Um dos temas mais espinhoso e que causa grande polêmica é o aborto. Visto, do lado feminino, como uma conquista, ele é criticado e contestado, principalmente pelos que professam determinadas religiões. Em alguns lugares, como nos Estados Unidos, a disputa entre os dois lados tem provocado verdadeiras batalhas, no sentido físico. Chegam ao cúmulo de depredar clínicas e ameaçar quem defende este tipo de procedimento.
Reconheço a polêmica, mas acho que o assunto deve ser discutido, debatido. Particularmente, tenho uma posição que parece incoerente. É que, embora contrário ao aborto, defendo sua legalização. Isso significa que, se tivesse de optar por ele, só o aprovaria em casos muito especiais, como a ameaça à vida da mãe e doenças terminais do feto. Difícil de entender? Acho que nem tanto. Sou daqueles que acreditam na liberdade de escolha e acham que não podemos impor aos outros o que queremos ou pensamos. Decorre daí a posição.
Agora que me expliquei é hora de você, que frequenta este blog, fazer uma opção. Afinal, o aborto e como proceder é o tema da pesquisa desta semana. Na barra lateral, há algumas opções, que vão da aprovação total à desaprovação, pura e simples.
Dê uma olhada, escolha a sua opção, vote e deixe um comentário mostrando qual é sua posição sobre o assunto e o porque de a ter tomado. Vamos debater o assunto.
PROFESSOR, O MAIS CONFIÁVEL
Os leitores deste blog confiam nos professores. Dos que votaram na enquete, nada menos do que 52% escolheram os profissionais da educação como os mais confiáveis.
Em segundo lugar ficaram os médicos, com 33% das preferencias. Duas outras profissões – jornalistas e publicitários – também foram votados. Os jornalistas com 8% e os publicitários com 7%. Veja aqui o resultado. Advogados e políticos não merecem nenhuma confiança dos leitores. Nenhuma da profissões teve, sequer, um voto. Triste fama, eles criaram, não?
27 Respostas
Lino,
Também sou a favor da legalização do aborto. Mas só em casos especiais como aos que vc se referiu.
Pq se for banalizado, aà fica complicado.
ótimo f.d.s.
abs
Olá, Lino. Tema bem polêmico,realmente, esse do aborto.
Sempre reflito muito sobre esses assuntos controvertidos, como a eutanásia, a pena de morte, etc. Mas, sempre chego à conclusão de que se deve levar em conta a famosa frase: “cada caso é um caso”.
Quanto ao aborto, eu seria, portanto, contra a legalização pura e simples. Penso que ela deveria se aplicar somente aos casos particulares de fetos “sem chance de viver”(existem, não?), morte da mãe, etc…
Mas, ainda insisto que deveria haver sempre a consulta ao caso particular( quando possÃvel).
Abraço grande.
Dora
Oi!
Apenas de uma coisa eu tenho certeza: Eu sou totalmente contra a prática do aborto. Acho que nenhum ser humano tem o direito de decidir sobre a vida do próximo, principalmente quando esse próximo é um ser que nem sequer tem como se defender. Já tive a oportunidade de ver diversos videos de aborto, estudei sobre isso na época de colégio e vi o sofrimento do feto que sabe que está sendo rejeitado pela própria mãe. É triste, é de fazer qualquer um chorar ao ver aquela pequena criaturinha fugindo do ferro que é enfiado na mulher para poder furar a cabecinha da criança e matar, em uma das técnicas de aborto…
Pra mim, isso é um crime ediondo.
Em caso de irresponsabilidade dos pais: fizeram, assumam! Existem milhares de métodos preservativos, só engravida quem der bobeira.
Em caso de doença do feto, de estupro, etc: Eu acredito que nada na nossa vida é por acaso. Eu não abortaria. Eu sei que é difÃcil pra caramba aceitar olhar as coisas dessa forma. Nem todo mundo consegue. Mas eu não abortaria mesmo.
Essa é a minha opinião.
Beijinhos!
Rê
Sou a favor da legalização do aborto sim, mas muito mais a favor da conscientização dos métodos anticoncepcionais. Acho que falta consciência em torno do que é ter respeito pelo corpo e respeito pela vida. Acho a decisão de abortar algo muito doloroso e terrÃvel, mas à s vezes é a única saÃda.
Adorei o resultado da enquete e fiquei bem feliz em saber que as pessoas confiam nos professores. O salário é horrÃvel, o trabalho dobrado, mas é gratificante sabermos que temos a confiança das pessoas.
Bom fim de semana, Lino!
Acho que o aborto só deve ser permitido em caso de perigo de morte. O controle da natalidade é que deveria ser mais rigoroso. Meu abraço.
só sou contra o aborto, se usado como método “anticoncepcional”, já q é depois de ser concebido mesmo.
fiquei feliz de ver q nós, professores, inspiramos confiança.
