Todos nós já nos encontramos – e nos surpreendemos – com pessoas, amigas ou não, que estão sendo submetidas a tratamento quimioterápico. Um dos efeitos colaterais deste tipo de tratamento, considerado muito intrusivo, é a perda de cabelos, uma consequência da potência da droga que lhes está sendo administrada.
Esta situação pode mudar a médio prazo graças a uma pesquisa feita por cientistas da Austrália. Eles descobriram uma forma de usar as próprias células para a transmissão e aplicação da droga. Como fazem isso? Provocam uma partição da célula criando o que chamam de mino-célula. São estas minicélulas que irão transportar o remédio, aplicando-o diretamente no local afetado.
De acordo com informações publicadas pela revista New Scientist os pesquisadores – Himanshu Brahmbhatt e Jennifer MacDiarmid, da EnGeneIC – afirmam que o novo tratamento é simples, fácil e muito mais barato que uma quimioterapia tradicional.
As minicélulas são fáceis de produzir e podem ser injetadas no paciente, indo diretamente ao local do tumor cancerígeno e o atacando. Outra vantagem é que a quantidade de droga utilizada é muito menor, já que não se trata de uma aplicação generalizada, mas localizada, específica.
A nova terapia já foi testada com sucesso em ratos, mostrando que é efetiva. O próximo passo, agora, é testá-la em humanos. A perspectiva é que, a médio prazo, o novo tratamento possa ser aplicado aos que tem algum tipo de tumor cancerígeno. (Via BetterHumans).
ENCONTRANDO ÍCONES
Sabe quando você precisa, desesperadamente, de um ícone e não consegue encontrar nada que satisfaça? Pois é, acho que seus problemas acabaram. Através do Lifehacker, um sítio sobre tecnologia dos Estados Unidos, acabei de encontrar uma ótima ferramenta e quero dividir a descoberta com vocês, leitores amigos.
Trata-se do IconFinder. Simples, é só digitar o que você quer, apertar o Procure – Search, em inglês – e ver o resultado. Eu gostei. E recomendo. Você pode ver a qualidade pelo ícone ao lado, que foi encontrado através da ferramenta e baixado para ilustrar a indicação.
QUAL E MAIS IMPORTANTE?
Ao longo dos anos os homens inventaram muitas coisas. Algumas, acabaram se perdendo no tempo. Outras, ficaram e deram impulso ao crescimento humano. Algumas, marcaram épocas e outras ainda são fundamentais para a humanidade.
Por que tudo isso? Apenas para avaliar o que, na opinião dos leitores deste blog, é a invenção mais importante do homem. Vejam na barra lateral a relação, escolham uma e votem. E se for o caso, deixem um comentário, explicando a escolha
21 Respostas
É de encher de esperança esse tipo de descoberta! Quantas pessoas, nesse exato momento, penam por causa de um câncer, por causa de uma quimioterapia, né?
Amenizar o sofrimento é o que deve ser feito. Tomara que esses experimentos tragam boas soluções.
Bjus.
Lino, muito importante esta descoberta, vamos torcer para q estes testes em humanos sejam satisfatorios e q o custo para os pobres mortais como nos, caso ve hamos precisar (batendo na amdeira 3 vezes) nao sejam absurdos.
impressionante pra onde esta indo a ciencia,hem LINO…
Abração
Oi Lino, boa tarde!
É o que tenho dito…o uso da tecnologia para descobertas e avanço nas curas de doença, é disso que o mundo precisa!
POst excelente!
Abraço carinhoso, Crisssssss…
Olá Lino!
A ciência tem conseguidos alcançar grandes patamares para a cura. Eu fico emocionada com isto e penso em todas as pessoas que vi e vejo sofrer. Que bom,tomara que acabem de vez com estes males. Quanto ao link, já vou adicionar aos meus favoritos, valeu a dica! Um beijão!
Oi, Lino:
Importante saber disso. Tenho um amigo, Carlos, que está fazendo radioterapia. Está com câncer de próstata. Um aluno com câncer no intestino e uma conhecida com câncer de mama.
Loucura! não?
Ah! obrigada pela informação sobre os Ãcones!
abraços
Marta
Avançamos em todos os sentidos. Mas os avanços da medicina são mesmo de impressionar. Isto sem pensar no tempo que leva até chegar a ser aplicada cada descoberta. Está aà a alternativa para a quimioterapia para mostrar como essas coisas acontecem.
Cadinho RoCo
Muito interessante essa descoberta australiana. Os quimioterápicos são mesmo drogas muito fortes e a lista de efeitos colaterais varia muito de acordo como a droga – a queda de cabelo nos choca mais por ser a mais visÃvel e também por ter sido muito difundida pela mÃdia em novelas, filmes, etc. Mas quem já passou por quimio sabe que é o inferno na terra! Como enfermeira, já sofri muito tentando ajudar pacientes sem que quase nada pudesse ser feito para aliviar esses efeitos. Tomara que essa nova descoberta se mostre eficaz em humanos e seja liberada.
Abraço
A nossa esperança é a tecnologia usada a favor dos humanos!
Espero, esperanças………
beijos!
Amigo Lino,
Que a ciência continue a avançar para que traga sempre benefÃcios como esse mostrado nesse seu post, de inestimável valor.
Beijos,
Oi Lino
Que maravilha, uma bencao mesmo.
Abracos
Muito doida a ciencia , acha coisas inimagináveis por nós leigos !!!
Beijinhos ,
Bel .
Ah ! Esqueci de dar um FELIZ DIA DAS MÃES para todas as mães de sua famÃlia !
Bel .
Lino,
Tomara que dê certo, tomara.
Já deixei meu voto lá.
beijos querido,
InteressantÃssimo Lino! A esperança é q um dia todas todas as curas sejam descobertas, inventadas… Um beijo e bom final de semana!
Eu tenho panico de novas formulas… mas é ojeito!
o link nao funciona amigao
Tomara que evoluam nessa pesquisa e, o principal, a indústria da medicina faça essa nova tecnica chegar rápido e barata a quem precisa.
Olá amigo, lembra qdo comentei aqui sobre a melhor invenção? Então, acho que nada, nem um tipo de tecnologia (celular, computador, tv, automóvel), substitui o invento de uma vacina, o estudo de uma medicação nova, ou de uma forma para a cura de doenças como o cancêr, aids e tantas outras, menos divulgadas. Tomara Deus, que os pesquisadores encontre a saÃda para todos esses males. E o mais importante, que seja acessÃvel a todos! Um beijo grande!
Excelente notÃcia, certamente auxiliará a muitos. Tô torcendo aqui para que logo torne-se realidade concreta e beneficie a todos que hoje necessitam de quimioterapia.
Olha só que descoberta maravilhosa, mas eu fico pensando o seguinte, se é mais barato do que a quimio, então vai ter laboratorios que fabricam os produtos da quimio que irão torcer o nariz, pois no fundo o que mais contam pra eles é o lucro que vão ter e não a saúde pública.
Espero que logo logo essa tecnica esteja disponivel para os milhares de pessoas que tem câncer.
bjs
Lino, seus posts têm sido extremamente interessantes. pelo menos pelo meu ponto de vista. leio seus textos com inenarável prazer. parabéns. Adorei saber deste avanço da medicina.
Carpe Diem.