Uma das discussões recorrentes, principalmente no meio científico, é se existe vida fora da terra. Os cientistas, impossibilitados de visitar outros planetas e galáxias, especulam e não vêm razão para a não existência de vida. Aliás, olhando-se a questão de perto, talvez seja muita pretensão achar que estamos sozinhos no universo. Bom, então seguindo a ciência, vamos admitir que exista vida. Mas como ela será? Aí, as coisas começam a pegar e, seja que ponto de vista se adotar, ninguém pode responder com segurança. As pesquisas, até agora, caminhavam no sentido de procurar, fora da Terra, condições idênticas as que proporcionaram o nascimento da vida aqui.
O caminho era o de seguir a água e, nela, o carbono, de que todos nós somos feitos. Só que, agora, em um painel promovido pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos – aqui, em inglês – surgiu um novo rumo. O que cientistas consideram é que, lá fora, a vida pode ser tão estranha que, ao encontrá-la, podemos não a identificar.
Assim, os cientistas admitem que fora da Terra a vida pode nada ter a ver com o carbono e muito menos precisar do que chamam de sopa primordial, que proporcionou o nascimento da vida no planeta. Como será? Ninguém sabe. Mas pode, muito bem, aproximar-se do que alguns filmes de ficção científica mostram, com formas bizarras, monstruosas mesmo. Ou, simplesmente, com um tipo de vida que sequer imaginamos.
E você, o que acha? Acredita na existência de vida fora da Terra? E se ela existir, como acha que será? Parecida ou diferente da nossa? Neste caso, a nossa opinião é tão válida quanto a dos cientistas, pois eles também não sabem. Então, vamos opinar. (Via Reuters)
MAIS UMA INDICAÇÃO
Nos últimos tempos este blog tem sido bem premiado. Primeiro, o foi como um blog que faz pensar, dado por diversos blogueiros. Depois, como uma das 7 maravilhas da blogosfera – nada menos do que 14 indicações – e, agora, acaba de receber a indicação para o Blog Ativista.
Como disse na premiações anteriores, a escolha me deixa honrado e satisfeito. Mas não acho que o blog seja ativista. Fico, no entanto, muito agradecido á Raquel Moniz, do Pensamentos Soltos, que fez a indicação. Se você estiver interessado em conhecer melhor a ideia, vá ao Bodega Cultural.
21 Respostas
Lino, antes de mais nada parabéns pelo prêmio. Querido, eu acredito que possa existir vida em outros planetas. Porque apenas o nosso seria contemplado? Beijocas
P.S.: Continuo votando.
Parabéns por mais essa indicação, Lino!
E, quanto ao seu post, copmo já comentei por aqui, vida extra-terrestre há de ter!
Mas, que deve ser bem diferente da nossa, isso sem sombra de dúvida.
Mas nada como um intercâmbio intergaláctico não resolva, né?
Bjo.
Texto interessantÃssimo!
Por esse motivo vc possui um blog activisa!!
Vem buscar o selo no encanto!
Lino, parabénsssss!!!!
Vc realmente esta sempre em movimento e criando debates interessantes!
eu acredito que exista vida sim…mais num quero encontrar com eles nãoaoaoaoao
tenho medo de disco voador e ovnis…
è serio!!!!rsss
bjos
Lino! Eu acredito em vida fora da Terra, mas nem me pergunte o tipo, formas…isso nem tenho noção..rs, e tbm não fico imaginando como poderiam ser..rs
Bjos..
Não duvido que exista vida fora da Terra. Afinal, como disse a Yvonne no primeiro comentário, porque apenas nós terÃamos este privilégio. O universo é grande e tem lugar para todos.
***
Parabéns por mais este prêmio.
Um abraço.
Acredito q tenha vida lá fora sim Lino, só q existe muita curiosidade de como seria essa tal vida…
Big Beijos
Você merece os prêmios que ganha, querido Lino!!!!
E sim, eu acredito em tudo até que me provem o contrário, rs*
beijocas e boa semana
MM
O problema é como imaginar uma vida a base de fluor, por exemplo. Seriam gigantescos seres feitos de pasta de dente? ehehehe
Mas brincadeiras a parte é muita pretensão imaginarmos que estamos sós no universo.(shakespeare, otelo, Ato III cena 67)
Sobre este assunto tudo é especulação.Eu não acredito em vida fora da Terra mas o cientÃsta tem que acreditar porque é a base de tudo para o cientista acreditar que tudo seja possÃvel na ciência.
