Você gosta de música? Se gosta, já ouviu falar de Eagles, um grupo dos Estados Unidos? Ou, então, de um outro grupo, chamado Boston? Não. Pois saiba que sua cultura musical é falha. Ou, pelo menos, não está antenada com dois dos maiores vendedores de discos – quando eles eram populares, lembram? – da história da música.
O Eagles (foto acima), que tem uma música símbolo, Hotel Califórnia, vendeu a bagatela de 29 milhões de discos com o álbum Their Greatest Hits, 1971-1975. E o Boston, com um disco do mesmo nome, vendeu nada menos do que 16 milhões. Entre os maiores vendedores de disco de todos os tempos estão, por exemplo, os Beatles. Mas eles não são os campeões, não. O primeiro lugar é mesmo do Eagles.
Veja, dos grupos e artistas que venderam acima de 15 milhões de discos, quais você conhece e gosta:
- Eagles: Their Greatest Hits, 1971-1975 (Asylum) – 29 milhões
- Michael Jackson: Thriller (Epic) – 27 milhões
- Led Zeppelin, Led Zeppelin IV (Atlantic) – 23 milhões
- Pink Floyd , The Wall, (Columbia) – 23 milhões
- Billy Joel, Greatest Hits, Volumes I & II, (Columbia) – 21 milhões
- AC/DC, Back in Black, (Epic) – 21 milhões
- Garth Brooks, Double Live, (Capitol Nashville) – 20 milhões
- Shania Twain, Come On Over, (Mercury Nashville) – 20 milhões
- The Beatles, The Beatles (Capitol) – 19 milhões
- Fleetwood Mac, Rumours, (Warner Bros.) – 19 milhões
- Whitney Houston, The Bodyguard (soundtrack), (Arista) – 17 milhões
- Boston, Boston (Epic) – 17 milhões
- Led Zeppelin, Physical Graffiti, (Swan Song) – 16 milhões
- The Beatles, The Beatles: 1967–1970, (Capitol) – 16 milhões
- Elton John, Greatest Hits, (Island/Mercury) – 16 milhões
- Eagles, Hotel California, (Elektra) – 16 milhões
- Hootie & the Blowfhish, Cracked Rear View, (Atlantic) – 16 milhões
- Garth Books, No Fences, (Capitol Nashville) – 16 milhões
- Alanis Morissette, Jagged Little Pill, (Maverick) – 16 milhões
Olhem bem a lista e vejam que, dos artistas atuais, que fizeram sucesso, os únicos que aparecem são Alanis Morissette, Shania Twain – viu, Lulu? – e Garth Brooks, que é um “caipira” de lá, pouco conhecido no Brasil, mas que tem um megassucesso. Os outros, com exceção dos Beatles e do Led Zeppelin, não são muito conhecidos por aqui.
Esta estatística é da asociação dos produtores de discos nos Estados Unidos. Pelo que eu entendi, nos números não estão somadas as vendas fora dos EUA. Como não achei uma estatística mundial, aqui fica um bom exemplo de como se vendiam discos há alguns anos. Hoje, nos tempos da internet e do download fácil, é outros quinhentos.
Ah! E se você não se lembra hoje é o Dia Internacional do Rock, o que torna o assunto apropriado, já que os maiores vendedores de disco são roqueiros. E dos bons. (Via Infoplease, em inglês)
EM QUE MARCA VOCÊ CONFIA?
A pesquisa que vai apontar qual é a marca mais confiável no entender dos leitores deste blog, continua. Até agora quem está levando vantagem é a Nestlé e um dos argumentos de quem nela votou é que, fabricando alimentos infantis, ela é confiável.
O segundo é também da área de alimentos, a Kibon. E surpreendentemente, a Coca Cola, que começou com toda força, está em terceiro. E então, você já votou? Se não o fez, vá Ã barra lateral, escolha uma ou mais opções e vote.
E O BLOG DO MÊS VAI PARA….
Promessa é dívida, sempre dizia meu pai. Como bom filho, acabo seguindo sua orientação e procuro cumprir o que prometo. E uma das promessas que fiz foi nomear, a cada mês, um blog que frequento e gosto, indicando-o como Blog do Mês.
Não é um prêmio, mas uma indicação. O primeiro indicado foi o Crônicas do Joel, em junho. Agora, o segundo é o Marconi Leal, que tem um humor ferino e usa, muitas vezes, o cotidiano para fazer rir, ou não. Acho que vale a pena a leitura. Confiram e me falem.
32 Respostas
é…conheço a maioria…teu post combina com o dia de hj né?! apesar de ser “sexta-feira 13”.rs é tbm Dia internacional do rock..rsrs,
bjão Lino..
