Uma das perguntas mais frequentes que todas as empresas, em todos os níveis, fazem é: Como será o amanhã? Tentando antecipar o que irá acontecer, elas planejam o futuro e apostam que é neste planejamento, que acompanha tendências e procura antecipar movimentos, que está o seu futuro. Se se trata de consumo, então, a antecipação é tudo – ou quase tudo.
Olhando-se o futuro muitas vezes nos faz esquecer do presente. É nele que as tendências nascem, crescem ou morrem. E isso é ainda mais verdade para o consumo. E é exatamente para o presente, que pode moldar o futuro, que um estudo feito pela Trendwatching, chama a atenção. Seu nome Foverer Trends, do qual a Trendwatching publicou um briefing no seu sítio na Internet.
O que diz o estudo? Em princípio, e olhando de perto, o que é óbvio: quem comanda o consumo no mundo são as mulheres. Quando não compram, são responsáveis por influenciar uma compra e, com sua inserção no mercado de trabalho, ganham, a cada dia, mais poder de decisão e de influenciar o que está se consumindo. óbvio, não?
O que não é tão óbvio é a descoberta do estudo: a inexistência, em muitos segmentos, de produtos voltados especificamente para as mulheres. Quer um exemplo? Cerveja. Aqui, no Brasil, que fábrica tem uma cerveja feminina? Nenhuma. E não venha me dizer que mulher não toma cerveja, pois toma sim. As empresas cuidam de nichos específicos, como roupas, cosméticos, etc. Mas se esquecem de outros.
O espaço a ser ocupado – e ele já vem sendo ocupado, pelo menos lá fora – é enorme, conforme aponta a Trendwatching. Seus 8 mil colaboradores em todo o mundo saíram colhendo exemplos de ações que se voltam para o “female profit” – lucro feminino – e elas estão em quase todos os setores, incluindo a reparação de automóveis.
O que o estudo mostra, no final, é que esquecendo de olhar ao redor, acabamos por perder ótimas oportunidades. A influência da mulher é algo óbvio, mas não parece tão óbvio voltar-se para ela e para o seu atendimento, diferenciando-a e, com isso, aumentando ainda mais o seu poder de decisão.
O que vai acontecer amanhã, neste caso, está acontecendo exatamente agora. (Via Trendwatching, em inglês)
25 Respostas
Lino, ontem fui ao supermercado e a moça do caixa estava rindo dos maridos. Ela disse que todo homem reclama quando sai com as mulheres para comprar. Porque será?? 😉 Bem da verdade é que a mulher sabe identificar a real necessidade dos produtos! 👿 Beijus
O mundo é das mulheres, especialmente quando o assunto é consumo. Pessoalmente, acho isto ótimo – não tenho a mÃnima paciência para fazer compras, mesmo os produtos necessários à minha subsistência. Nessa área dependo da bondade feminina.
Um abraço.
Girl Power, sempre, Lino!
A gente tem tantas expectativas, sempre esperando que o o dia de amanhã seja melhor do que o hoje, né?
Nós, mulheres, somos, realmente, tudibom!
Bjo e otimo findi.
Lino, seu exemplo não foi dos mais felizes. não acho que deveria haver uma fábrica de cerveja voltada para as mulheres. Seria o que, uma cerveja mais leve? quanto a outros segmentos, acho importante sim, como o de automóveis, por exemplo. carro de mulher, todo mundo sabe, é diferente de carro de homem.
Lino, vc esta coberto de razão…
Somos formadoras de opinião? Não, talvez, quem sabe….
Será por isso que ainda existe esse espaço no universo …
Mas que decidimos desde a marca do shampoo, até a cor da toalha , é definitivamente verdade.
Acho que cerveja pra mulher não é necessáriamente um cerveja mais leve, mas uma cerveja que fizesse propaganda com um super gato, dizendo que o “bom do dia” é a espuma do copo dele.rsss
seria ótimo e eu com certeza beberia dessa espuma, ops, dessa cerveja!!!
bjão!
ahahahah
Mas cachaça já tem, pelo menos uma, Domina Suave é o nome. Ah, e eu espero que amanhã eu ganhe na mega sena ehehehe
Estou convidando para mais uma blogagem coletiva. No dia 13 vamos publicar nossa opinião sobre a CPMF. Maiores informações no blog Mataador.
cosumismo e mulheres são sinônimos! é até redundancia dizer que uma mulher é consumista hahahahaaa
Quem olha muito o futuro, esquece de valorizar o presente, muitas coisas q fazemos hoje(a maioria eu diria) das decisões q tomamos hj traz consequencias no futuro.
Passei para desejar um excelente final de semana a vc.
Big Beijos
Gostei de sua frase: o amanhã está acontecendo agora…
abç
Também gostei da frase – o amanhã está acontecendo agora …
bom fim de semana!
Acho que deve ser investido em ambos segmentos de gênero.
Homem e mulher.
