Há alguns anos, no início da Internet, li um conto de ficção científica que falava sobre a escolha do novo presidente dos Estados Unidos por meio eletrônico, com o uso da então nascente tecnologia.
O detalhe era que, no final, apenas um eleitor, representando todos os votantes, é que decidia a eleição. Será que vamos chegar a isso? Certamente de um único eleitor escolher um presidente, não. Mas, com certeza, vamos usar a Internet para o voto e isso já começou.
A notícia vem da Estônia, um pequeno país europeu que durante anos esteve sob o jugo da extinta União Soviética. Lá, a realidade quase que imita a ficção e eleitores já podem eleger seus representantes votando pela Internet. A experiência está sendo feita há duas eleições e tem se mostrado efetiva.
Como funciona? O eleitor simplesmente vota pela Internet, depositando o voto no seu candidato. A justiça eleitoral de lá toma todos os cuidados de segurança, inclusive para evitar o voto duplicado. No final, oferece uma grande facilidade ao eleitor, que pode participar sem sair de casa, da frente do seu computador.
Seguramente este é mais um passo no uso da tecnologia para a eleição. E vai além da urna eletrônica disponibilizada no Brasil. Amanhã, os dois sistemas devem conviver harmonicamente, já que a previsão é de crescimento da Internet, mas não de que seja universal.
O que você acha do novo sistema? Votaria através dele, sem nenhum temor? Confesso que, no meu caso, seria ótimo ter este tipo de votação, que permite a participação na eleição e, ao mesmo tempo, traz comodidade.
ONDE VOCÊ SE INFORMA?
E por falar em internet, ela está se transformando em um ótimo meio de informação, você não acha? Na hora de buscar informações, muita gente recorre a ela. Mas outros leem, também, jornais, revistas e veem o noticiário na TV.
E então, que meio você usa para se informar? Vá à barra lateral, escolha uma opção e vote. Vamos apurar qual é o meio preferido dos leitores.
25 Respostas
Lindo…….ops,novamente…
Lino, não acredito que o Brasil esteja preparado para algo assim.Infelizmente!!
Cheguei,vem me ver!
beijos!
Oi Lino, quanto a sua pergunta se tem esse paozinho que coloquei no meu blog, ai no Brasil, eu acredito que nao. Ele é uma coisa bem tipica daqui do norte da Europa. Se algum dia vc vier por esses lados, nao deixe de comer, pois eles sao deliciosos.
Meu marido, ha muito tempo vem falando que os empos mudaram, q os votos teriam q serem feitos pela internet.
Mas paises com Brasil Italia e USA na adotariam este sistema, pois seria muito dificil fazer “embrulhos”.
Bjs
Lino, é uma utopia pensar que daria certo… Aqui no Brasil, infelizmente, sempre dariam um “jeitinho” de burlar a seriedade do processo eleitoral, mas que seria muito bom, ah isso seria. Brasileiro precisa, antes de mais nada, aprender a votar. Aprender que cada vez que vc coloca uma pessoa pra “comandar” um PaÃs, é responsabilidade única e exclusiva de cada um. Beijão meu querido. Vou ao voto, ao lado.
Acho bacana, mas e aà como vai ser que a maioria qui é excluÃda digitalmente? Vai num cyber?
Complicado.
Olá companheiro, já se votou com conchas de ostras, pedras e bolotas de barro, tabuinhas, cédulas de tecido e papel, chegamos à s urnas eletrônicas, na internet se vota tanto em blogs e flogs que mais dia menos dias, elegeremos, os sempre polÃticos sem alma, mesmo grogues de uma mesa de bar. Vêem os que podem enxergar. Abraço
HEhehe… Realmente concordo com a Crys seria totalmente Utopia uma votação aqui no Brasil… Porém é muito válida a tentativa de relacionar comodidade com polÃtica…. e falando um pouco sobre o nosso amigo ali na votação que comentou que somos um pouco de tudo na base do “achismo”, porém discordo do que disse em partes, levando em consideração que pesquisa feito pelo IBGE apenas 30% da popualção tem embassamento de opinião o resto simplesmente ficam quietos, então seria difÃcil dizer que o povo é cheio de si… Oh quão bom se tivessemos mais gente opininando sobre os assuntos do dia-ai-dia, teriamos muita menos polÃtico corrupto…
Se não confio na internet nem para acessar minha conta bancária, imagine para votar. Eu penso que tecnologicamente o paÃs tem condições de implantar um projeto desse. O problema é a inclusão digital. Não é pra qualquer pessoa entender o que é encriptação de 128 bits, chave pública e privada, ou ainda, certificação digital. Que tal um projeto-piloto restrito à s universidades?
A fraude fica mais fácil assim também.
eu não acredito seguramente nas urnas daqui do brasil.