Pois é… do pink floyd eu tenho tudo até delicate sound of thunder (acho que o nome é assim, estou com preguiça de ir olhar lá no LP), esse disco dos eagles eu também tenho, rsrsrsrs…
Mais tarde passo para conhecer o blog do Marconi, e também o de junho, porque acho que perdi esse post.
beijão!!!!
Lino, eu adoro Led Zeppelin e Elthon Jonh, apesar de ser muito mais fã de m´sucia brasileira.
Creio que nestes temposmodernos, os cantores e bandas irão encontrar outra forma de ganhar dinheiro com seu trabalho.
Beijos, bom final de semana.
Lino, essa lista não vale muito como comparação, na época dessa galera ou se comprava os discos, ou não se ouvia. Além disso, “comprar” um disco ou alguma coisa era um ato nobre, demonstrava “honestidade”. Agora me digam leitores e comentaristas, quantos CDs vocês compraram nos últimos 3 anos e quantas músicas baixaram ilegalmente pela internet? Download fácil tb não é desculpa, já que antes se podia copiar os discos em fitas, a questão é falta de vergonha mesmo, é o hábito da desonestidade com a desculpa de que as coisas são caras. ok???
Abração queridão
Lino, quando eu li a tradução de Hotel California fiquei pasma com a porcaria que é. Hoje em dia quando eu escuto, eu finjo que não estou entendendo. Para mim o número um era o Michael Jackson. Foi surpresa. Beijocas e um belo fim de semana.
Opa, conheço quase todos e, falando em DVD pirata, comprei um semana passada com os melhores 96 clipes de música (nem todas são boas) mas lá estava o Hotel California. Na verdade, meus preferidos não venderam tanto assim mas cito eles: Black Sabbath, Uriah Heep, Focus, T.Rex do genial Marc Bolan (falecido) e Status Quo. É isso…
Tirou esses do fundo do baú.
Bem, adoro música e isso me leva a apreciar os mais diferentes ritmos. Já curte Alanis, hoje não aguento mais as suas baladas. Também adoro Eagles e nunca fui muito fã dos Beatles. Acima de tudo aprecio Paul e não concordo com os que dizem que o John era a alma do grupo. Por falar em John, amo o Elton… (risos). Suas músicas são maravilhosas. Ando ouvindo Original Sin, que não é dele, mas na voz dele ficou maravilhosa.
Bem, vou indo que a tarde me espera.
Abraços e um ótimo final de semana…
Oi lino…
Tô surpresa com o numero um!!!
acha que seria dos beatles ou do elvis…, que sequer aparece…
tô com a Yvonne…quando vi a tradução da hotel california quase morri… é horrorÃvel…..é tal qual alguem tentar traduzir a marseillese…..fica pior que letra de samba enredo…
Já votei…..
e votei na coca-cola…rsss bjos e otimo fim de semana1
vou lá na sua indicação!
o do joel, eu amo!
Pois é, até que eu tenho contribuÃdo pra fortuna de alguns desses aÃ. Essa estatÃstica é relacionada à venda por tÃtulo, Lino. Na vendagem total, acredito que Beatles esteja um pouco acima, além do Elvis Presley, por exemplo, que não aparece aqui.
Alguns eu conheço,claro,mas nunca tinha mesmo ouvido falar no “BOSTON”.
Fico imaginando se não teriamos surpresas aqui no Brasil ao fazerem uma lista como esta.
Muita gente ia cair de costas,LINO
Abração!!
Lino: para mim os roqueiros são, a maoiria, ilustres desconhecidos. O rock não é o meu gênero musical predileto. Hotel Califórnia em conhecia, mas nunca liguei à música ao grupo.
***
Bem, democraticamente manifesto meus parabéns à moçada do rock. Som na caixa!
Bom findi.
Eu já tinha percebido que estes númeos só se referem aos USA. Valendo o mundo todo, o The Beatles vendeu mais. E acho que o campeão ainda é “Thriler”. mas no total de todos os álbuns, acho que Elvis e Beatles estão na frente de todos. Também senti falta do Peter Frampton. O “Comes Alive” vendeu mais que pirulito em porta de colégio. Carpe diem. Aproveite o dia e a vida.
Ah Lino… rs q fofo me indicando no post, claro q eu sabia q a SHania tinha vendido 20 milhões no cd Come on Over q tem como sucessos as músicas: From This Moment On, Still The One, Man I Feel like a Woman!
