Menino, larga este computador e vai estudar. Menino, larga o computador e vai dormir. Menino, menino, menino…
Quem tem filhos que sabem mexer com um computador já deve ter usado uma destas advertências. Afinal, criança se apega aos jogos e quando começam, não querem largar mais. É preciso, então, que os pais fiquem de olho.
Se isso não for feito, a criança pode ser prejudicada. Certo? A se tomar como base uma pesquisa feita pela Universidade de Rochester, – artigo original, em inglês – nos Estados Unidos, não. Não é verdade.
O que os pesquisadores descobriram é que jogos de ação podem ajudar na melhoria da visão das pessoas. Quem joga, aumenta a sua acuidade visual e isso ocorre, de acordo com os cientistas, porque o cérebro muda o seu processo para a informação visual.
Os alunos da universidade que participaram da pesquisa mostraram, apos 30 horas jogando, um substancial aumento da sua visão espacial, significando que passaram a ver figuras mais claramente.
Quando a pessoa joga, principalmente os jogos de ação, seu cérebro muda o caminho pelo qual processa a informação visual, segundo Daphne Bavelier, responsável pela condução da pesquisa. Os jogos, afirma, leva a visão ao limite e o cérebro acompanha, aumentando a capacidade de visão.
Então, depois disso, a sua postura – se é que você tem filhos – vai mudar. E ao invés de pedir o filho para sair do computador, vai dizer: Vai jogar, menino. Isso ajuda a melhorar a visão e o cérebro.
É AGORA OU NUNCA
Estamos chegando ao final de mais uma pesquisa do blog. O que está em jogo é a confiança que você deposita em várias profissões.
Se você não votou, por favor, vote. É simples: vá à barra lateral, escolha uma das opções e vote. Vamos ver quem é mais confiável.
21 Respostas
esse negócio dos jogos é a pura verdade.
Muitos tem essa vantagm para passar a qiuem joga.
De fato já joguei muito e digo com certeza.
hehe
abraço
Essa pesquisa só é válida para as crianças? (rs*) Gostei da pesquisa! Já li uma outra, não sobre os computadores, mas jogos em geral. O Cérebro deve ser constantemente estimulado para que sejam descarregadas todas as descargas das sinapses, em contrapartida, o sono ajuda na varredura de todo esse ‘lixo’ deixado durante o dia. Vale dizer que tudo tem sua medida. O excesso de computador e falta de exercÃcio diminui a circulação sanguÃnea e em consequência faltará oxigênio no Cérebro. Aà entra também o papel da Glicose…mas daà um outro assunto.
Lino, bom fim de semana!!
Beijus
Amigo Lino,
Graças a Deus então estou no caminho certo, pois meu filho gosta de jogos no micro.
Um excelente fim de semana para ti e à todos os seus,
Beijos,
Dani
O mundo está mudando, e com ele o ser humano. Acho que as crianças de hoje não poderão cantar, como eu: “ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais”. Novos tempos. Bons tempos (pelo menos é a minha torcida).
Um abraço.
Esta percepção espacial é importantÃssima também na escola. Algumas pesquisas na área textual apontam a leitura de imagens como ponto chave no desenvolvimento de competências de leituras múltiplas. Quando deslocada para o cotidiano, essa leitura visual propicia uma melhor apreensão do conteúdo lingüÃstico pela observação miniciosa. Adorei a descoberta, Lino!!
Então estou perdida prque nunca fui de joguinhos no computador!!!
bjo e bom fds!
Já tinha lido sobre essa pesquisa. E observando a incrÃvel facilidade que a garotada tem para, digamos, “se informatizar”, deve ser verdade sim.
Vale lembrar, também, que os grandes gênios atuais da informática vieram todos dos joguinhos. E isso relatado por eles mesmos!
Abraços
mas a pesquisa é so pra quem fica jogando? ou pra quem fcia blogando tb?
