Todos nós que somos pais e mães gostamos de guardar recordações de nossos filhos quando eram bebês. E até pouco tempo isso era feito mediante a fotografia, que registrava os vários momentos da criança, fixando-os e deixando-os para que, elas próprias, se divertissem mais tarde, quando adultas.
Ao longo dos anos, as coisas mudaram. A tecnologia avançou e, de certa forma, acabou com o mistério da gestação. A ultrassonografia, cada vez mais clara e limpa, começou a mostrar o sexo da criança, uma descoberta que, antes, só se fazia no nascimento.
Com o avanço, a questão da recordação mudou. E, pelo menos fora do Brasil, empresas começaram a oferecer aos pais filmes ~ feitos através do processo de ultrassonografia ~ de seus filhos ainda no útero. É como se fosse uma lembrança antes da vida ou, pelo menos, do nascimento.
Interessante, não? Afinal, você poderá mostrar ao seu filho ou filha como ele era antes do nascimento. Inaugurou-se, assim, um novo mercado. E uma nova forma de recordação, um mercado, pelas informações da BBC Brasil, em franca expansão.
Só que as autoridades medicas estão recomendando que as mães não façam isso. Só devem se submeter à ultrassonografia se ela for necessária e recomendada pelos médicos que acompanham a gravidez.
O que temem? Que o feto seja afetado. Existem provas que isso ocorra? Ainda não. Mas fica a recomendação de se evitar um processo que, de alguma forma, pode ser prejudicial à criança que ainda não nasceu.
E você, tem recordações de seus filhos? E seria capaz de comprar estas recordações antes da vida, antes do nascimento? Não teme que o feto possa ser prejudicado? O que você acha desta discussão e das recomendações dos especialistas?
EM QUEM VOCÊ CONFIA?
Existem algumas profissões que são mais confiáveis que as outras. Pelo menos é o que pensamos. Então, nada melhor do que uma pesquisa que determine em que profissão os leitores determinem em quem confiam mais.
Então, dê uma olhada na relação na barra lateral, escolha uma das profissões e vote. Participe. Sua opinião é importante.
22 Respostas
Lino
Eu tenho muitas recordações do meu filho que tem agora 9 anos. Qdo grávida fiz os exames que o médico pedia entre eles a ultra-sonografia, mas acho q não deve ser em exagero não. Pra q invadir sem necessidade tbm né? Deixa as fotos pra depois do nascimento.
Um beijo e uma ótima semana!
Eu ainda não tenho filhos…Essa novidade é realmente tentadora…Ter uma recordação para mostrar à crianças como ela era antes de nascer. Mas, se isso pudesse de alguma forma prejudicar o desenvolvimento do feto, eu não iria querer esse tipo de recordação. A saúde está em primeiro lugar.
Beijinhos!
Rê
eu não sei Lino, mas ainda acho que a ultrassonografia só deve ser utilizada para checar a saúde do bebê…
sou à moda antiga! rs
beijão
Lino menino. A minha gravidez foi pau de dar em doido, fiz trocentas USG, a maioria por sangramentos contrações e blablabla.
Eu adorava, não as contraçoes e sangramentos, mas sim ver o pitoco rs.
Concordo que a coisa tá exagerada, acho que 3 USG durante uma gravidez só pra conferir já tá ótimo.
Quanto a confiar, ixi to confiando em quase nada nesse momento da vida.
Bjs, adoro vir aqui.
Se parte da medicina coloca a possibilidade de possÃveis prejuÃzos ao bebê ainda em formação, há motÃvo mais do que suficientes para brecar o novo filão de mercado das recordações. Afinal, nenhum excesso é benéfico. De meu filhote – hoje com 1 ano e 9 meses – tenho foto tirada em seus primeiros segundos de vida…[ ]
O que move os pais geralmente é a curiosidade em saber como o filho é, de que sexo será e mais importante, se tem algum problema de saúde. Fora os excessos penso que tudo bem. Se os médicos dizem que existem riscos, os pais devem acatar.
Boa semana! Beijus
Oi Lino, estava com saudades do seu cantinho. A blogagem sobre a não violência foi um sucesso. Meus parabéns. Eu confio nos professores e já dei o meu voto. Quanto à ultrassonografia, fico pasma com essa mania de tirar várias. Beijocas felizes por ter voltado à blogosfera.
Prefeiro as coisas mais naturais, sem forçar a barra. Só em caso da saúde do bebê vale a pena incomoda-lo, fora isso é vaidade dos pais.
aparece tem post novinho…….bjs
Oi Lino!
