Não sei se já disse aqui, mas até o final do ano passado uma das minhas atividades profissionais era de professor. Esta é uma bela profissão, algo nobre e que, especificamente no meu caso, me deu prazer de exercer. Por motivos profissionais, acabei me afastando das salas de aula para me dedicar a outros afazeres.
Mantenho, no entanto, contato com os ex-colegas e foi de um deles que recebi uma listagem das pérolas do último vestibular. As afirmações foram retiradas de redações feitas por vestibulandos e, se mostram que muitos não tem o que dizer, também mostram que, ao lado da desinformação, há muita criatividade. Afinal, pensar em frase como estas, só sendo criativo.
Confira algumas das pérolas:
- O nervo ótico transmite ideias luminosas para o cérebro. (Se o sujeito é cego, o nervo dele deve emitir ideias sombreadas, não é mesmo?)
- O vento é uma imensa quantidade de ar. (Nunca teria imaginado.)
- Os Egípcios antigos desenvolveram a arte funerária para que os mortos pudessem viver melhor. (Nada mais justo! Não dá para passar a eternidade desconfortavelmente.)
- O problema fundamental do terceiro mundo é a superabundância de necessidades. (A criatura que escreveu isso deve ter raciocinado com a própria abundância e não com o cérebro)
- O Petróleo apareceu há muitos séculos, numa época em que os peixes se afogavam dentro ‘água. (Sim! Foi no mesmo período geológico em que as aves tinham vertigem e as minhocas claustrofobia.)
- As aves tem na boca um dente chamado bico. (Fiquei de queixo caído!)
- Lenda é toda narração em prosa de um tema confuso. (Entendeu, certo? Todo discurso de político é uma lenda.)
- Os ruminantes se distinguem dos outros animais porque o que comem, comem por duas vezes. (Este é um grande observador da própria família.)
- O coração é o único órgão que não deixa de funcionar 24 horas por dia. (Imagine o alívio que senti ao ler isso.)
- Quando um animal irracional não tem água para beber, só sobrevive se for empalhado. (Deve ter sido o destino do autor da frase.)
- A diferença entre o Romantismo e o Realismo é que os românticos escrevem romances e os realistas nos mostram como está a situação do país. (É… e ainda faltam várias para corrigir…)
- As múmias tinham um profundo conhecimento de anatomia. (Para mim, a mais “marcante” de todas. Esse deve ter colado essa resposta, não pode ter pensado nisso sozinho.)
- As plantas se distinguem dos animais por só respirarem a noite. (Que perspicácia! E que apneia, hein ?)
- As glândulas salivares só trabalham quando a gente tem vontade de cuspir. (Bem, já que cheguei até aqui… vamos adiante!)
- As Sociedades são Anônimas por que seus sócios não precisam de mostrar carteirinha. (O “não precisam de mostrar…” só não é pior do que o costumeiro “tipo assim…”)
- A respiração anaeróbica é a respiração sem ar que não deve passar de três minutos. (Meu medo é descobrir que um quadrúpede desses foi meu aluno…)
- O calor é a quantidade de calorias armazenadas numa unidade de tempo. (Fala a verdade. Não te dá uma sensação de vazio, impotência?)
- Antes de ser criada a Justiça, todo mundo era injusto. (Graças a Deus, esta foi *a última*…)
As frases iniciais são dos alunos e entre parênteses está o comentário do professor responsável pela correção. É compreensível as reações que teve, já que ficou encarregado de ler o que os vestibulandos escreveram. Mas, aqui pra nós, não são criativas as frases?
O fato é que, deixando de lado a brincadeira, o que temos visto é que a cada ano as coisas pioram e os alunos chegam aos cursos universitários sabendo menos e com menos capacidade para desenvolver um pensamento articulado. Tudo isso, sabemos, é fruto da pouca importância que a educação tem no Brasil.
25 Respostas
grande lino,
passando aqui para me encantar com seu texto enxuto e objetivo.
também lecionei(na rede pública)durante 32 anos.não quero mais ( não há retorno).
os brasileiros,principalmente,os mais jovens não lêem mais (seus pais certamente não lêem).
fazer o queê!
paz e luz!
qdo puder passe “lá”.tertu
Lino,
no caso, a doença tem cura: mais livros e menos televisão e jogos de computador.
Um abraço.
Lino, concordo com o Jens. Os jovens não sabem escrever ou falar e não possuem nem mesmo os conhecimentos gerais que deveriam ter. Se conseguÃssemos aliar esta criatividade que eles possuem aos estudos e preparo terÃamos excelentes profissionais, cientistas e empresários no futuro. Aliado ao fato de que eles não se esforçam nos estudos, ainda temos o governo que não oferece educação descente para os jovens de seu paÃs. Isto é uma lástima…
Imaginemos que sejam jovens de 18 a 20 anos na média, que fazem essas provas.
Não sabem ler, nem escrever direito e pensar é ficção mas, perguntemos para eles:
– Quantos de vocês já transaram?
– Quantos de vocês já têm filhos?
– Desde quando bebem cerveja?
– Já cheiraram?
– Desde que idade saem à noite e voltam de madrugada para casa?
Sinceramente Lino, isso aà não é culpa apenas do pouco valor que se dá à educação neste paÃs, é culpa de um povo irresponsável, de mentalidade irresponsável. EU vejo muitos jovens que nunca arranjam meia hora para estudar ou ler um livro, os mesmos que se reúnem em postos de gasolina ou boates ou bares para beber e “caçar”, e que nas escolas agem como verdadeiros animais…frutos de pais irresponsáveis num paÃs que não pune quem viola a lei… o resultado são essas frases que você pôs aÃ, com a mais absoluta falta de caráter ou bom senso…
É como vc disse,LINO: por mais engraçadas que pareçam,as coisas vão mesmo de mal a pior.
