Nome estranho existe em todos os lugares. No Brasil, por exemplo, eles são bem comuns – veja Votatin, ao seu dispor e Oceano Margarido – mas nesse tópico não somos diferentes de outros países. Só que, agora, as coisas começam a mudar e os pais começam a escolher nomes que estejam ligados a esta nova era da comunicação quase que total, da ligação on line.
Só que, agora, além das complicações antigas começa a surgir uma nova onda e ela foi detectada na Nova Zelândia. Segundo o Daddytypes, um casal pediu ao escritório de registro do país que registrasse o seu filho com o nome de 4Real – lê-se, em inglês, forril – que, numa tradução livre, significa “pra valer”. Pat Wheaton, o pai do bebê, justifica a escolha do nome, mas informa que o Governo lhe disse um sonoro não. E se fosse no Brasil, como seria?
De outro lado, da Inglaterra, vem a informação de uma homenagem aos boxeadores famosos, cujos nomes foram incorporados ao nome da filha de Maria Brown. Ela se chama Autumn Sullivan Corbett Fitzsimmons Jeffries Hart Burns Johnson Willard Dempsey Tunney Schmeling Sharkey Carnera Baer Braddock Louis Charles Walcott Marciano Patterson Johansson Liston Clay Frazier Foreman Brown.
Que nome, heim? Lembra um exercício antigo com o nome completo do imperador D. Pedro.
Mas este, na verdade, é um nome pequeno. Um irmão da Maria tem nada menos do 42 nomes do meio, aqueles que ficam entre o primeiro nome e o sobrenome, todos relacionados a boxeadores. E uma outra irmã, tem um pouco menos, 32 nomes. Estranho, não? (Via DaddyTypes, em inglês)
BLOGS E CULTURA
Alguns leitores acham que este blog faz pensar. Outros, afirmam que ele contribui para melhorar o planeta e alguns até acham que seja uma das 7 maravilhas da blogosfera. É muita responsabilidade, não acham?
Pois não é que, agora, ele entra, também, na categoria dos blogs culturais. E quem o colocou nesta categoria foi a Fernanda, do Loving me, for me, e o Marco, do Antigas Ternuras, que acabam de me conceder o Troféu Blog Cultural. Fico feliz, envaidecido, agradecido e isso aumenta, mais um pouco, minha responsabilidade de fazer o blog efetivamente cultural.
A premiação gera uma obrigação, que é indicar cinco outros blogs para o Troféu. Então, aqui vão eles: Abrindo Janelas, da Saramar, Ars Poiesis, da Crys e do Dácio, Caminhar, da Laura, Mulheres de Preto, da Daniele e a Taís Moraes. É claro que existem muitos outros, mas o número de indicações é limitado. Então…
31 Respostas
Lino tem nomes que realmente sao crueis…rs..
E parabens pelo trofeu, afinal falou cultura falor super Lino.
abs
Meire
Super Lino tem nomes que realmente sao crueis…rs..
E parabens pelo trofeu, afinal falou cultura falor super Lino.
abs
Meire
Uauuuuuuuuuuu
obrigada!!!
me faz bem pensar que vc pensa isto de mim. Hoje tive uma notÃcia triste, aqui leio algo que me faz melhor, é a vida.
Obrigada caro amigo virtual.
bj Laura
Até esqueci de te dar parabéns. teu blog é mto interessante, tem uma infinidade de assuntos, isto é sempre bom.
Laura
Nossa, que nomes! Aqui em Portugal ha uma lista de nomes que devem ser usados, fora dessa lista só em casos especiais, mas não vemos nada do tipo.
Parabéns pela indicação, você merece!
Bjos
Lino, já respondi.
Vai lá ver
Beijo
Ainda bem que preencher ficha na escola, não se usa mais. 🙂
Lino, você é cultura pura!!
Bom dia!! Beijus, Luma
Lino: eu fico aqui imaginando essas pobres crianças da Inglaterra aprendendo a escrever o próprio nome… já pensou???
Beijão!!!!
oi Lino, mais um prêmio merecidÃssimo! Parabéns!
Sobre os nomes, tenho dó dos inocentes que depois terão que conviver com o vexame, seja na escolinha, ou na vida social, ou no emprego. Veja o caso de Riroca da Baby Consuelo, de Fotocópia, Xerocópia e outros tantos… E eu que critiquei tanto o meu nome, rsrs.
Beijo!
Oi Querido!
Pois é, esse negócio de nome é complicado mesmo, vc deve ter visto o caso da garota daqui de SP com o nome “James”, coitada! está passando por varios problemas, e tudo pq na hora de registrar colocaram “sexo masculino” ( mas tbm com este nome qualquer um confunde, rs), e ela está gravida, não consegue fazer nem o pré-natal, fiquei com dó dela…Acho q os pais deveriam pensar um pouco, e ter bom senso pq quem sofre é o filho!!
Eu passei por isso, não chega a ser estranho, mas meu primeiro nome é diferente e nunca eu gostei (Élida), mas ainda bem q minha mãe colocou o Tatiane no meio..rs
Beijos..
Fico me perguntando se não podera haver alguma lei que proibisse ceertas aberrações. Mas aà ja seria censura. Mas tbem tem a vontade do coitado do recém-nascido que vai ter que viver eternamente com um nome tipo “Um dois tres de Oliveira quatro “.
Ninguem merece!!
