O que leva alguém a gostar de filmes de terror? Ou daqueles filmes de suspense que deixam a gente todo arrepiado? Os estudiosos têm duas teorias sobre o assunto. Na primeira delas, afirmam que, quem gosta deste tipo de filme na verdade não sente medo, mas excitação. A segunda corrente reconhece que o medo existe, mas diz que é recompensado ao final da exibição pelo alívio que o espectador sente, sabendo que foi só no cinema.
Estas duas teorias eram dominantes, pelo menos até agora. E se há mudança ela se deve a dois pesquisadores: Eduardo Andrade, da Universidade da Califórnia, e Joel Cohen, da Universidade da Flórida. Em estudo que será publicado agora, em agosto, eles afirmam que as pessoas, na verdade, têm sentimentos positivos e negativos, quando se trata do medo.
Com isso, os pesquisadores admitem que pode, sim, haver felicidade na infelicidade. As pessoas, afirmam no estudo, se sentem felizes por sentir o medo que o filme provoca. Os sentimentos de medo e felicidade, neste caso, decorrem de um mesmo fator: o medo. Assim, “o momento de maior medo pode, também, ser o mais prazeroso”, afirmam os pesquisadores no estudo.
Andrade e Cohen desenvolveram e utilizam uma nova metodologia para medir os sentimentos positivos e negativos ao mesmo tempo. O método pode, segundo dizem, ser aplicados a outras situações em que haja um sentimento de medo, risco elevado, desgosto ou, mesmo, para medir as reações humanas com os chamados esportes extremos, como o body jump.
E então, o que você acha? Será que os pesquisadores têm razão e que sentir medo pode, mesmo, trazer prazer?. Confesso que no meu caso é diferente e não associo, em nenhum momento, prazer com medo, dor ou risco. (Via Eureka, em inglês).
SURPRESAS DA TECNOLOGIA
Sabe aquelas peças que a tecnologia nos pega? Pois aconteceu. Ontem, por problemas com o provedor de acesso, fiquei sem internet e, assim, não pude atualizar o blog, ler e-mails e muito menos navegar pela rede, fazendo minhas leituras. Espero que as coisas se acertem e que tudo volte ao normal.
21 Respostas
Lino
Adoro filmes de terror e suspense, mas nunca associei dessa maneira da pesquisa… Agora tô pensando sobre o assunto…
Beijo e bom dia!!!
Filme de terror e suspense, estou fora! Detesto, não sinto o menor prazer em sentir medo, não sou masoquista. Não entendo como alguém pode sentir prazer nisto. Um abraço, Lino.
Lino, desculpe minha ignorância mas o novo estudo não seria aquelas duas situações que citou no inicio do post com outra roupagem?
Lino, pense: – como vamos saber se somos corajosos se não tivermos medo ? temos que vivenciar o medo para ter o prazer de enfrentá-lo e sentirmos vitoriosos, corajosos…
Não gosto de filme de terror. mas adoro umfilme de suspense.
Curiosamente tenho filha adolescente e já reparei que eles adoram ver filmes de terror, e morrem de rir de situações apavorantes? tem explicação????
uma abraço e boa tarde!!!!
Oi Lino nao acredito que o medo e a felicidade, o prazer andem juntas. Eu penso assim. Um abraco
Gosto é gosto e cada um tem o seu.LINO.
Mas,confesso que não é o meu passatempo preferido,não.
Geralmente passo longe de filmes assim.
Abração!!
Eu não gosto, rs*…. Gosto de ver beleza :o)
beijos, querido
MM
Odeio filmes de terror não acrescentam nada na minha vida.
Big Beijos
Lino, boa noite.
Eu adoro filmes de suspense. De terror, não gosto, tenho medo demais.
De terror, só livros, que adoro. Tenho quase todos do Stephen King, o rei do terror.
Achei muito interessante porque sempre me perguntei o que nos leva a passar por momentos tão intensos de medo e expectativa.
beijos
Lino, já gostei demais de filmes de terror e/ou suspense. Mudei!! Eles não mais me divertem!! Deve ser por causa dos tempos atuais, tão malucos quanto imprevisÃveis. Penso que os polÃticos, hoje, são aterrorizantes. Como nunca sei o que eles ainda irão inventar, fico no suspense!! rsrsrs Bjs!
Eu acho que eles podem ter razao..eu gosto de filme de terror..nao sei se tenho medo, mas tenho alguma coisa que nao sei explicar direito
Oi amigo, eu até vejo um filme de suspense, gosto de sentir a sensação de desvendar mistérios. Agora, terror, nunca! Não me diz nada, acho a maior babaquice, uma “viagem” (tomara que meus filhos não me leiam). A mistura da sensação do medo com o prazeroso, creio que é bem melhor sentir na pele. Foi o que aconteceu comigo qdo fui naquele simulador de elevador, (ou elevador que despenca)… Haja adrenalina viu? Muito bom!!!!!!!!!!!!! Beijão
penso que pode sim haver felicidade na “infelicidade”, pois na medida que o mecanismo que usamos quando vemos um filme é o de projeção (grosseiramente falando, a gente se lança, entra no filme), quando a pessoa assite filmes de medo, uma parte dos seus medos reais estão sendo depositados ali, e assim a pessoa se sente mais “leve”.
Particularmente não gosto de filmes de terror, mas vc pode observar que há uma fase na vida da criança que ela gosta muito…depois isso muda, ou não, né..
bjos
Gosto de filmes de suspense… já os de terror, se puder evitar, melhor, hehehe!
Só por diversão mesmo.
Bjo.
Meu sobrinho diz que adora assistir filmes de terror com as amigas, só pelo prazer de ser abraçado por elas nas cenas mas assustadoras. rsrsrs…
Bom eu particularmente acho que os filmes de terror mexem com o inconciente, talvez ajudem as pessoas a se familiarizar com os medos que elas tenham guardados ali. Mas gostar do que é ruim, parece coisa masoquista.
Eu to fora.
Adoro a sutileza do terror japonês, que envolve outros signos e uma outra forma de lidar com medos arquetÃpicos.beijos.
Esse lance de felicidade na infelicidade fistÃcia é meio estonteante, não acha?…rs. Não gosto dos filmes de terror. Gosto muito dos clássicos como Drácula e outros do gênero. Mas não tem como sentir medo com eles…rs.
acredito que o filme de terror ajuda-nos a enfrentar nosso mundo interno de terror…
Furada a pesquisa. Já se sabe há muito tempo que as pessoas gostam de sentir medo em filme simplesmente porque sabem que se trata de um filme e portanto elas em momento algum perdem o controle sobre aquilo que está sendo apresentado e que se tem consciência de ser apenas uma ficção.
Simples.
Não assisto filmes de terror, pelo fato de eles incorporarem o lado mÃstico do inferno e por estarem impulsionados sem perceberem por Lucifer(Demonio).
N gosto d filme d terror pq tenho medo (principalmente de levar susto),
e nao gosto de filme d suspense pq normalmente fico com raiva do final ou das coisas q acontecem no decorrer.