Acho que o universo é grande de mais para só existir a Terra com habitantes !!!
Mas acho que são seres completamente diferentes de nós ! Afinal fomos feitos a imagem e semelhança de Deus e eles não devem ter sido !
Beijinhos ,
Bel .
Engraçado como a ciência costuma copiar ou se inspirar nos ficcionistas, de vez em quando. Carl Sagan já dizia isso há trinta anos. Assim foram muitas invenções e descobertas dos cientistas, como aquela mochila que os astronautas usam para andar no espaço, sucessora dos cordões umbilicais. Batizaram-na de Flash Gordon, uma vez que o herói dos quadrinhos já as usava nos anos 50.
Acredito sim que exista vida fora da terra. Como ela é?… bom… talvez parecida com a minha famÃlia, pelo menos de vez em quando acham que somos meio ets… :-))
Beijão!
Pra mim não existe vida, como a nossa, lá fora, pode haver bactérias, fungos e etc, mas seres inteligentes só aqui, por isso somos únicos e deveriamos cuidar melhor do nosso planeta, pois igual a ele não tem, se o destruirmos estaremos acabando com nossa propria existência.
O homem, igual gafanhotos, prefere pensar que há um outro planeta igual ao nosso lá fora, assim quando esse aqui não nos servir mais, partimos para o outro. Mas isso não vai acontecer, pode escrever isso para as gerações futuras, somo únicos no universo.
bjs
O universo e tão extenso de forma que a terra representa apenas um grão de areia nele, como voce mesmo disse seria muita pretenção nossa achar que somos unicos seres viventes. Os cientista no entanto dizem que devido a falta de água e gases indispensaveis a vida humana aqui na terra , seria quase impossivel existir uma forma de vida semelhante como a nossa nos planetas da nossa galaxia.
Mas é mesmo como voce falou, estamos limitados à aquilo que conhecemos, de forma que aquilo que não se pode provar não pode-se afirmar. É claro que pode haver uma forma de vida completamente diferente do que se possa imaginar ou provar pelos metodos cientificos humanos. Talves ate sejam invisiveis aos nossos olhos.
Eu creio em Deus, nos anjos e na Biblia e ela fala da existencia de outros mundos, fala tambem de filhos de Deus se apresentando diante da presenca do Pai e um representante da terra entre eles. Quem sabe esses filhos não são representantes de outros mundos. Se isso for assim então com certeza há outras formas de vida em outros mundos distantes.
Vida deve existir, o universo é dinâmico, sempre em movimento, o problema seria identificá-la como tal. Se para nós inteligência é moldar nosso planeta em função de nossas necessidades, pode haver outras espécies que tem necessidades diferentes das nossas que o façam também. Ou outras que seguem a lei da natureza, como os animais…Um abraço, Lino.
É Lino,
Sempre se especulou mt sobre vida lá fora, mas… Ainda não vi um ET e nem sei se quero ver, não temos cuidado direito de nós mesmo e de onde vivemos…
Às vezes eu acho q tem vida lá fora outras não… Fica sempre aquela duvida mesmo.
Parabéns pelos prêmios…vc merece!!!
Beijoss e bom dia!!!
Eu acho que há vida lá fora, e conforme for, ela pode ser muito diferente daquilo que nós reconhecemos como vida.
O mesmo se aplica a vida inteligente.
Carl Sagan dizia que diante da imensidade do espaço e da infinidade do tempo, era um prazer e uma alegria poder compartilhar uma época e um planeta com os amigos…É isso aÃ, seria muitoa pretensão nossa acharmos que estamos sozinhos no universo…
Abraço
Fernando
Sobre seu prêmio, pelo que vi esse cara do Bodega Cultural é um ardoroso fã de Hugo Chávez e de Fidel Castro, é isso mesmo??? E vc tá nessa?
Lino,
Como tantos ja disseram aqui, seria pretensao nossa achar que nesse Universo infinito fossemos os unicos seres inteligentes. Alias, eu acredito que somos seres em evolucao e acredito que, quanto mais evoluidos, menos materia densa precisaremos para existir. Acredito que existam planetas com seres mais evoluidos que nos, e que eles sejam formados por materia mais sutil que a nossa. Essa teoria nao eh invencao minha, falo com base nos livros de Allan Kardec, codificador da doutrina espirita.
Um grande abraco,
Rosana