Embora a ciência diga que, em termos de variação genética, os humanos tem pequena diferença, isso não é verdade quando se trata de cultura. Cada povo, cada região tem sua cultura. E é ela que determina vários tipos de comportamento.
Por exemplo, no Japão o branco é a cor do luto. Aqui, entre nós, é o preto. O que é tabu em um lugar, pode ser apreciado em outro. Se estamos falando de comida, então, as diferenças são gritantes. Imagine comendo ninhos de andorinha? Pois os chineses não só comem, mas o consideram uma iguaria inigualável.
Aqui, apreciamos a carne bovina. Na Índia, a vaca é sagrada – sem piada – e uma das carnes mais apreciadas é a de rato. Na Coréia do Sul come-se – e é muito apreciada – a carne de cachorro. No Vietnã, a carne de cavalo é uma iguaria sem igual.
Olhando de longe, é fácil falar. Mas se você estivesse em Pequim, no mercado, e encontrasse iguarias como churrasquinho de besouro, de grilos, de gafanhotos o que faria? Seria capaz de provar e ver se, realmente, é bom como eles dizem?
Na verdade, essa é uma provocação para ver como que você reage à diversidade, ao que não lhe é comum e como viveria em ambientes que lhe fossem totalmente diferentes. Imagine-se lá. E sinta-se, por exemplo, tomando leite de camela ou uma aguardente feita com leite de rena. E então, o que você faria?
O que de mais estranho já lhe aconteceu e que você teve de encarar? E se tiver de conviver com estes menus, como iria proceder? Lembre-se que em algumas culturas recusar comida é uma ofensa grave.
APARELHOS INDISPENSÃVEIS
Dos vários gadgets e tecnologias existentes de qual você é mais dependente? Do computador, que está presente até nos momentos de lazer? Ou do celular, que nos deixa conectados todo o tempo? Ou da TV, que lhe entretém?
Avaliar o que é dispensável ou não é o tema da pesquisa desta semana. Vá à barra lateral, escolha uma das opções e vote. No final, vamos descobrir – pelo menos em relação aos leitores – o que é indispensável e o que pode ser dispensado.
31 Respostas
Primeirona…hehehhe!!!
Já te digo: Nao como,nao como e nao como.
Sou uma chata de galochas nesse sentido.Nao como nada que seja feio (grilos,bucho,besouro,ra,ou caracóis) e nada que seja muito bonitinho (coelho,renas e outros bichos).Me diz aà o que é que chines nao come? Os caras comem absolutamente td q se mexa.
O meu marido já se levantou da mesa uam certa vez em q nos foi servido dobradinha,(bucho com feijao branco),em casa de amigos.
Pediu desculpas,mas nao suportava nem o cheiro. Fizeram um bife acebolado pra nós dois. 🙂
E olha que eu sou super boa de garfo hein? Adoooro comer,
Bjos,
TÔ FORA. CRUZES!!!!!!!!!! Beijocas
Nossa, sabe que dizem que as pessoas padecem de doenças nesses lugares, pois comem tudo que vem na frente. É que deu uma grande fome na China, dai eles comiam qualquer coisa… Abs
Sou chato para comida, porém simples. Satisfaço facilmente. É possÃvel comer essas estranhezas e gostar mais do que um prato requintado. Pois o maior sufoco que já passei foi em razão de um almoço requintado. Era uma reportagem que eu estava fazendo sobre o lançamento de não me lembro o quê na PUCRS com presença de algumas autoridades. O evento acontecia à s 12h10 (“ótimo” horário pra reportagem hehehe) e quando pensava que eu teria que ir embora pra comer algum lanche rápido de almoço, me convidaram junto com o cinegrafista para almoçar junto. Era “tart de alho poró com molho de cabra e pequena salada”, de entrada. O prato principal era “filé mignon com crosta de parmesão e risoto de três cogumelosâ€. A sobremesa era “petit gateau com sorvete de menta”, a única coisa que gostei, além do file mignon.
Muitos que lerem meu comentário podem achar um absurdo… desconfio que eu seja meio jeca… hehehe
É mais uma razão que me deixa instado a nunca viajar para conhecer a China…ahahahahah!
