O stress tem sido apresentado como o mal do século e isso por todos estarmos submetidos a ele, em maior ou menor grau. O fato é que no trabalho, no estudo, em casa, no trânsito, enfim, onde quer que estejamos ele é um companheiro constante. E afeta, como afirmam todos os especialistas, nossa saúde e nossa vida.
Como os especialistas afirmam, também, que é impossível nos tempos pós-modernos viver sem stress, o que temos de fazer é diminui-lo, transformando-o em suportável e fazendo com que nos afete menos, criando menos problemas de saúde. Em busca do combate ou do controle do stress adotam-se técnicas, posturas, medicamentos, exercícios, etc.
E se este é um tema do seu interesse, a cada dia surgem coisas novas. É o que se dá, agora, na China. Vocês sabem: país que mais cresce no mundo em ritmo vertiginoso acaba gerando para os que estão nesta onda de crescimento muito stress. Para combatê-lo um restaurante local tomou uma iniciativa interessante.
Você chega, escolhe o seu prato, come com toda tranquilidade, toma um aperitivo, experimenta a sobremesa, toma um café e, então, o garçom lhe apresenta um cardápio diferente: que tipo de objetos você quer quebrar para diminuir o seu stress. Feita a escolha, você é levado para uma instalação especial, com figuras humanas pintadas e você, literalmente, pode quebrar um prato – ou vários – na cara de um ou de todos eles.
Para aliviar o stress basta que você imagine que está quebrando o prato – xícara ou qualquer outro objeto – na cara do seu chefe. Fala sério, tem coisa melhor do que quebrar a cara o chefe para desestressar? O único problema é que, se a moda pega, vai faltar pratos e similares no mercado.
E você, o que faz para controlar ou diminuir o stress? O que acha de quebrar alguns pratos na cara do chefe ou do patrão? (Via CBN)
O DIA DOS BLOGS
Na sexta-feira, dia 31 de agosto é o Dia dos Blogs – Blog Day – uma iniciativa que está no seu segundo ano e que tem por objetivo divulgar os blogs. Acho a iniciativa importante e, como tal, estou alertando os leitores para ela.
A participação é aberta e a única tarefa é a de indicar cinco diferentes blogs em um post que deve ser publicado no dia. Confira os detalhes no Blog Day usando o link acima, que é em português.
17 Respostas
Lino, olá. Saudade daqui, meu amigo. Já fazia tempo. Há uns meses mudei de domÃnio, estou escrevendo agora num coletivo – breviário – com uns autores muito bons. Na mudança, perdi vários endereços, esqueci de copiar outros por pura displicência, etc.
Vejo que, e isso é óbvio, a qualidade dos seus textos segue alta, como sempre. Estarei lendo você novamente todos os dias a partir de hoje ,sim?
Quanto a este post: modos de aliviar o estresse há, mas não é também verdade que há, atualmente, pessoas viciadas em estresse? Como por exemplo os workaholics? Sintomas da modernidade (…).
Abraço, bom dia.
Lino, quem dera fosse possÃvel fazer uma coisa dessa para aliviar a tensão. Gostei muito da idéia.
Beijocas
Eu deito no chão, repiro fundo, faço yoga. Se for num lugar onde esteja só, dou uns gritos- no carro,numa estrada 🙂
Banho de mar é jóia tb- gritar no mar é ótimo. Ma sno dia à dia eu me exercito na piscina- santo remédio par atudo, e um banho quente qdo o stress está pegando solto.
Mas não me estresso muito- felizmente, sou bem calma.
Bjs Laura
Mas pode quebrar a cara do chefe também e não só a foto?…rs Sei, dependendo do chefe, o estresse aumenta…rs. Antes tinha aquela terapia do grito, lembra? A pessoa gritava ao vento até eliminar o que a irritava. Fato é que algo precisa ser feito para descarregar a tensão diária. Muitos recomendam a prática de esportes, com o que concordo. Mesmo uma simples caminhada costuma dar excelentes resultados com a prática habitual.
Quanto ao DIA DO BLOG, também achei uma excelente iniciativa.
Abraços Lino!
