Há algum tempo o Ibope fez uma pesquisa em várias regiões do Brasil para apontar quais são as marcas vendidas no Brasil em que o brasileiro mais confia. A lista, como não poderia deixar de ser, é bem grande, já que cobre praticamente todos os campos, indo do creme dental preferido ao plano de saúde que tem maior credibilidade.
Descobri a pesquisa por um acaso e achei que o assunto, por ser interessante, poderia virar uma pesquisa, aqui no blog. Só que, como são muitos itens, resolvi que o critério para listar os participantes seria de aprovação igual ou superior a 50% da marca pelos entrevistados do Ibope. Quais os índices? Não vou dar. Eles serviram, apenas, como referência.
O que proponho é que se escolha, entre as listadas, qual é a marca que tem maior credibilidade. A votação, como nas pesquisas anteriores, será feita durante 15 dias. No final, vou comparar os percentuais de cada marca com os resultados obtidos pelo Ibope.
Ah, diferente das pesquisas anteriores, aqui você pode escolher mais de uma marca. O único problema é que terá votar em uma de cada vez. Como o objetivo não é escolher a mais confiável e sim as mais confiáveis, vale o voto múltiplo.
Então, dê uma olhada na barra lateral, escolha uma opção e vote. Além disso, deixe um comentário falando sobre sua escolha.
A MAIORIA CONDENA
A questão que os leitores do blog acham mais eticamente negativa é o suicídio assistido, que também é chamado de eutanásia, com 30% do total de votos. Em segundo lugar, muito próximo, vem a pena de morte, com 27%. O argumento, nos dois casos, é o mesmo: ninguém tem o direito de tirar a vida do outro
O terceiro item mais votado, com uma reação no final, foi a clonagem humana, com 21% do total. Os testes com animais, em terceiro lugar durante um bom tempo, acabou caindo, ficando em quarto, com 19%. A pesquisa completa está aqui em O que é eticamente condenável.
Um ótimo final de semana para todos.
31 Respostas
Achei muito interessante essa sua última pesquisa e já vou lá responder a nova. Querido, um belo fim de semana para você. Beijocas
Interessante, vou dar uma olhada nos resultados e votar na nova! Vamos ver as marcas de confiança!
Bjos
Confiar,confiar ,eu não confio em nenhuma. Mas ficou lá o voto pra aparentemente menos pior,heheheh
Abração,LINO!!
Lino, eu realmente adoro seus memes e suas ideias genias de estar sempre querendo fazer uma abordagem nova sobre temas do cotidiano.
disse outro dia em um blog amigo, que adoro ver propaganda, e tenho algumas marcas preferidas. logo, vou votar correndo.
o resultado da pesquisa anterior, me diz que meu voto foi vencedor…
posso te sugerir pesquisa para eleger o deputado e o senador mais calhorda? pode incluir juizes… acho que vai bombar…literalmente.
abraços e bom fim de semana!!!
Ei , Lino!!…já votei!!
Bjos..ótimo fim de semana…
Ninguém tem o direito até que te tiram a vida. Vão argumentar com um bandido. E ver sofrendo, em doença terminal, um ente querido e achar que nao deve abreviar esse sofrimento é de lascar. Devem ser as mesma pessoas que vão para a apulista protestar contra o Bush e não vão exigir que os politicos façam o que devem, e não roubar. Mas como opinião é opinião, e ainda se pode opinar nesse paÃs, cada um sabe do seu.
Opa vai ser legal votar.
Big Beijos
Minhas marcas mais confiáveis são : Coca Cola , Kibon , Nestlé , Sadia , Bombril , Tv Globo …
Beijinhos ,
Bel .
Eu fico com a Nestlé, acredito que o produto por ser basicamente direcionado a alimentação infantil, é de boa qualidade. Cartões de credito, banco, e planos de saúde, nem deveriam constar na lista. beijo querido!
Pesquisa é sempre interessante nem que for para sondar opiniões.
Rapais… Legal essa pesquisa…. o Brasileiro confia muito no que consome, mas as vezes devemos diversificar um pouco para não se acostumar com uma “moléstia” só hehehe…. Abs
Lino, me permita apenas uma correçãozinha, por favor. Como comentei no dia em que você postou a pesquisa anterior, há uma diferença técnica entre suicÃdio assistido e eutanásia, embora o resultado seja o mesmo. No caso da eutanásia, seu autor tira a vida de outrm desligando os aparelhos que o mantém vivo, ou aplicando-lhe uma injeção letas, por exemplo; já no suicÃdio assistido, aquele que será morto é que realiza o ato terminal, apertando a seringa ou desligando os aparelhos, aquele que o assiste “apenas” lhe dá meios para isso, como introduzindo-lhe a agulha ou colocando o interruptor em suas mãos.