ótimo fim de semana.
amanhã terá tema no ar.
beijossssssssss
Sabe , já era contra o aborto antes de ter filha mas agora sou ainda mais …Claro que tem casos que são exceção : gestação de anencéfalo , gestação que a mãe corra risco de vida , estupro … mas só em casos assim bem especÃficos … como conheço a mulherada de consultório de gineco (quando fiz o último ano de medicina tive que rodar no internato de gineco !) , sei que muitas iriam usar como anticoncepcional de escolha e acho isso muito ruim , pois como católica sei que há vida após a fecundação !!!
Beijinhos ,
Bel .
Pelo que me lembro neste fim de semana os portugueses iam votar acerca do assunto…
Dessa vez não votei não. Não tenho opinião sobre o assunto. Eu conheço história de gente que recebeu recomendação médica para fazer o aborto devido à malformação do feto, e o bebê nasceu perfeito; conheço gente que é fruto de estupro (tudo bem, não é a mais bem resolvida do planeta, mas vive dignamente). Então, tenho muitas interrogações sobre o assunto.
Sou contra o aborto, menos em casos de mulheres que são estupradas! Tenha um bom dia!
e um assunto polemico..ate porque existem muitos metodos para evitar uma gravidez, mas cada um deve ter o direito de fazer o que acha que e certo desde que nao prejudique terceiros..
Lino, vc está freqüentando o meu blog há pouco tempo e não soube da minha campanha “Filho é pra quem pode”. Certamente os monstros que arrastaram o menino como Judas, aqui no Rio, foram gerados por mães inconseqüentes que não tomaram as devidas precauções e tiveram filhos sem ter condições de mantê-los. Neste caso, sou a favor do aborto.
gd ab
Este assunto vai polemizar muito aqui,hem LINO,heheheh
Abração e um otimo domingo à vc.
Sabe que esta é uma pergunta que ainda não consegui encontrar a minha resposta?
Linkei seu blog lá no Proncovô.
abs
Parabéns pelo Top 10 Cokering!!
Você merece!
Hum…talvez os votos não tenham aparecido porque grande parte dos polÃticos é composta de advogados… rsrs
É, as duas categorias estão bem por baixo mesmo.
Abraços e uma boa semana
Senti-me até bem agora. Já que sou professor e publicitário, creio que estou bem na fita. :oD
Aposto que, se tivesse revisor na lista, disputaria com os professores, hehe.
Abraço e obrigado por visitar e comentar meu blogue,
Pablo.
Eu sou a favor pq, como sempre, as pobres acabam parando na mão de açogueiros…enquanto a menininha rica tem, até mesmo, o seu médico da famÃlia…
E tem mais…se o governo se preocupasse realmente com o controle da natalidade não precisarÃamso discutir a elgalização do aborto.
Bjs e uma ótima semana.
Lino: Concordo plenamente com você.Defendo também uma educação livre de preconceitos sexuais ,onde possa discutir o sexo sem meia palavras, tanto na escola como em casa.
Tenha uma ótima semana!
* EU SOU PROFESSORA, OBA!!!!!!!!
o aborto é de fato um tempa delicado. É preciso bastante reflexão acerca do assunto e discussão.
o aborto acontece por motivos distintos. Em alguns caso eu até apoio, outros não.
Mas é complicado.
abraços
Lino,
O assunto realmente é polêmico. O post de ontem da Fernanda também era sobre aborto. Deixei minha opinião nos comments, me posicionando a favor do aborto em caso de estupro e quase me lincharam…..é isso, sou contra o aborto, só em último caso eu interromperia uma gravidez. E como voce, voto na sua legalização.
Beijos
Lino, tanta novidade! Perdi muita coisa! Que bom que os professores ainda têm a confiança, a credibilidade! Quanto ao aborto, acredito que deva ser evitado, pois uma vida estaria sendo assassinada. Seja qual for a situação, ninguém nasce se não for vontade de Deus, portanto, nada acontece por acaso. Jamais seria a favor do aborto.
abraço, garoto
Fama mais que merecida, infelizmente… Sobre a enquete; sou afavor apenas em casos extremos, como estupro e risco de vida para a mãe… Beijos.
O assunto é muito polêmico mesmo. Mas minha posição é como a sua: sou contra o aborto mas a favor da legalização.
bjo e boa semana!
Lino, minha opinião sobre o aborto é igual a sua. Sou radicalmente contra, mas a favor da sua legalização. Cada mulher deve ter o direito de escolher o que quer para a sua vida. Beijocas
Sou a favor do aborto, mas cada caso é um caso, né? Apenas acho que, ao legalizá-lo, não se deve banalizar como se fosse uma troca de roupa. Sem as preocupações necessárias da contracepção, por exemplo. Polêmico, muito polêmico esse assunto. Bjão.