Sei não,mas eu gostei da idéia. Só acho que o preço das louças vai aumentar. Quiçá ficar em falta no mercado,heheheh
Abração,LINO!
Oi Lino.
Estou voltando, depois de um perÃodo de afastamento involuntário (o micro estava dodói). Quanto ao assunto do post, acho umagrande idéia, até já fiz uma lista dos polÃticos em quem gostaria de quebrar pratos na cara. Haja prato!
Um abraço.
Não é ma idéia quebrar os pratos na cara do chefe (ou da sogra…) simbolicamente, é claro. Mas nem sempre é possivel, pessoalmente eu tomo um copo de vinho (so um!) ou ouço uma musica suave. Um abraço.
No Japão, desde o inÃcio dos anos 90, algumas empresas montaram salas com bonecos. O estressadinho se tranca nessa sala e bate do pobre manequim até se dar por saciado. Se cura o estresse, não sei, mas depois de cansar, o sujeito deve querer mais é deitar e dormir.
Gostei dessa ideia de quebrar pratos.
Big Beijos
Caro Lino,
Eu li na net que os dono de um determinado hotel pretendiam demoli-lo e lançaram um pacote: hospedagem com direito a quebrar o quarto. Fez o maior sucesso. Será uma tendência?
Oportuna a lembrança do blog day, devemos todos participar!
Abraços,
Adão
O que causa stress é uma pessoa trabalhar num lugar onde não gosta, ou fazer uma atividade que detesta, ficar sem dinheiro ou casar com quem não devia hehehe Se a pessoa acertas nesses itens ai de cima, ela nem vai saber o que é stress 😉
bjs
Meu caro Lino, bom mesmo seria quebrar a cara do chefe ao vivo e a cores, pois certamente aliviaria de imediato o stress de muita gente. O problema é se sintir culpado (a gente sempre arranja uma dor emocional para carregar ). Cantar é a solução. Quem não souber cantar, que murmure uma canção. Olha, isso não é lirismo gratuito não, funciona mesmo!
Comprei um saco de areia e mantenho ele pendurado no meu quarto-home-office.
É uma beleza, como não tenho chefe imagino os clientes que tanto me chateiam. E me dão dinheiro.
haha
Já vi pessoas que colocam fotos de chefes, namoradas(os), entre outros, em sacos de boxe e descontam toda a raiva e o stress neles.
Tá certo que meu chefe, às vezes, ultrapassa os limites.
Mas acho que ainda não cheguei nessa fase, não…
Bjo.
Lino,
Essa vida que levamos hoje em dia nas grandes cidades é um vida de cão, o trabalho e mesmo a nossa prórpia vida exigem muito de nós e com certeza isso nos sobrecarrega, falo isso por experiência própria.
Hoje eu procuro desencanar o máximo que eu puder, quero voltar a nadar e praticar exercÃcios, tenho saÃdo mais para lugares diferentes com meus amigos pra conhecer coisas novas e além de tudo rir, rir muito! Não tem coisa melhor para o estresse que rir. Ser feliz é o remédio e hoje em dia as empresas estão buscando alternativas para melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores, aqui onde eu trabalho, por exemplo, temos ginásticas laboral para prevenir doenças relacionadas ao cotidiano no escritório. Além disso temos uma biblioteca recém inaugurada e um vez por semana temos aula de relaxamento, durante dez minutos a gente se “desconecta†do mundo para relaxar num ambiente tranqüilo com o som de fundo. Depois disso parece que se perde uns dez quilos. Muito bom!
Falando do dia do blogue eu com certeza vou participar, tá chegando já!
Um abraço!
Lino, a ideia é excelente…
só que aqui sou chefe…
ahahahahaha
PS: restaurantes grecos sempre permitem que sejam quebrados pratos, e eu nunca associei a relaxamento.
mas sabe que pensando bem, filosofias a parte …etc, etc…os gregos sempre tiveram boas razões… rssss
um abraço
Caro Lino,
No fundo, no fundo gostei dessa idéia. Afinal, o que tem de chefe cara-de-pau por aÃ, não é brincadeira. Pior ainda, é quando o tal chefe é incompetente, mas não perde a pose, e menos ainda, a arrogância. AÃ, haja prato para detona-lo…
Abs