Infelizmente não temos filhos…a vida é assim, nem sempre temos tudo que queremos, tudo que sonhamos não é mesmo? Quanto à ultra-sonografia (os filmes) é melhor seguir as recomendações médicas, nada de correr riscos!
Abraços e boa semana pra vc!
Lidu
Amigo Lino,
Durante minha gravidez, eu fiz o pré natal e minha médica sempre pedia a ultra sonografia. Sou totalmente a favor, nunca houve indÃcios que isso afete o feto. São recordações tão belas, que devem ser guardadas.
Se na época que eu engravidei tivesse o filme, sem dúvida eu faria, havia a ultra sonografia, mas registrava-se através de fotos, não por filme. Se houvesse filme claro que eu teria me valido dessa experiência maravilhosa.
Beijos,
Dani
bom, eu não cairia na tentação, ainda mais que os médicos não recomendam, correr o risco de ter meu bebê afetado por conta de um prazer besta…
melhos esperar ele nascer e aà sim tirar muitas fotinhas….
vou votar na pesquisa
beijosssssss
Eu não tenho filhos, Lino, querido! Mas tenho sobrinhos que aaaamo e coleciono fotos :O)
Beijos e boa semana,
MM
Meio invasivo, né? Só se for necessário.
Beijos e linda semana procê*.*
Tenho mais de 2000 fotos da Vivi nem todas impressas mas tenho todinhas pois acho que isso vale muito ! Cada acontecimento tiro foto mesmo !!!
Soube o sexo dela por um exame moderno de sangue com 8 semanas de gestação e fiz US 3D para ver o rostinho dela . Tenho gravado em DVD e impresso em fotos … e acho maravilhoso !
Beijinhos ,
Bel .
Lino,
na dúvida… melhor não correr riscos, não é mesmo? Como é uma técnica recente, acredito que ainda não se saiba com 100% de confiabilidade se pode ou não afetar o feto. Portanto, melhor seguir as recomendações médicas e controlar a ansiedade.
Abraços.
Quando minhas filhas nasceram, ultrassonografia era uma coisa rara e cara, só usada em casos mais sérios. (ih, estou velho….)
Assim, as duas escaparam dessa!!!!!
Lino meu amigo, com um grande atraso acabo de cumprir a tarefa encomendada (das cinco resoluções). Fui o mais honesto possÃvel. Os economistas brasileiros sempre falam que fazer orçamento aqui é a coisa mais difÃcil do mundo. Imagina fazer e cumprir cinco resoluções….
Um grande abraço.
Ainda bem que já passei da fase, mas é interessante saber e ter tudo dos nossos filhos e qdo esse sentimento brota, muitas vezes esquecemos dos problemas possÃveis de acontecer e de prejudicar, mas é preciso estar atento e principalemnte informado, pelo bem dos nossas crianças…
Qto a confiar ou não no profissional, isso é relativo, eu confio na pessoa, no ser humano, independente da profissão que abraça, e nunca no tÃtulo que carrega. Em todos as áreas profissionais, há os bons e os maus profissionais, cabe a nós escolhermos direitinho, muitas vezes até o fator sorte conta, e como conta. Beijão amigo.
Com certeza faria, estas suposições de que as fotos e filmes podem ser prejudiciais não me convenceram, a ultrasonografia vem sendo feita a tanto tempo e obtendo através dela inúmeros benefÃcios.
E depois que um dia na espera de um raio-x ficar pronto pude admirar as fotos dos bebês dentro do útero, fiquei tentada a ter este tipo de lembrança “se” e quanto eu tiver um bebê.
Lino, não posso ter filhos! Mas se pudesse, de maneira nenhuma faria algo que pudesse prejudicar o bebê. Para mim, bastaria um médico levantar suspeitas prá correr da novidade!! rsrsr E como filha, amo de paixão olhar as muitas fotos que tenho quando pequena. Meus pais sempre tiveram o cuidade de acompanhar todos os nossos momentos com fotografias! Bjs!
Concordo que não se deve exagerar. Sempre acontece que depois de muito tempo usando uma tecnologia é que vão descobrir os riscos que ela causa. Pra que exagerar? tudo em excesso não faz bem.
bjs
Oi Lino, eu tenho recordações da época que minha filha estava na minha barriga, quando descobrimos o sexo, mas a Ultra é necessária para ver se o feto está bem e tal e tb para matar a curiosidade das mães…rs. Poxa se há mesmo risco, então ficarei sem unhas na próxima gestação…rs.
Vou lá votar…rs. Bjão.
Sabe, à s vezes penso q qdo engravidar não vou querer saber o sexo da criança antes do nascimento. Achava tão gostosa aquela expectativa!!! Tudo agora ficou tão certo!! A gente nem pode mais sonhar e imaginar…
Beijos