Imagine-se morto de fome, no meio de uma cidade chinesa qualquer (não as grandes, nessas têm táboas de salvação com o nome Pizza, Mc, Burgers, etc…) mas uma cidade média. Você só encontra lugares fétidos (dizem que a saúde pública chinesa está fazendo o diabo em Pequim para as olimpÃadas, e mesmo assim a situação dos restaurantes é precária) com esse tipo de “comida”… morre de fome ou deixa ela ficar tão grande que aceita qualquer coisa?
Uma amiga passou 2 anos vistando aquela região: China, Malasia, Tailandia, Ãndia e Vietnã. Voltou com vermes e cheia de problemas dessa ordem, porque a alimentação lá é terrivel!
Lino, eu como insetos sem problema nenhum, dispenso a TV e sentiria falta do computador ligado a internet.
Abração
talvez eu não provasse as larvas nem as baratas.. mas um gafanhotinho, um escorpião, que que tem? dizem que é bem parecido com camarão.
sobre as carnes.. de jeito nenhum comeria cachorro.. pra mim é quase um canibalismo! carne pra mim só de boi, vaca, peixe. bichos que pelo não demonstram seu carinho por nós.
beijo!
A pior coisa que comi na vida, foi a tal da lambreta. Prato apreciado no nordeste e no nosso litoral. Fiquei um tempo danado com aquilo na boca sem coragem de engolir, um gosto horrÃverrrrrrr! Sorte que estava em um barco, a desculpa foi que tinha enjoado com o mar.
Mas já comi esses gafanhotos, uma delÃcia com uma cerveja gelada. Os espetinhos são servidos na rua. Se você olhar para a higiene morre de fome.
Também não como scargot, porém como ostra. Vai saber!
Beijus
Oh God!Ainda bem q existe Mac Donalds no mundo todo!hahahahah
É verdade, a variedade cultural no mundo é incrÃvel… o que é pecado em um lugar, no outro nao é; o que se come num lugar, nao é comestÃvel no outro…temos que aceitar as diferenças ( mas nao comeria carne de rato e cachorro nem que morresse de fome!) hehehe
bjs
Oi Lino, eu jamais comeria um churrasco de grilos, gafanhoto ou outro inseto. Simplismente me recuso.
A coisa mais dificil de comer pra mim, foi o peixe cru que é servido aqui na Suecia. Ate tentei “gostar”, mas infelizmente nao passou na garganta. Fazer o que??? Um abraco.
Ecaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!
Ui, lino………é nojento……
Que orgulho ser indicada pela Dani em sua companhia……….
beijos!
Amigo Lino,
Jejuo, mas não sucumbo a me alimentar com besouros, grilos, gafanhotos, ratos.
Não há como !
Beijos,
eu fico fascinada com essas diferenças culturais..mas jamais comeria carne de rato, ninho e mto menos churrasquinho de inseto.
/(,”)
./_. Beijossssssssss
_| |_……………..
Eu não comeria nada que tivesse olhos, boca, coração… Nada que respirasse, nada que sentisse dor…………
Sou vegetariana :O)
beijos, querido
MM
O mais estranho em termos de comida que eu consegui chegar foi comer carne de jacaré, que é igual a de peixe.
Confesso que não sou chegada a essas bizarrices gastronômicas, não.
Bjo.
Caro Lino,
Eu não como carne vermelha nem aves. Se for em algum lugar me certificarei de que não vou ser obrigado a comer nada que não aprecie. Se alguém me convidar, deixarei bem clara a minha preferência e falarei ao meu anfitrião que ele fique a vontade para manter o convite ou não.
Respeito muito culturas ou hábitos. E espero que respeitem os meus. Não comeria essas coisas nem se o próprio Jesus Cristo viesse à Terra e pessoalmente me pedisse!
Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.
Deus me livre comer gafanhotos..
Big Beijos
Vale vomitar em cima da bandeja????
Não como nem comida japonesa !!!
Beijinhos e estou melhor sim !
Bel .
