Todos nós temos princípios éticos e são eles que nos norteiam, que fazem com que nos comportemos de um jeito e não de outro, que defendamos uma posição, e não outra.
Ética, no entanto, é um conceito elástico e depende muito da formação, da religião, do meio em que cada um vive, enfim, forma-se a partir de um emaranhado de condições. No final, cada um internaliza a sua ética e a coloca para pautar sua vida.
Por que tudo isso? Simplesmente por ser a ética o objeto da pesquisa que o blog inicia hoje. Como você já sabe na barra lateral estão relacionados alguns itens e é a partir deles que cada um vai escolher o que, na sua opinião, é mais eticamente condenável. O objetivo é saber o que é mais condenável, não aprovado.
Como não é possível listar todos os casos, escolhi alguns, começando com o Divórcio, que muitos aprovam, mas que muitos, também, condenam. E os itens seguem com Jogo, Suicídio assistido e clonagem, de humanos e de animais. Há ainda o questionamento da pena de morte e da relação homossexual.
Em nenhum deles está emitido um juízo de valor, o que significa que, inicialmente, não condeno nem aprovo nenhum. Desta vez e até que a pesquisa se conclua, vou ficar em cima do muro. No final, com os dados apurados, declaro o meu voto.
O MAIOR PECADO É…
mbora tenha havido, na última semana, uma pequena reação da Gula, o pecado preferido dos leitores do blog é a Preguiça. Sozinho, o item recebeu 39% de todos os votos e confirma (?) a fama de que o brasileiro é preguiçoso.
O segundo lugar ficou com a Gula, que chegou aos 23% dos votos. O terceiro lugar é da Luxúria, com 15%, que começou bem votada mas foi perdendo fôlego.
O resultado da pesquisa você vê aqui. Muito obrigado pela participação. E um ótimo final de semana para todos.
TOMATES, MAIS UMA VEZ
A blogosfera é generosa e tem mostrado isso com os vários prêmios que este blog tem recebido ultimamente. Fico envaidecido, mas quero repetir que a premiação tem de ser dividida com os leitores e com os que, nas vezes em que propus, se alinharam com os assuntos que levantei.
De qualquer forma, obrigado Nilza, do Do Avesso, e Alê, do LoginStyle, pela indicações. E como gentileza gera gentileza, uma das obrigações da indicação é indicar novos blogs. As minhas já foram feitas. Se você as quiser ver, clique aqui.
28 Respostas
Lino, num sei se creio que o conceito de ética seja tão elástico assim. Se tenho como ética a ciência da moral, e por moral tudo os deveres do homem para com seu semelhante, entendo como sendo essa a lei maior da ética: ama a teu semelhante como a ti mesmo. Fazendo isso, não tem como não ser ético. Simplista, simplória que sou, não vou nem votar. Agora, vc dizer que a luxúria começou bem mas foi perdendo fôlego foi algum tipo de metáfora? rs. Bjo, querido.
to indo responder a tua pesquisa Super Lino.
Não votei desta vez.
Como você mesmo menciona, a questão da ética varia conforme a visão de cada um.
Como minha moral é elástica a ponto de quase arrebentar, não me sinto qualificado nem confortável em indicar qualquer Ãtem que seja, pois depende do instante e do motivo em cada situação.
Ahsim: se fosse incluÃdo, por exemplo, prostituição infantil, manobras de “backstage” e violência, aà sim eu teria em que votar.
Questão delicada essa, da ética. Convivo com ela diariamente, trabalhando dentro de um escritório de advocacia e sendo estudante de Direito.
Depende, com certeza, da visão de cada um.
A minha é tão…. elástica! Que daria assunto prá lá de um dia inteiro de post!
Bjo e otimo findi.
Amigo Lino, apesar de todos os conceitos serem subjetivos, creio eu que a ética não é tão flexÃvel como os demais, pois existem princÃpios que são inerentes ao ser humano, não matar, não roubar são um dos exemplos. Claro que existem pessoas que cometem esses delitos, mas aà há uma delinquência nata (que vem à tona por inúmeros fatores e daria tema para um post). Sabemos que a ética é adquirida pelos prÃncipios à nós passados (pelos pais) e empiricamente. Mas acredito também que tenha raÃzes intrÃnsicas, ou seja, nascemos ou não éticos. Excelente tema, irei já votar.
Dentre os relacionados fiquei com o suicÃdio assistido.
Acho eticamente o pior de todos.
Abração,LINO
Das opções que você colocou (embora eu ache que existam piores) o suicÃdio assistido é o que escolherei.
Frisando apenas que, seduzir ou induzir uma pessoa a comportamentos anti-éticos seria uma perversão pior.
Imagine fazer isso com uma criança…
Apenas para ficar num exemplo.
Abraços, Lino!
Acho terrivel suicidio assistido, onde há etica em ver uma pessoa tirando a propria vida?
Big Beijos
Um ótimo fim de semana.
Acho q ter ética é não prejudicar o próximo. Cada um faz o q bem entende em relação a própria vida. Quem é quem pra julgar alguém??