Quando se tem respeito pela propria vida, aprende-se a respeitar a do proximo tambem.
Vou la responder a outra.
No momento em que instituem a pena de morte para uma pessoa, estão sendo assassinos também. com certeza ninguém tem direito de tirar a vida do outro. Usar de uma lei pra isso não diminui a ação, e além do mais, nada justifica. Existem outros meios para se punir.
abraços
achei bem interessante tambem…
Venho aqui nomear-te como “blog ativistaâ€, passa no meu blog e retira o banner para colocares no teu.
Vc colocou marcas confiaveis, dificil excolher, entao pra isso terei q votar tantas vezes qto sao as marcas ali dispostas..
Buona domenica,
Meire
Boa tarde Lino!
Interessante…
Nem vejo como uma questão de confiança, digamos que certas marcas tem mais credibilidade qu as outras…fruto de muitos anos no mercado e da boa qualidade…Vou lá votar…rs
Um bom domingo e um bom inÃcio de semana, Beijo, Cris
Boas marcas citadas dificultaram a minha escolha…e o que é legal é que mesmo existindo um marketing grande em todas elas o que venceu foi a qualidade isso é bom pq faz valer que o marketing ajuda a vender + não mantém um produto sem qualidade no mercado…Votei sem um critério de ordem na Coca Cola, no Omo e na Sadia..todas agregam valores, se renovam e se mantem no mercado…quando eu penso em refrigerante eu penso em? quando eu penso em limpeza domestica eu penso em? quando eu penso em produtos saudáveis eu penso em? rá rá rá Boa Semana!!!!
Nestlé… acho que já são quase 85 anos (ou mais) de tradição no brasil e nunca tive nenhum problema…
alumas justificativas pelo não-voto…
coca-cola de fato é uma bebida misteriosa que se sabe nao faz tao bem assim para o corpo, unimed por tratar de saude (que pressupoe rapidez, sorte, precisão,…) fica bem suscetÃvel a imprevistos, Visa por se tratar de dinheiro (basta uma pessoa interna com más ambições pra quebrar toda a credibilidade), Omo: pode ser o q lava mais branco, mas os comerciais de TV só engana bobo… tb sou editor e sei a facilidade q é fazer uma roupa ficar mais branca q a outra heehehe
Oi Lino, eu tenho algumas marcas confiáveis,como todo mundo,mas confio desconfiando. Até chocolate, viu… Rs.
Sobre condenar, condeno tudo o que fere a criação, a natureza. Beijos.
Otima semana a vc,LINO
Abraço grande!
Gostei do post abaixo…vou lá bisbilhotar…bjs e boa semana.
Nunca faço a opção levando em conta somente o preço. Acredito naquele ditado “O barato sai caro”. Mas tbem já comprei gato por lebre e confesso q o gato foi bem caro…rs
Beijos
Oi Lino
Ja votei.
Sou Nestle, afinal se permanece no mercado por tantas decadas e porque e boa mesma.
E a concorrencia e grande.
Beijinhos e boa semana
Eu acho que a solidez do passado não caminha com os produtos atuais, e isso acontece porque somos efêmeros em tudo, queremos mudar tudo até mesmo em nos mesmos, e as industrias transformam esse mode de pensar na porcaria que nos vendem.
Não há uma marca confiável na atualidade, pois tenho aqui em casa um liquidificador walita que tem 22 anos. Outro dia comprei um walita novo e não durou 90 dias.
BeijUivooooooooooosssssssss da Loba
Grande Lino,
Ficou complicado para eu votar. Eu não confio plenamente em nenhuma dessas marcas. No supermercado, pego a que estiver em promoção. Mas acho legal essa pesquisa.
Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.
Oie Lino! Confiar é complicado hoje em dia. Mas a que uso com frequência é Omo. Não sei se é mania, mas não acho que outros limpem tanto, quanto ele.
Boa semana!
Bjs
Olha, eu confio desconfiando…rs – E tem cada história escabrosa sobre a maioria das marcas; vai saber.
Lino, vejo uma distinção (embora pequena no olhar de muitos) entre a eutanásia e a pena de morte. Enquanto na primeira a decisão de morrer parte da própria pessoa, na segunda são outros que decidem o destino do vivente. A liberdade individual, digamos assim, vale no primeiro caso, e o assassinato legalizado, no segundo.
Claro que essa discussão é muito controversa, como já demonstrado nas calorosas defesas nos comentários da enquete – e nem poderia ser diferente.
Grande abraço!
E ‘tô’ sendo parcial, pois votei na pena de morte, heheheh…