Abração,LINO
Você merece os prêmios todos, querido Lino!!!!!!
beijocas e boa semana
MM
Um dos critérios de escolha do nome do meu filho foi o fato de ter consciência que ele carregaria essa marca o resto da vida.
Outro ponto foi o significado: como usar um nome sem saber o que ele quer dizer?? beijos.
Mas que pais loucos!
A vantagem é que o cara pode aparecer cada dia com um nome, sem ter que falcificar a identidade eheheh…
Aqui no Brasil há uma moda muito pior, a dos nomes ridÃculos e com estrangeirismos:
Suelem, Suelyn, Su-Elin;
Wandergleidesson
Thathyanny
Jonatan
Johathas
Etc….
Parabéns, Lino! Quanto aos nomes… como professora há amis de 25 anos já vi muitos nomes que vc nem imagina.
Ah! deixei os 5 livros …
bjs
Oi Lino!
Parabéns pelas indicações..merecido, pois teu blog realmente é tudo de bom!;)
Uma ótima semana…
*
os norte-americanos são tão cafonas quanto nós pra nomear as crias.
os sulistas, então, deusolivre.
já os portugas são completamente rÃgidos.
ou a cria chamar-se-á joão, manuel ou pedro. e não adianta chiar, é mais rÃgido que o livrinho vermelho do mao.
*
No Brasil ainda existem muitos pais com a amania de americanizar os nomes dos filhos ou fazer uma junção dos nomes dos pais ou, ainda, criar nomes bizarros. É o gostinho de ser diferente.
Os nomes daqui de casa são todos com a letra A..mas, não sao nada esquisitos…(com a exceção de mim mesma…).Seu blog é maravilhoso, Lino, mas, achei graça seu comentário lá na Yvonne…li o comment e fiquei olhando para a aba do seu chapéu e fiquei pensando…” o que Lino pensou ao escrever o comment…sobre os prêmios….”kkkk
beijos
Eu não me sentiria bem se não ajisse desse modo !
Beijinhos ,
Bel .
Eu ja li uma lista que circulava na internet com nomes esquisitos, mas eu até hoje duvido a procedencia de tal documento… embora não possa negar que dei boas risadas com nomes pra lá de exóticos…
=)
Aà a gente vê que essa loucura de nomes é universal! rsrsrs. Fico imaginando como seria uma coisa dessas nos paÃses orientais. Deve ser engraçado.
Um abração.
Nomes, pelo menos no Brasil, deveriam ser nomes comuns como Maria, Joao e etc. Parabens..a Saramar Merece mesmo
Lino, eu fiquei um pouco preocupada com a grande repercussão do meu post a respeito de prêmios. Veja bem, eu dei a impressão de que foi desagradável ser premiada e acarinhada por pessoas que gostam de mim. Nada disso, quem não gosta de um prêmio?
Só que estou percebendo que a banalização desses prêmios está começando a ficar evidente. Veja bem, eu posso escrever um post elogiando o seu blog. Vai ser uma maravilha para você porque eu espontaneamente fiz reverências a você.
No entanto, se eu disser: “Lino, estou aplaudindo você, agora por favor aplauda outra pessoa” vi ficar meio forçado.
Algumas pessoas comentaram sobre as blogagens coletivas que também as incomodam. Essa não é a minha opinião. Caso o assunto em pauta seja algum que eu sinta que tenho algo a falar, eu vou querer participar.
Querido, estou tendo o cuidado de me justificar para que não haja nenhuma dúvida a respeito do que eu escrevi.
Beijocas
É uma crueldade destes pais para com os seus filhos, nomes que causarão constrangimento, afetarão de maneira bem nefasta a vida dessas crianças, é preciso ter o mÃnimo de bom senso e realmente indeferir estes registros.
Um abraço!
Lino , Bom dia!
Primeiro falar que concordo com a Yvonne, e com tb disse em alguns blogs que abordaram o tem dos premios, não existe no mundo quem resista a um carinho sincero… e eu nunca resisti…
Só acho que as pessoas devem ter mesmo cuidado para não banalizar… Eu, como te indiquei e sempre acho super merecidas suas indicações, pois vc é para mim um dos blogs referencias…acho mais que justo!!!
quanto aos nomes…meu deus!! militando no fórum ,vc não imiagina o que a gente v~e de nomes engraçados e esdruxúlos! tenho muita pena de filhos que recebem nome de coisas ou de lugares, ou então, os famosos nomes com w…wuildiney, é um que conheço… e minha filha tem uma amiga que se chama Alsacia de Lorena….
bjos!
Vi um, uma vez, que me arrepiou: Estrada de Ferro da Silva. Lá pras bandas do nordeste. TerrÃvel.
Abração, grande Lino.
Ganhar um prêmio, mesmo que virtual, é ótimo, mas ter que indicar alguém fica pareendo forçação(tá certo?) de barra.
Bjs…
Vc merece o prêmio sem a maior sombra de dúvida.
+ Bjs.
Colocar nome em crianças é uma responsabilidade imensa.
Mas tem pais que insistem em nomes complicados; copiam de livros, personagens americanos e por ai vai.
Aà a criança cresce com aquele trauma de ser a chacota da escola.
Ninguém merece.
E parabéns para indicação.
Bjo.
O Brasil ainda é o paÃs de nomes bizarros, mas que venham no meu blog com essa, a praga dos mil camelos tibetanos os aguardam