igual ou numa relação mais relaxada consigo mesmo. Podendo mostrar quem é, isso não denota mudança. A mulher, parou de enxergar o homem como aquele ser que existia somente na imaginação dela. Captou?? 🙂 Não brigue comigo!! Beijus
Já se foi faz tempo a era do super homem. É tudo mais fácil à dois, duas cabeças pensam melhor. Abraços amigo…
Também acho que esta história do super-homem já ficou para trás. Ou está ficando…
Um abração.
Linooooooooo
que bom que te achei de novo, estava eu no blod do ramses (DO), quando vi sobre a próxima blogagem coletiva, que vc propos.. achei muito bacana a idéia…
vou participar..
voltei recentemente ao mundo blogueiro, e claro, é sempre bom rever os velhos amigos….
ah, posso te likar no meu novo blog???
beijos
Mudou com certeza tanto quanto o comportamento feminino igualmente se alterou. Mas fico com uma dúvida. Qual será a classe social que foi pesquisada? Fiquei com a ligeira impressão que a maioria das respostas vieram da A e B. Abraços, Lino.
Lino acredito q os tempos são outros, hj a mulher é independente do homem, trabalha não é só dona de casa, e o homem naturalmente deve ajudar nas tarefas domésticas e na educação dos filhos afinal na hora de fazer é muito bom, mas na hora mais dificil só a mulher é responsável por tudo? Não acho justo.
Big Beijos
😉
É verdade. há um novo homem surgindo hoje.
e confesso que sou bem parecido com esse novo.
hehe
abraços.
Oi Lino.
Entre o Super-homem e o Neo, fico com o Clark Kent, com direito a Lois Laine.
Um abraço.
Lino, acredito mesmo que esteja ocorrendo algumas mudanças na maneira de pensar e de agir de grande parte dos homens, e se for para melhorar e diminuir intolerâncias é extremamente importante, pena que muitos ainda vivam com o pensamento na idade da pedra.
Lino
Acho que sou das mais velhas por aqui, se não a mais velha, e digo com certeza, os dois estão mudando, não é só o homem, para a felicidade de todos.
Vou linkar o teu blog pra facilitar minha vinda aqui, tá?
Um abração.
sou participativo de todos os aspectos da vida familiar. E certas atividades eu gosto muito. mas se começarem de baitolagem dizendo que o novo homem passa creminho e faz as unhas eu sento o dedo. ehehehehe
Me lembrou aquela musica do Gil que falava que um dia viveu a ilusão de que ser homem bastaria. Pode ser que exista mesmo um novo homem, mas eu ando vendo diariamente os antigos presos por força da Lei Maria da Penha. A novidade é eles serem presos…
Creio na morte do homem que se via como centro do universo. Hoje somos obrigados a ver e a cuidar de nós e do mundo com outros olhos e outro coração; e por termos poucos tempo para acertar – que é a única coisa que nos resta – nos perdemos. Mas tudo pode ser refeito.
Estou acabando de pôr um selinho que cai bem com seu blog e com o amor pelo que mostra aqui, Lino.
Pegue-o.
BeijUivoooooooooooosssssssss da Loba
Ah! Lino..posso incluir meu marido nessa..rs
E eu acho ótimo!!!
Bjos..
Não sei não Lino, isso não é compatÃvel com a minha experiência (infelizmente, by the way). Onde està o esses seres?! hahhahahha
Claro que dependendo do tempo de comparação já mudaram muito mesmo, pq todos nós mudamos ao longo do tempo, mas não comprei essa idéia não, viu..rs
bjos
O ser humano vive em constante mudança de comportamento, a mulher também já mudou, e muito, não somos mas as amélias de antigamente rsss
bjs
Olá Lino,
Achei demais você levantar essa bola. Esse é um assunto que eu venho me interessando e procuro ler sempre que posso. Eu acredito realmente que os homens estão se modificando por conta da mulher ter entrado no mercado de trabalho e não ter mais tempo para arcar sozinha com as coisas da casa. Acabou aquela história de mulher ser a “rainha do lar” e o homem ser o provedor. Os homens agora participam mais da educação dos filhos e da organização da casa, mas isso ainda varia muito de famÃlia para famÃlia. Concordo com a Verinha, que comentou que a educação em casa influencia muito em como seremos quando adultos.
Beijos,
Rosana
Espero, realmente, que você esteja certo. Eu, infelizmente, ainda não me bati com esse “novo” homem. Pelo contrário. Ando sempre rodeada do modelo antigo. Até mesmo meus amigos gays ainda fazem parte da “velha turma”. Vamos esperando… Beijos
Lino, acho ótimo que o homem de hoje esteja em mutação!
E, tomara, que essa transformação atinja a maioria deles, já que são todas bem-vindas, hehehe!
Bjão.