Beijos
Oi Lino! Um prazer sempre.
Muito interessante esse novo tema, com todas as mudancas que ja fiz na minha vida percebo que esses conceitos mudaram muito, tanto em mim quando nos que observo. Vou acompanha o desenrolar da coisa, estou curiosa para saber o resultado.
[]s
Caraca, pesquisa complicada essa. Meu voto é pro jogo.
Pena de morte, a meu ver, é a única – entre as opções apresentadas – eticamente condenável em qualquer situação. As demais, exceto ‘relação homossexual’, que não vejo nenhum dilema ético, dependem de uma análise do contexto.
Mas, como já disseram, a flexibilidade da ética – principalmente considerando a fragilidade de uma ‘ética universal’ na sociedade brasileira – conduz a muitas opções de voto possÃveis.
Grande abraço!
Oi Lino.
falar de ética é dificil para mim, sou sem limites, confundo etica com maralidade, faço uma super confusão, pois meus conceitos são elásticos e flexivéis.
acho que tudo depende sempre da situação. não acredito em nada absoluto. Logo, a ética é relativa.
desculpe, viajei….
meu voto foi pela IRA…
não acho que somos preguiçosos…rss
nossa, vou sair…acho que estou de TPM!
Bom fim de semana…
um abração
Um otimo final de semana à vc,LINO
Abração!
Ética e o comportamento de não prejudicar ao próximo e a sociedade, ser ético é tomar decisões de respeito aos vizinhos, no trânsito, nas atividades no trabalho, tornar-se isento de atividades que prejudicam a comunidade e futuro da humanidade. Procurar defenter as injustiças sociais de forma pacÃfica, porque somos todos um, cada atitude indevida vai se refletir contra nós ou contra nossos decendentes no futuro.
Por isso nao compreendo os corruptos, os maus polÃticos, e os maus exemplos que podem formar uma sociedade injusta aos seus próprios filhos e netos.
O seu blog estára nos links amigos do meu blog.OK?
Rivaldo.
Para mim o que é eticamente condenável não está na lista , é o aborto ! Como eu perdi uma gestação , sei a dor que se sente e confesso que tirando umas poucas exceções ( como em casa de estupro e de risco de vida da mãe ) acho que o aborto é algo fora de propósito … Acho TOTALMENTE condenável . Não acho certo mesmo . Não julgo quem o fez mas jamais teira coragem de fazer comigo e jamais seria o instrumento para se chegar a esse fim .
Beijinhos ,
Bel .
Olá, Lino!
Ética?? Assunto complicadooo!!
Vim retribuir o carinho que tenho recebido sempre de vc e desejar um ótimo domingo.
Deixo um pensamento que acho bastante curioso:
Uma comissão consiste de uma reunião de pessoas importantes que, sozinhas, não podem fazer nada, mas que, juntas, decidem que nada pode ser feito. (Fred Allen)
Beijos
Juro que se pudesse votava em mais que uma opção. rsrsrs
Olá,
acho que vc tá confundindo ética com moral ( a religiao tá ligada à moral e nao à ética). Sobre o divórcio, nao tem nada a ver com ética e sim com moral religiosa.
beijos
Como militante esquerdista engajado comemoro, em nome de todos os jegues vermelhos e dos guerreiros da liberdade social nacional-democrata bolivariana, o encerramento de mais um blog imperialista. Um ajuntamento de liberticidas reacionários com o intuito de prevaricar e deturpar o grande trabalho que nosso amado Lula, nosso amado Hugo Chávez, o absoluto Fidel, o impagável Evo e tantos outros representantes do real desenvolvimento econômico mundial.
Saudamos a morte tardia. Viva a revolução bolivariana.
É, meu caro Lino, tem coisa bastante controversa por aÃ. A ética pessoal, diretamente relacionada à s convicções, gera disparates aparentes como, por exemplo, alguém ser a favor do suicÃdio assistido – que apenas por detalhes técnicos se diferencia da eutanásia – e contra a pena de morte. Na primeira se mata um inocente, na segunda um suposto culpado.
Lino, eu também indiquei seu blog para o prêmio Blog com Tomates. Isto não é novidade né…rsss. Seu blog é maravilhoso, por isso recebe tantas indicações. Pena que eu não tenho tido tempo de visitar seu blog com frequencia. Beijos.
No começo não entendi a eprgunta…depois vi do que se tratava…Pena de morte, sem dúvida.
Boa semana.
Bjs
Sem dúvida voto pena de morte. Tem uma certa similaridade com clonar humanos. Um mata, outro quer evitar a morte, mas é uma condenação à morte também. Uma outra forma de morte. Clonagem de humanos me lembra o filme em que o Klaus Kinsky fez um vampiro que diz: pior que não morrer é viver na solidão…
Oi Lino
Votei em clonar humanos.
Vai que me fazem um segundo Lula, ai sera o Apocalipse.
Beijinhos e boa semana
Dentre os Ãtens citados eu voto na Pena de Morte, pra mim quando um homem condena outro à morte está simplesmente se igualando ao criminoso.