Big Beijos
Lino, dos campeoes de venda que voce citou fico com os roqueiros Led Zeppelin, Pink Floyd e AC/DC. Se o Michael Jackson esta entre eles, e a Madonna? Os fas de Michael Jackson que me desculpem, mas se ele dependesse de mim para comprar um disco ia morrer de fome! Quanto a indicacao do blog do mes, e realmente merecido, um humor inteligente e refinado!
Um abraco,
Rosana
Nunca fui de gostar muito de internacional.
Ainda mais de raridades como essa. Mas os Beatles são os que mais me chama a atenção.
abraços
Tirando o Garth Brooks, Michael Jackson, Billy Joel, Whitney Houston e a Shania Twain, todos um pé no saco, a lista até que é boazinha.
Mas americana demais para o meu gosto. Nessa área, os inglêses são mais realistas.
Um abraço.
Muito obrigado pela indicação, Lino, tanto mais importante por ser você quem a faz. Quanto aos grupos musicais, fico com o Pink Floyd. O The Wall, campeão de vendas, é realmente uma maravilha. Abração.
Lino conheço quase todos e gosto da maioria que conheço. O blog que indicou ainda não conheço, mas vou por lá.
Linkei vc por lá.
Bom fimde
Beijinhos
Só 3 que eu não conheço, pelo menos de nome.
Bjs
Tempos atrás eu conheceria tanquilamente essa lista, mas hoje em dia ando totalmente desatualizado. A maioria conheço. Os Eagles pode ser que eu conheça alguma de ouvido, pode ser, mas pode ser que não. Nunca tinha ouvido falar deles, pelo menos que me lembro. Ando mesmo desligado da música, era muito ligado antigamente, mas isso passou. Bom fim de semana.
Sou um pessimo fã…gosto de um monte de coisas e depois deixo de gostar, ou gosto muito de um cd apenas de alguns artistas outros não …adoro Alanis…gosto de muitos cds da Madonna…odeio rolling stones e adoro u2…no Brasil? Rita Lee com a Banda Tuti Fruti, Gal Costa setentista, o rappa, zeca baleiro, rita ribeiro, chico cesar, daniela mercury xiiiiiiiiii a lista não acabaria!!!
abs
Lino, querido.
Bom domingo e muito descanso….
bjos
HUhauauahua
O mundo tem sua poucas e boas e tudo passa “meu velho”….
Conheço a maioria.
Beijocas querido
Que surpresa, conheço todos!!!
Eu amo música, mas gralmente não presto mto atenção em nome de nada, hahhahah. Enrtetanto deve ficar tudo no meu sub-cosnciente pois fui lendo e lembrando as músicas….
bjos e ótima semana!
Lino, adorei seu post, simplesmente porque amo música! Ouço música todos os dias e até mesmo no trabalho. Para todos os momentos da minha vida, tenho uma trilha sonora. Sim, eu conheço Eagles e vários outros da lista!
Excelente semana e beijos…
Lino, alguns já nem lembro mais. Outros são inesquecÃveis. Bom relembrar.
Boa semana!
Bjs
Conheço todos da lista, amo Beatles, Billy Joel, Elton John… Só não gosto nadinha de AC/DC. Esses, nem me pagando…rs – Agora senti falta de nomes como Elvis, Madonna, Meat Loaf… Beijos.
Lino: não conheço os Eagles. Não mesmo. No mais conheço quase todos. Adoro Beatles… Quem não gosta? O pessoal reclamou da ausência do Elvis. Pois é, eu tb gosto dele.
Bjs
para vc!
marta
Ah! amei oo dois blogs que indicastes!
Essa é a lista dos discos mais vendidos nos Estados Unidos. A Recording Industry Association of América (a associação de produtoras e distribuidoras de discos e cds dos Estados Unidos)também publica a lista dos artistas que mais venderam discos em todos os tempos nos EUA. Veja quem você conhece:
Artista Mihões de Cópias Vendidas
1 – BEATLES, THE 170 milhões
2 – BROOKS, GARTH 128
3 – PRESLEY, ELVIS 119
4 – LED ZEPPELIN 111.5
5 – EAGLES 100
6 – JOEL, BILLY 79.5
7 – PINK FLOYD 74.5
8 – STREISAND, BARBRA 71
9 – AC/DC 71
10 – JOHN, ELTON 70
11 – STRAIT, GEORGE 68
12 – AEROSMITH 66.5
13 – ROLLING STONES, THE 66
14 – SPRINGSTEEN, BRUCE 64
15 – MADONNA 63.5
16 – CAREY, MARIAH 62.5
17 – JACKSON, MICHAEL 61.5
18 – METALLICA 58
19 – VAN HALEN 56.5
20 – HOUSTON, WHITNEY 54
21 – ROGERS, KENNY 51
22 – U2 50.5