Lino: Bom saber disso, aqui em casa é uma batalha com Rodrigo……….[é que só tem um micro……..ai eu falo: -sai menino, eu também quero usar o computador……..]
Tenha um ótimo final de semana!
Oi Lino, bom saber disso…rs…aprendi a jogar no atari por causa do meu filho que era sózinho e sempre queria alguém pra jogar com ele, depois veio o irmão que por causa da diferença de idade entre eles, eu tinha que jogar com esse também…e fui gostando,até passar pros jogos no computador, mas os que eles jogam hoje eu não jogo…mas aqui em casa eles jogam, saem com os amigos, jogam bola, enfim fazem um pouco de tudo…rs..
abraços
Olá, caro Lino.
Melhoras em “acuidades visuais” à parte, eu acho que passar horas sedentariamente sentado diante de um computador é mais prejucial que favorável para a saúde. Fui criado sem computador e embora não tenha nenhuma grande “acuidade visual”, cresci desenvolvendo a imaginação e queimando muitas, mas muitas calorias com meus antigos brinquedos. Claro, não condeno quem gosta desses joguinhos. Sou da linha “viva e deixe viver”. Só prefiro outras atividades pras crianças.
Um abração!
Gostei da pesquisa Lino, agora q a molecada vai se jogar mesmo no computador… hehehe
Big Beijooooooooooooooooooooooooos
lindo, OPS NOVAMENTE…..Lino, tenha um ótimo final de semana!!!aparece tem post novo….
eu concordo com a pesquisa…acho que computador e ate a TV , dependendo do programa, ajudam a crianca
Lino, desculpe-me ocupar esse espaço com um assunto que não tem nada a ver com o seu post. Quando organizou a blogagem pela PAZ fiz a divulgação me abstendo de criar um texto por questões pessoais. O caso do garoto morto ontem no Rio representa exatamente o que penso sobre o assunto. Sou pacÃfico e não pacifista. No caso, sempre, olho por olho, dente por dente. Senti necessidade de esclarecer esse ponto pois muitos dos seus leitores me perguntaram. Grande abraço.
nossa, que interessante
vou logo falar com minha tia que vive dando bronca em meus primos jogadores….
beijossssssssssss
Gostei de tomar conhecimento do assunto. A visão espacial de uma pessoa equivale ao seu grau de mover espacialmente peças e alternativas e visualizar os detalhes postos.
Ah, eu adoro ver que as retas paralelas se encontram, contra tudo o que diz a geometria plana. E claro, as retas nada mais são do que cÃrculos cujo raio é igual ao infinito. Mas tudo isso depende da percepção visual de cada um para alcançar esse entendimento.
Grande abraço
Oie!!!
Eu fiquei sabendo dessa pesquisa…E quando li fiquei até mais aliviada…hheehh Apesar de não ser mais criança a muitos anos, eu confesso que tem alguns jogos de computador que eu sou completamente viciada…heeheheh
Tem um que quando eu paro pra jogar fico 5, 6, 7 horas direto na frente do computador…hehehehehe
Beijinhos!
Rê
Acho inclusive que alguns jogos incentivam o raciocÃnio e ajuda a criança !!!
Não sou contra joguinhos de computador ( lógico que os sem violência ) mas sou contra passar o dia só nos jogos de computador … tem de ter ar livre , brincar de outras coisas !!!
Minha mãe está a mais de um mês sem fumar e acho que se viciar em bala diet não faz mal a ninguém !
Beijinhos,
Bel .
Lino, o ideal seria a criança brincar com jogos de computador e brincadeiras de ruas, com outras crianças, assim ela vai exercitar corpo, mente e o convÃvio com outras crianças.
bjs
Lino, não sou chegada em jogos de computador, já o maridão e as filhas são. Elas jogam no computador e no celular, mas também gostam de ler e ver tv fechada. Acho que tudo que é dosado não prejudica, só ajuda!
Bjos.