Abraço.
Lino,
Essa é uma novidade pra mim, pois nunca tinha ouvido falar sobre.
Com certeza é uma ótima idéia.
Mas conforto e mais opções aos leitores.
abs
Lino,
Por um lado traz comodidade… por outro, sedentarismo.
Mas como já trabalhei 3 anos como mesária em eleição, (que por sinal é um saco, tirando as folgas) até que seria bom…
=)
Abração procê.
Interessante! Não sei se votaria, nunca pensei nisso, teria que pesar os prós e os contras!
Eu não sei o que seria de mim sem a Internet…. Leio jornais, revistas e tal, mas sempre que quero saber algo com urgência é aqui que busco :O)
beijos, meu bom
MM
Não vivo sem internet mas não faço pagamentos e nem votaria, não confio mesmo…:(
lindo dia
beijosssssssssss
Oi Lino! Tudo bom? Acho que a Internet já é o meio que muitas pessoas, como eu, utilizam para se informar. Por causa da correria do dia-a-dia eu mal tenho tempo de ler um jornal ou mesmo sentar e assistir TV. O jeito mesmo é recorrer ao computador que está presente quase 24 horas por dia na minha rotina. Isso não é legal.
Até mais,
PS: Como foi o Carnaval?
Grande Lino: eu já tenho sérias dúvidas em relação a segurança da urna eletrônica. Imagine se vou votar pela internet. Um gaiato aqui ao meu lado, lendo o teu post, sugeriu: que tal fazer a eleição presidencial ao estilo Big Brother – reunir os presidenciáveis em uma casa, onde eles iriam debater entre si as opções para solucionar as mazelas nacionais. Cada semana um seria eliminado – através de teleone e internet. O último seria ungido ao trono.
Já pensou se a moda pega. Ó admiravel mundo novo….
Um abraço.
Votaria com o mesmo temor que tenho hoje pois não sei bem como confiar nesses polÃticos . Também não vi a Beija Flor só flash mas o que vi , adorei !
Beijinhos ,
Bel .
Olá!
Com certeza seria muito mais cômodo o voto pela Internet, mas eu não sei se no Brasil funcionaria. Primeiro porque grande parte da população é pobre e não tem computador em casa e segundo porque aqui sempre se dá um jeito para falcatrua, né?!
Beijinhos!
Rê
Não imaginei que isto fosse acontecer tão rapidamente,LINO.
De qualquer forma,existe tanta fraude,tantos hackers,que ainda tenho os dois pés atras com a urna eletronica,que diria com um sistema assim…
Mas é mesmo uma forte tendencia.
Abração!!
Sem temor do voto, mas temor do resultado depois de 4 anos, como tenho hoje.
Quem sabe o Brasil, um dos pioneiros da eleição eletrônica, não chegue lá logo?
Seria bem cômodo.
No mais, um beijo bem grande!
Eu acredito que vá acontecer isso no futuro sim. E quem não tiver acesso a internet é que teria que ir votar nas urnas eletronicas. Assim iriam acabar as filas, os transtornos para ir votar, seria muito comodo.
bjs
Nossaaaaaaaaaa..Lino!!!! rsrsrs… já pensou??? votar sem sair de casa?! sei lá..rs bom… ótimo fim de semana pra vc! bjossssssssss
Lino, vou te confessar: sem internet, não sou ninguém. Mudei pra um ap novo há duas semanas, e ainda não fizeram a conexão do Velox lá de casa. Meu ap tá sem graça, sabia? E votar em casa, seria pra mim, o acontecimento do ano!!! Tomara que cheguemos lá. Bjus e otimo findi.
Nossa..q interessante!! Eu com certeza gostaria muito de votar assim!!!
Aqui na Noruega o voto não é obrigatorio..
mas aqueles q votom ainda usam o papel! Pois é..primeiro mundo e ainda nao usam computadores.
O problema de nao se comparecer ao voto é no caso de outra pessoa votar no seu lugar… e podem haver fraudes tbem nao?!
Bem..mesmo tendo contras..eu acho muito interessante!
Olha, Lino! por mais que goste da comodidade, ainda confio mais nas minhas pernas seguindo em direção ao local de votação, gosto de interferir com minha presença, passar pelos fiscais, olhar o povaréu, conversar na fila, olhar os mesários, votar e sair feliz de ter escolhido. O ritual me traz uma boa sensação. Obviamente, em certas circunstâncias, poderia o sistema ajudar a reduzir as abstenções. Abraços, amigo!
Li esta semana na internet que de 1 milhão de leitores apenas 40 mil votam assim. Os testes tem sido feitos não apenas na eleicão, mas em eleicoes “bobinhas” para testar. Mas quem sabe o futuro não é mesmo?!
abracos