Mas tbem,convenhamos,qdo a educação é tratada como um “negócio” o resultado so pode mesmo ser este.
Abração!!
Em um paÃs que o presidente tem orgulho de ser semi analfabeto isso chega a ser coerente ué.
Ao menos essas “pérolas” de sabedoria nos fazem rir, o que em si é muito bom, Lino.
BeijUivooooooooooooosssssss da Loba
Foram inscritas nas redacoes? sao criativas sim, rsrs.. nao vou tercer comentarios sobre a educacao…quem sou eu, mas tem muita gente que chega a universidade mesmo com problemas..e esses problemas vem sao causados por professores desqualificados e pelo sistema de educacao como um todo.
Olá Lino! Puxa, que pérolas hein… fala sério! Às vezes eu não acredito que o ser humano consegue chegar a tanto… o pior, é que depois me conformo que sim, ele chega, aff! Bjokas!!!
Realmente, é preciso ser criativo para escrever umas pérolas destas. Mas parece qua atualmente a educação é a última das preocupações, infelizmente. Um abraço.
e pensar q o futuro da naçao esta’ nas maos deles…..
Seria cômico se não fosse trágico, né, Lino?
Aos nossos estudantes, só um conselho: Leiam muito, pois só assim o futuro será colorido e não em preto e branco, como tem sido.
Bjão.
Lino, fiquei de queixo caÃdo. O pessoal além de escrever errado, não consegue sequer raciocinar sobre o que está escrevendo. É nisso que dá anos a fio de pouco interesse do governo em investir na educação dos jovens. Triste paÃs o nosso. Beijocas
Também já fui professora e privilegiada neste entido pois dei aula na UFMG que é onde os melhores alunos estudam (pelo menos os mais preparados para a alta concorrência do vestibular), e mesmo assim a postura dos alunos deixa muito a desejar…e como!!! Nas faculdades particulares então nem se fala…
Ah, uma tristeza muito mais ampla é a situação da educação neste paÃs…
São criativos, sim, lino, mas sem conhecimento nenhum.
Como você alertou no final do post, cada ano que passa os jovens estão menos capaz. E é por isso que o mercado é tão carente de competência.
Muito bom para algumas gargalhadas, e algumas delas até fazem sentido, se estudadas, até podem mudar o rumo de muita coisa na face da terra, HeHe. Abraço Lino.
Lino, boa tarde..
já nos divertimos aqui no escritório com a leitura das pérolas…
Passando aqui, em um intervalinho, não resisti e em um minuto todos estavam ao redor do meu Cp…
Ao ler que vc era (é) professor, senti uma imensa curiosidade em ler seu perfil, coisa que nunca havia feito antes, pois gosto de descobrir as pessoas pelos seus posts. Mania minha.
A minha surpresa, foi com sua foto! eu te imaginava completamente diferente! coisa maluca a imaginação!
te imaginava economista,especialista em assuntos futuros ( bolsa, mercadors , açoes, ) e não me pergunte pq…rsss
ainda, sempre te via magro e alto, fazendo estilo suplicy, metódico…
morri de rir ao ver um tipico universitário/intelectual de barba..
sei que não tem nexo isso, mas foi o que aconteceu agora…
Perolas de marilia…
um abraço e boa semana!
Oi amigo querido, lindo e maravilhoso… vixi, me empolguei, pensei estar lá no grupo AO, rsrsrsrs… VOLTEI! Qto as pérolas, sempre me divirto qdo as leio, essas então, estão de gargalhar mesmo, pena né?!?! Se houvesse mais investimento na educação, poderÃamos nos divertir com outras coisas… Saudades, ainda não tive tempo de enviar email ao grupo, mas to indo na “casa” de todos… Beijão fessor!
As múmias tinham um profundo conhecimento de anatomia. essa foi a melhor… o cara q escreveu isso estava viajando na maionese né?
Big beijos
É, mas esta de respiração das plantas à noite…é terrÃvel! Uma que gostei muito é de uma prova. A professora perguntou: – Qual a função do esqueleto? Aluno: – atacar o Castelo de Greiscou (a grafia não é a correta)…
abçs
Lino, concordo com voce, criatividade é o que não falta pra esses jovens. Pena que eles não estejam sendo estimulados a usarem essa criatividade a seu proprio favor da maneira como deveriam usar.
Eu não os critico muito não porque acho que o sistema educacional Brasileiro não é la aquelas coisas. Acho que o estimulo a criatividade é importante e talvez essa seja a unica maneira que eles consigam desenvolve-la dentro de algumas de nossas instituições.
É uma pena!
impressionante como conseguiu compilar tanta asneira num só post…
saudações.
Gente, nunca li tanto absurdo junto 😆
Mas Lino, eu discordo quando falam que o problema é a qualidade da educação, tá certo que não é lá essas coisas, mas é o seguinte, pra mim o que mais conta é o interesse dos alunos, se o problema fosse só a educação em si, era para ser todo mundo burro, agora porque uns aprendem e outros não? Sempre observei nas escolas que estudei que o que falta é interesse dos alunos, se vc se interessa vc vai atrás, estuda, pesquisa, ou seja vc supre a falta de uma educação deficiente, ainda mais hoje em dia com internet e a facilidade de se fazer pesquisas.
Mas sabe o que muitos fazem com isso? ao invés de pesquisar e fazer seus proprios trabalhos, não vão lá só para copiar os dos outros.
Com um povo preguiçoso e sem interesse não há boa educação que resista.
bjs
Ah sim, quando estudava havia professores interessados em passar suas materias e aqueles que só queriam ficar de papo nas aulas, adivinha quem os alunos gostavam mais?? rss
bjs
Impressionante! Séria cômico se não fosse trágico.