O reconhecimento biométrico, aquele em que a sua impressão digital é a chave, tornou-se comum. Hoje, em qualquer portaria de prédio comercial ele é exigido e só depois de colocar o dedo, ter a impressão reconhecida, é que o seu acesso é liberado. De outro lado, há dele uma larga aplicação na área policial e investigativa e uma impressão digital pode significar a libertação ou a condenação de um criminoso.
O que poucos sabem – até por ser pouco falado – é que atualmente o reconhecimento tem falhas. Tanto é assim que, às vezes, o equipamento não o reconhece e é preciso a intervenção, no caso de um prédio, do porteiro, para liberar o acesso. Bem, isto está no fim.
Pelo menos é o que dizem, de acordo com a Wired (em inglês), pesquisadores da Universidade de Warwick, na Grã-Bretanha. Segundo eles, uma nova tecnologia vai permitir um melhor reconhecimento da impressão digital permitindo, por exemplo, que se prescinda de chaves, seja no carro, em casa ou no escritório. Bastará colocar o dedo em um leitor e as portas se abrirão ou fecharão.
A tecnologia, de acordo com os pesquisadores, já está pronta para o uso diário e comum e vai reduzir o volume de erros para algo menor do que 0,02% do total. Segundo eles, isso significa maior segurança para o usuário. E eu digo que, se aprovado, pode significar comodidade para o usuário, que não terá de carregar um monte de chaves. Basta o dele. Ele é que terá o controle.
LIBERDADE PARA MIAMMAR
Mianmar, a antiga Birmânia – ou Burma, como dizem em inglês – está vivendo dias agitados. E tudo porque monges budistas decidiram levar às ruas as reivindicações por democracia. Vivendo em uma ditadura das mais fechadas, eles assumiram uma postura de exigir que o país se abra e que adote um regime democrático.
Só que já viveu em uma ditadura sabe como é. E tem mais razões ainda para se solidarizar com o povo de Mianmar e com os monges, apoiando a luta em prol da democratização do país. Chamar a atenção para o problema – como fizeram a Luma e a Meire – já é ajudar. E se todos falarmos, vamos ser ouvidos.
16 Respostas
Bacana, controle na ponta do dedo mesmo 😀
Abração
http://www.brvida.net
Lino, ja’ estou vendo no BRASIL, bandidos cortando os dedos das pessoas para terem acesso faceis…sera’ q digital de dedo amputado funciona?
Mianmar, nos resta torcer.
abs
Falhas sempre podem existir,mas é importante que o progresso não páre e a tecnologia facilite as vidas,não é??
Abração,LINO!!
Será que o Brasil segura essa tecnologia?
dedos serão cortados!!!
Birmânia livre!
acho a biometria maneira mas quando depende de sistemas operacionais amigáveis como o windows o bicho pega.
e mandou muito bem no teu texto do free burma.
Lino, parece roteiro de missão impossivel 4…(rss)
Com certeza a gente vai ter que ficar esperto com nossas mãos…
Bacana vc tb estar na blogagem…
bjos
Lino
Estou com medo de perder meus dedinhos… 🙂
Sei não, aqui na terrinha as coisas mais simples insistem em ficar complicadas. Vamos esperar pra ver.
Também estou na blogagem Bruma Free. É uma causa importante, como todas que ferem a liberdade humana. Ainda mais agora que até a Internet foi bloqueada por lá. Triste, muito triste mesmo.
Um beijinho
Betty
PS: Mandei um email para você e ele retornou. O endereço mudou?
Mais moderno do que isso é aquela tecnologia de identificação pela córnea. Aà fora estão usando isso para acessar caixas de bancos, abrir portas, etc.
É uma coisa de louco!
O Free Burma já tinha mais de 10.000 blogs participando, no mundo inteiro!!
Olá Lino! Já tinha lido sobre o assunto e sobre o que o CEJunior cita. Naquele filme GATACCA, usam métodos futuristas de identificação que hoje já se tornaram realidade.
Beijo!
Somente sob essa concepção que a humanidade é uma só é que poderemos desejar o bem do mundo e a felicidade das nações.
Quando pessoas como você e essa dezena de milhar de outras pessoas se erguem em solidariedade por um povo que vive sob a repressão, apenas demonstra que, cada vez mais, nos aproximamos daquele ponto em que o nosso amor à pátria, salutar e útil, se começa a associar ao amor pela Terra como uma só nação, na qual todos nós, brasileiros, portugueses, uruguaios, birmâneses, chineses, iranianos, somos os co-cidadãos desse mesmo paÃs, lutando pela liberdade, ombro-a-ombro!
Na locadora perto de casa tb reconhecem pela ponta do dedo.
Big Beijos
Oi Lino,
Na empresa onde trabalho, só tenho acesso através das impressões digitais. Bem maneiro.
Free Burma, a adesão foi enorme!
Beijo grande
POW!! Que saco! Não vou mais poder emprestar as chaves! Beijus
Lino, legal isso é, mas o que vai se ter de dedos cortados para roubarem a casa, o carro e etc não vai estar no gibi hehehe
bjs
Essa nossa tecnologia, cada vez mais avançada, né?
Mas, como já sabemos, infelizmente, a previsão pro futuro é sinistra: para roubar os bens, vão começar a cortar os dedos das pessoas, assim como nos filmes: nós vemos gente que retira os olhos, pra colocar nos leitores de retina.
Ah… tem jeito não…
Bjo e otimo findi.
Pois é, Lino, acho que quem criou esta tecnologia não pensou nesta eventualidade que o pessoal esta citando aqui, de dedos serem cortados.
Um bom domingo para você.