Uma das questões cruciais do mundo hoje é saber quem influencia uma compra, uma tendência ou estabelece a preferência por uma e não por outra marca. Como todos vivemos em um mundo de consumo, os influenciadores são mais do que prezados, constituindo-se em ouro puro para quem deseja vender um produto ou um serviço.
Mas, para todos e no final sobra a pergunta: Quem é que te influencia? Quem são as pessoas capazes de induzir a escolha de um produto? Uma pesquisa feita pela Universidade de Massachussetts há alguns anos já apontavam alguns caminhos. Uma segunda pesquisa, feita pela Bridge Ratings, confirmou os caminhos anteriores, mas modificou o grau de influência de cada um.
Na primeira pesquisa, os maiores influenciadores eram os professores e líderes religiosos, com os amigos vindo em terceiro lugar. Na segunda, os amigos passam para o primeiro lugar e professores e lideranças religiosas estão, respectivamente, em terceiro e quarto lugares. Surge, aqui, como o segundo o que a pesquisa chama de estranhos com experiência, o que pode significar a grande influência dos especialistas para a escolha de um produto.
O curioso do estudo é mostrar que a mídia eletrônica está elevando sua influência e que os blogs começam a ter um papel preponderante na decisão de muitas pessoas, o que leva 20% a dizer que são influenciados pela blogosfera e pelo que os blogueiros dizem. E esta influência só tende a crescer, diminuindo o poder da mídia tradicional, que ainda é muito forte.
O que os dois estudos ressaltam é que há uma vasta área de influência para o que se convencionou chamar de boca a boca, um tipo de propaganda (?) que se espalha de forma viral a partir de comentários e indicações. (Via eMarketerr, em inglês)
NOVA PREMIAÇÃO
A Márcia, do Culteduc, fez a gentileza de indicar este blog para o prêmio Blog com Tomates, o que foi muito gentil da parte dela e, por isso, só posso agradecer.
Já disse – e vou repetir – que fico envaidecido com os prêmios, que representa um reconhecimento, mas não acho que este blog seja isso tudo. Como este meme está rolando há algum tempo, você pode ver os meus indicados para o prêmio aqui.
17 Respostas
Acho que sou um pouco Maria-vai-com-as-outras: meus amigos, a mÃdia, o ambiente em que vivo, me influenciam facim facim.
Será que tenho jeito?
Bjo.
Lino, eu não sou muito influenciável. De uns tempos para cá, cada vez menos, mas eu gosto muito de ler gente que eu acho inteligente, porque eu penso nos meus pontos de vista e abro um pequeno espaço dentro de mim para reformulações. Beijocas
lINO, NÃO SEI SE NA MINHA IDADE E COM A CABEÇA “FEITA’ EU AINDA SEJA INFLUENCIADA.
MAS, SEM DUVIDA ALGUMA SOU INFLUENCIAVÉL, POSTO VIVO EM SOCIEDADE, E SEMPRE EXPOSTA AS MUDANÇAS DO MEIO…
LEIO SEMPRE, PROCURO ME INFORMAR,MAS TEM ALGUNS ASSUNTOS QUE SOU CABEÇA DURA…
GOSTAR E APRECIAR O LULA, EM MUITAS QUESTÕES, ESTA ME PARECENDO HOJE EM DIA SER UM DESSES MOMENTOS…RSSSSS( de cabeça dura).
Mas é inegavel a penetração da midia, da publicidade e como isso nos afeta,mesmo sem a gente querer ou mesmo sentir.
Um abraço e bom dia!
Acho que com o tempo nos tornamos menos influenciáveis, desenvolvemos nosso senso crÃtico. Mas que a mÃdia tem influência, isto é inegável, pois formulamos nosso julgamento em função das informações que recebemos, e é a mÃdia falada ou escrita que é nossa janela para o mundo. Um abraço.
Sempre tive o pensamento que o homem é um ser sociavel e por consequência , influênciavel, infelizmente para muitos , ser influênciavel, é ser maria vai com as outras, ou um termo qualquer pejorativo, mas acredito que as inflências te moldam , pois nossas atitudes , opiniões e decisões são tomadas através de observação ao que nos cerca. As inflências existem, mas depende do bom senso e personalidade de cada um , a extensão dessa influÊncia.
Bjs e abraços maranhenses.
Eu queria saber o que influencia o povo para achar o VELHACO o tal.
Acho q já fui mais influenciável.
Big Beijos
Fiquei refletindo sobre sua pergunta e primeiro conclui que não sou facilmente influenciável, mas depois percebi que somos influenciados a todo momento. São as influências que nos levam a querer o carro ou a roupa da moda. Ainda sim, posso dizer que mesmo tendo influências externas, sou bastante influenciada pela minha vontade. Beijos!
O que me influencia na hora da compra é o dinheiro que tenho no bolso hehehe
bjs
Nunca fui uma pessoa influenciável.
Mesmo porque não adiantaria, nem com toda influência, poderia comprar o que queriam que eu comprasse, comprava o que precisava e o que dava.
Não tenho problema nenhum com isso, acho que isso me moldou a ser uma pessoa sensata.
Nunca compro o que não preciso, e estou sempre segurando o maridão.
Um beijo
Quando eu mudo qualquer atitude minha, fui influenciado baseado em informações ou necessidades reais e irrefutáveis pois diz um ditado que manter a palavra é uma questão de honra mas saber voltar atrás, uma questão de inteligência. Boa semana Lino.
A cidade onde moro me inspira em tudo: no que como, leio, escrevo, na cor da roupa, no sotaque, no que ouço, na intertextualidade por ser uma cidade turistica e no modelo do cabelo…os amigos e as pessoas anonimas me inspiram muito mais do que os artistas ou pessoas famosas…se tomo por base a compra de um produto só me atrai se a propaganda conseguir fazer com que eu acredite que o produto seja bom…nem adianta botar não sei quem lá usando que não compro….no Brasil acho que Xuxa, Ivete Sangalo e Gisele Bundchen vendem bem o que apresentam em comerciais!!!!
Lino, a escolha para o Prêmio Blog com Tomates foi baseada em critérios sérios, considerando que o seu blog, além de muito bem construÃdo e planejado, é um diferencial de excelente qualidade.
Quanto a ser influenciável… bom… somos seres sociáveis e sujeitos a muita informação da mÃdia, internet, etc. Creio que, na medida do possÃvel, é essencial mantermos um olhar crÃtico para os eventos que nos cercam.
Abraços, Márcia.
Uma justa premiação, Lino.
Queira você ou não, o seu blog merece todos os destaques que tem recebido.
Parabéns, meu amigo!
Lino: acredito que hoje não sou mais “influenciável”. Depois de tanto tempo na estrada tenho as minhas convicções formadas, maturadas ao longo da vida. É bom saber onde estou, o que quero e o que penso do mundo.
Parabéns pelos prêmios. Você merece.
Um abraço.
Depende do quê. Mas geralmente sou influenciada pelos BONS amigos. Mas, sempre peso as opiniões… Minha filha me influencia, meu médico homeopata etc…
Em eletrônica sigo conselhos de pessoas mais experientes, na vida pessoal eu mesma, nas compras o dinheiro… (ea qualidade)…
Bjs
Marta
Em relação a consumo, certamente os amigos e familiares, pois irei sem medo se um amigo ou parente meu disser que um restaurante é excelente, se a pasta de dente que ele compra é boa, se aquela marca de notebook é garantida, etc. Quando não sabemos de algo, em quem confiamos primeiro? Claro que é nas pessoas mais queridas e próximas, como amigos e familiares. Em segundo lugar vem as pessoas especializadas no assunto.