Olá Lino, pode ter certeza que se eu tivesse que encarar, com certeza passaria por mal educada sim. Pois jamais comeria, explicaria qualquer coisa, que minha famÃlia não permite, que foi promessa, que tenho alergia, sei lá o que… Acreditassem ou não, mas não serviria para chefe de Estado ou representante internacional de nenhuma empresa, rs. Deusolivre, imagine eu comendo os cachorros que tanto amo? E insetos que eu tenho pavor só de ver em foto? Nananina… Nem pensar!
Beijos!
1 – Lino, eu comeria na boa. Sou muito sem frescura. Topo sem o menor problema.
2 – Sobre a pior situação que passei foi na áfrica e outra no méxico. Ofereceram-me uma gororoba naquele paÃs que eu não fazia idéia do que fosse. Tinha aspecto péssimo, mas comi e o pior que não achei ruim. Gostoso eu não diria, mas ruim também não. E besouro embebido num tipo de leite neste outro paÃs. Essa última ocorrência foi mais estranha. De qualquer forma eu penso assim: se alguem come e acha gostoso eu posso pelo menos provar. Se não mata, vamos que vamos. Passaria fácil fácil pelas provas de “no limite”.
Abração, grande Lino.
😉
Lino, nunca fui exposta a algo que eu julgava difÃcil de aceitar. Acredito que isto nunca tenha acontecido comigo porque nunca viajei para outros paÃses. A partir do momento que você sai da sua casa já está exposto a outras culturas e eu sou uma pessoa da paz. Por isso, acredito que temos que aceitar e respeitar as diversidades, mas isto não quer dizer que devemos participar. Eu por exemplo não me vejo abrindo mão da carne de vaca e muito menos apreciando um espetinho de besouro. Excelente fim de semana para você!
Olá!!! Sei q as diferenças devem ser respeitadas mas em relação a comida, ahh sei não, só de ver essa foto já me embrulhou o estomago, hehehehe! Bjokas!!!
Oi Lino,…interessante, por nunca ter gostado de carne, optei há alguns anos por não comê-la, agora, senão como carne bovina, comerei esses tipos de iguaria???Nunquinha…pode ter certeza…rsrsrsr…
Valeu…acabei de fazer um post, aproveitei e vim fazer uma visitinha…Um bom fim de semana, Crissssss….
Lino, eu mesmo aqui tem certos tipos de pratos que nâo como, tipo caranguejo, lagosta, buchada, entre outros, imagina se vou comer insetos hehehe
Agora leite de camelal até posso provar, agora comer bolinho feito de fezes de camelos, jamais hehehe
Quando estive em Pequim ”tive” que comer escorpião. Os chineses, sendo um povo muito hospitaleiro, nos levaram para comer num restaurante chiquésimo, tudo com a idéia de agradar. Ficou difÃcil dizer não, então peguei o menorzinho, dei umas duas mordidas e engoli reto.
A nossa feijoada é considerada um prato exótico para muitos estrangeiros, e muitos deles não se atrevem a experimentar por causa das iguarias como orelha de porco, etc…
Às vezes acho que tudo é uma questão de gosto e um pouco de coragem também…
Oi Lino
Bom dia
Gosto de provar iguarias diferentes. mas .. espetinho de besouros nem pensar he he.
Tenho o “estomago fraco”. se forcar a barra, boto tudo para fora.
A cultura de cada povo e surpreendente.
Tenha uma boa semana.
Eu não encaro não, só, mas só se tiver morrendo de fome e não houver nenhuma, mais nenhuma outra opção.
3 vezs eca, eca, ecaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa….
Um beijo e ótimo final de semana
Meu amigo… aqui se diz que chines come tudo que estiver com a coluna voltada para o céu, ou seja, TUDO QUE ESTIVER VIVO. Povo estranho huhuuuh
Eu provaria antes de dizer se goso ou não. Sou contra essas pessoas que dizem que não gostam sem nem provar. experimentar faz parte da minha natureza e sempre me trouxe grandes surpresas. Eu já comi carne de rã enganado e achei uma delicia, crente que era frango…