Produtos votlados para o ser humano.
sucesso garantido.
abraços
Feliz dia dos pais!
🙂
Olha, no meu ver, essa de ser a mulher responsável pelas compras vem lá do passado, afinal sempre foram elas que preparavam as comidas, então são as responsaveis pro comprá-los. Mas hoje isso está mudando, dá para se ver o numero de homens fazendo compra sozinhos.
Te mandei um mail sobre os plugin
bjs
Se você usou a cerveja como exemplo e não como definitivo tudo bem e aqui em casa consumista são os homens.Como gastam!!!!
pois é, Lino… propaganda de cerveja ignora a mulher consumidora, ela vira um “ponto” a mais para o beberrão…rs…e só!
Já ouvi isto em algum ligar,LINO.
O amanhã já chegou!!e não é so neste quesito não.
Em muitos outros setores e problemas,tudo já esta contecendo.
Grande abraço e um FELIZ DIA DOS PAIS à vc.
Lino!!!!!!!!!!
amei ver vc no mapa dos 100 mais…. coloquei um post com os links que nos conduzem até seu nome na lista lá no meu blog!
PARABENS DE NOVO…ALIAS,….EU Jà HAVIA DITO QUE PRA MIM, OS MEUS SÃO OS MAIORES, E AGORA DESDE ONTEM, SEI QUE MINHA ESCOLHA É VOTO CERTO…RSSSS
BJOS, E FELIZ DOMINGO DOS PAIS!
Boa semana menino.
Oi amigo, antes de mais nada FELIZ DIA DOS PAIS!
Ei, cmo é que é? “quem comanda o consumo no mundo são as mulheres?” Ok ok, aqui em casa é tudo muito bem dividido, eu por exemplo, faço as compra e o marido paga…rs, eu faço a lista do supermercado ele vai lá, compra, carrega e paga e aà dele se trouxer algo a mais pra ele… rsrs. (Se marido ler isso, quem apanha sou eu…). Mas, é importante que façamos planejamentos, pensar no futuro, principalmente qdo temos filhos. Sempre nos enganamos ao achar que futuro está longe, mas que nada, num piscar de olhos o amanhã acontece e pronto, precisamos estar preparados. Beijo querido!
Lino, as mulheres realmente possuem poder de influência na hora da compra, desde o carro até um simples perfume do homem. Se observarmos os mercados dedicados à s mulheres perceberemos que são bastante rentáveis…rsss. Boa semana e beijos!
Lino!!
Oiiiiiiiii..que saudade!!!
Andei sumida pq estava sem PC, enfim…problema resolvido
Será que perdi muita coisa???
Ótima semana querido!!
Lino,
Excelente o tema e ele nos dá um debate muito bom. Aproveito a deixa para cumprimentar, então, as mulheres brasileiras pela contribuição e participação nesse mercado pujante. Há décadas que elas regaçaram as mangas e mostraram que tem competência e disposição.
Aliás, vale lembrar que no Brasil só os votos das mulheres elegem um presidente da República! Se for voto coeso, não tem pra ninguém.
E, depois que tantos marmanjos passaram pela cadeira presidencial e não deram no coro, quem sabe, uma mulher não dê um novo ‘tom’ nesta cinza república.
Com uma ressalva: não pode ser, obviamente, dona Marta Suplicy; e, também não a sra. Dilma Roussef. A esta, a meu ver, falta ternura!
Abs
Lino, aqui em casa é meu marido que faz as compras, à s vezes até vou junto para dar palpites, mas ele adora escolher, lê todos os rótulos para ver a data de validade e a composição do produto, enfim tem uma paciência…só me encarrego das compras de roupas e objetos para a casa, disto ele não gosta. Será que é coisa somente de homem francês, é uma questão de cultura diferente? Também acho que deveria haver mais coisas especÃficas para mulheres. Um abraço.
Lino, as mulheres dominam. Basta olhar ao redor.
Seja nas salas de aula, nos escritórios, no mercado de consumo, elas cada vez mais estão superando os homens, direta ou indiretamente.
Como você bem escreveu acima, em mercados até então dos homens, como de bebidas alcoólicas, de automóveis, etc. E as montadoras, neste ultimo caso, já perceberam isso e voltam sua atenção para o público feminino. Não é à toa que os carros vêm com mais porta-objetos, encostos de braço entre os bancos dianteiros que cabem uma bolsa dentro, mais confortáveis, mais altos, etc.
São as mulheres mostrando a que vieram ao mundo: dominar.
Abraços.
Oi! gostei da materia, realmente a tendencia
do mercado é a segmentação, então para contribuir
com o seu post trago a informação de que no Brasil
tem produtora de cerveja feminina sim!
No sul em Toledo/PR uma empresa produz
e comercializa a Donna’s Beer, que é para as mulheres
só por ser empresa pequena ainda não conseguiu divulgar
nacionalemnte o produto que por sinal é ótimo.