Na ficção, uma das coisas que mais assusta é a leitura de mentes. Se alguém conseguisse ler o que pensamos, o mundo seria, sem dúvida, diferente. Uma das consequências é que ninguém mais conseguiria mentir. Na ficção é assim. Mas como seria na vida real?
É claro que não sei a resposta. Mas a se acreditar na última pesquisa que o Pentágono, o Ministério da Defesa dos Estados Unidos, está conduzindo, não vamos levar muito tempo para descobrir, não. É que está em desenvolvimento uma máquina que escanea a mente e se adapta ao que o militar está pensando.
O que os militares buscam é um computador que consiga ler a mente humana e, a partir desta leitura, se adapte às mais diversas condições. Um dos casos, por exemplo, poderia ser no comando de um avião de combate. Bastaria o piloto pensar e o computador daria a ordem para que fosse executado.
A ideia, simplificando, é que temos mais que um tipo de memória. Assim, a memória para coisas escritas ocuparia um espaço. Para o que ouvimos, outra. E uma terceira para o que vemos. A partir deste mapeamento, o computador iria se adaptando, de forma a conseguir o máximo de performance do ser humano.
Aonde a pesquisa vai chegar, ainda não se sabe. O que se espera, no entanto, é que um dia um único humano possa comandar um esquadrão de aviões robôs. Como? Exatamente através da leitura feita por um computador que funcionaria, neste caso, não só como auxiliar humano, mas potencializaria os comandos.
Vamos chegar a isso? É difícil de dizer. O que se sabe é que os militares estão investindo pesado neste campo. E que empresas como a Boeing estão participando da pesquisa. Então, é esperar e ver se um dia teremos um leitor de mentes, fazendo com que a realidade supere a ficção. (Via Wired, em inglês)
AJUDAR FAZ BEM
A Karina, uma amiga virtual, está em uma campanha para ajudar o Cris, que tem espondilite, uma doença que pode torná-lo paralítico e que demanda remédios e tratamento caros. Nesta campanha, um blog foi criado.
Dê uma ida lá, e se puder, ajude. Afinal, ajudar faz bem, para quem recebe, na certa. Mas muito mais para quem doa. Ah! e também divulgue, assim você estará ajudando.
LEMBRANDO UM AMIGO
Hoje, um grande amigo – nascido do meio virtual, mas com uma amizade que foi se estreitando – está fazendo aniversário. Ao Zeca, os meus parabéns. E o desejo de que a vida lhe sorria e que tenha paz, saúde, amor e prosperidade.
As homenagens ao Zeca, no entanto, estão no Mascarados, o blog de um grupo de amigos que, ao longo dos últimos meses, tem se mantido unidos e promovendo o estreitamento de uma amizade que, pela intensidade, parecer existir a anos.
QUAL É SUA RELIGIÃO?
No que você acredita? É religioso? Professa alguma religião? Se sim ou se não, dê uma olhada na barra lateral, pois este é o tema da enquete desta semana.
Veja as opções listadas, escolha a que mais se enquadra no seu caso e vote. No final, vamos saber como os leitores se classificam e se são ou não religiosos ou tem uma religião.
13 Respostas
Amigo, se isso virar realidade, estamos fritos (risos). Tô torcendo para não dar certo de jeito nenhum. Começam pela leitura da mente dos milicos e dali um pouco vão acabar tentando controlar a mente do cidadão. Putz, eu não devia ter relido o 1984 do George Orwell
(risos). Abraços, Mário.
Ler mentes… sei não… e como ficaria a questão da dúvida do piloto. Devo atirar ou não devo atirar (ou o que pode passar pela sua cabeça: ética, crenças, etc). Certamente, o computador vai ser mais objetivo. Medo!
Se nós conseguÃssemos ler mentes, acho q nos exterminarÃamos rapidinho. kkkkk
abs
Infelizmente, esse avanço tecnológico está mais a serviço do mal do que do bem da humanidade.
Penso que alguma leitura pode se efetuar. Já temos muitos conecimentos sobre o cérebro. MAs tenho medo do controle. Oliver sacks em seus maravilhosos livros descreve muitos mistérios do cérebro humano…ele diz que estamos na pré história da neurologia.
Quanto à religião: gostaria de ser religiosa…para diminuir dores do mundo que eu sinto…. eu tento mas não chego lá.
Nossa, se isso um dia vier a acontecer, não teremos mais privacidade! É uma ofensa ao direito à privacidade e, em conseqüência, ao direito da personalidade!!
Kisses
Deus me livre um leitor de mentes, obrigada, mas nao quero saber o que as pessoas pensam de mim, ja me basta o que elas falam rs.
Sem falar que eu penso cada coisa absurda…*pensativa
Amigo Lino,
Penso eu que existem coisas que são nossas e não vamos partilhar com o mundo. Isso se acontecesse seria mais do que invasão de privacidade, seria violarno-nos por inteiro!
Irei ver o Blog que foi criado para o Cris!
Beijos,
Dani
Antes do avião pilotar por pensamento iráo existir os microchips que vão ser os grandes irmãos … beleza de post
Fantástico este post hein? Mas sinceramente, o ser humano não está pronto ainda para uma coisa dessas… Rs… Bjs
Mas não se sabe ainda nem como funciona plenamente o nosso cerebro, já estáo querendo fazer um computador que lê o que eles ainda não decifraram? fala serio né? é muita utopia.
bjs
Lino, tenho medo de que algum dia isso possa acontecer. Ter uma máquina que consegue ler a mente humana vai ser o fim da nossa civilização. Ninguém vai suportar saber o que o outro pensa. Isso será usado para o mal, esteja certo. Beijocas
Lino, este tema me fascina tanto que eu preciso vir aqui com calma para comentar. Por enquanto deixo apenas um oi e um abraço,
Que essa pesquisa não chegue a lugar nenhum. Égua do povo. Vão pesquisar a cura de alguma doença séria, uma solução para a fome e a mi´seria humana, vão se ocupar de algo construtivo e não o contrário. ler mente para guerra…. era só o que me faltava