Hoje, a Organização das Nações Unidas deve divulgar um amplo relatório, fruto do trabalho de milhares de cientistas de todo o mundo, sobre a situação do planeta, principalmente no que se relaciona ao clima.
Os dados ainda estão guardados, mas uma coisa é certa: os cientistas concluíram que somos nós, os homens e mulheres de todo o mundo, os responsáveis pela situação. E não é pouco responsável, não. É muito. Segundo o estudo, mais de 90% da culpa é nossa.
O curioso – ou estarrecedor – disso tudo é que, mesmo diante dos vários sinais dados pelo planeta, ainda existem pessoas, de um modo geral, e governantes, em particular, que teimam em afirmar que tudo não passa de catastrofismo, que nada vai acontecer.
Não? É só olhar o clima. Chove onde nunca choveu. Neva onde nunca nevou. Faz calor no inverno e frio no verão. Será que estas mudanças surgiram do nada? Já disse alguém que o pior cego é o que não quer ver.
O problema, aqui, é que esta cegueira afeta todos e todo o planeta. E pode levar o frágil ser humano – é isto mesmo, frágil – à extinção, pois a ciência já mostrou que, para sobrevivermos na Terra precisamos de algumas condições de manutenção do clima.
O que fazer? Virar ecochato? Acho que não. Mas podemos procurar nos conscientizar e fazer a nossa parte. Como na questão da não violência, o que importa, pelo menos de inicio, são os pequenos gestos. Vamos começar por eles.
Se cada um fizer sua parte, vamos dar uma ajuda ao planeta e reverter o panorama catastrófico para o qual caminhamos.
QUASE ONIPRESENTE
Já imaginou viver sem celular? É, não dá. O aparelhinho tornou-se quase que onipresente e está em todos os lugares, nas mãos de todos.
Uma prova disso é que chegamos aos 100 milhões de linhas de celulares, uma para menos de dois habitantes. Levando-se em conta que muitos brasileiros são infantes, de tenra idade, o número de celulares é impressionante.
E é por isso que pergunto: Qual é a sua relação com o celular? Você gosta ou não? Como o usa?
QUEM GANHA O OSCAR?
Ah! Você não sabe, ainda. É verdade. Mas se fosse você a escolher, a quem daria o prêmio?
Veja na barra lateral a relação dos indicados ao Oscar e escolha que filme premiaria. Está esperando o que? Vote.
25 Respostas
oi lino…
é verdade, o ser humando faz essas mazelas com o meio ambiente e depois não quer arcar com as consequências….
ontem teve o apagão de 5 minutos, feito em vários lugares do mundo, vc ficou sabendo?
ah, quanto ao celular, é assim mesmo
esses dias fui ao shopping e como estava no perÃodo de férias, o que tinha de criança por lá passeando.. e claro, cada qual com seu celular, fiquei até assustada….
beijosssssssss
O aquecmento do planeta também me inquieta bastante. Já escrevi sobre isso no meu blog, quando vi o filme do Al Gore, An inconvenient truth, e o documentário da TF2, Vue du ciel.
somos culpados e muitos acham que nao..quanto ao celular, o meu esta desligado a um tempao..
Lino, o problema do aquecimento global é grave mas a maioria dos paÃs não estão fazendo nada para mudar, cada um olha para o seu umbigo e acha que são os outros que têm que mudar. Vamos ver se com o relatório da ONU que sai hoje se as coisas mudam. Falo rapidamente disso tbm.
Bjos.
Oi Lino, é muito importante que falemos sobre isso, em alguns lugares do mundo, por exemplo, água é um bem muito raro.. Aliás, é muito curioso mesmo pois o EUA é o primeiro paÃs a embarreirar os projetos nesta área, e lá mesmo eles sofrem com a falta de água. O estado da Califórnia (o mais rico do paÃs, by the way), sofre um problema muito sério a este respeito. Mas quando falta vontade polÃtica, aà já viu, né…
Aqui na blogosfera tem um movimento legal que chama justamente faça a sua parte (se vc não conhecer tem o link no meu blog), acho q já é um começo… Mas dentro da nossa própria casa , no dia a dia mesmo, tem várias coisas que podemos fazer para pelo menos não aumentarmos os estragos (já que revereter nem sempre é possÃvel…)
Bom fds pra vc!
Lino, a situação é preocupante. Mas fica apenas no discurso.
O celular apenas uso pra falar com meus filhos e meu namorado. Aliás, não consigo ficar longe dele, nem quando vou dormir.
Bjs.
Realmente, a situacao do nosso planeta nao e boa…
Eu me preocupo e muito com essa questao. Procuro sempre colaborar para nao agravar mais a ainda a situacao. E nem e questao de se tornar ecochato, como voce mesmo disse, mas, sim, de cada um fazer a sua parte.
Beijinhos!
Re
O homem já mexeu e ainda mexe tanto na natureza q está conseguindo destruir tudo. E o pior é q eu acho q só vai parar qdo acontecer alguma catástrofe…
Qto aos celulares….Eu particularmente odeio. Tenho caso precise, mas sempre largo na bolsa…
Beijos
Gente li as matérias, li o relatório e estou preocupado mesmo… gente temos que nos unir e fazer algo… não sei o que mais temos que fazer…O que você propôem Lino? Eu acho que para começar vamos fazer uma blogagem coletiva sobre o assunto… e Vamos arregçar as mangas sei lá e levantar a bunda da cadeira e agir…
Abraços
Oi Lino!
O negócio é muito mais sério que a gente imagina, muito mesmo. E são as futuras gerações que sentirão mais, infelizmente.
Quanto a celular, eu não sou nem de longe dependente: tenho só para emergência mesmo. Mas uso o fixo para falar com filhos e marido no celular…
beijos querido,
Lino, muito oportuno esse assunto. E onde está o nosso Ministério do Meio Ambiente que até agora ainda não se manifestou sobre esse relatório ?
E falando em meio ambiente, aproveito para lembrar que as baterias dos celulares não devem nunca ser jogadas no lixo, pois são altamente tóxicas.
Quando for se desfazer de uma, entregue nas lojas das concessionárias, que são obrigadas por lei a encaminhá-las para os fabricantes onde serão recicladas.
Um abraço
Lino:
Parece que aos poucos a ficha começa a cair, no que diz respeito a necessidade da preservação do meio ambiente. Mas muito ainda precisa ser feito. Aqui onde moro existe a seleta coletiva de lixo. A maioria dos vizinhos, por preguiça, não separa o lixo. Outros gastam litros e litros de água para lavar o carro e limpar a calçada. Não conseguem entender que as nossas ações do dia a dia também são responsáveis pela manutenção do clima global. Depois se queixam da falta de água, das enchentes, do calor insuportável (pela primeira vez, picos de 40 graus tornaram-se comuns em Porto Alegre). A saÃda cofesso que não sei. Mas acho que o caminho passa por uma ação educativa do Estado com a aplicações de multas pecuniárias para os desleixados. Sentindo os efeitos no bolso, logo, logo a consciência ecológica do pessoal vai aflorar.
Muito legal a iniciativa de textos em favor da paz. Parabéns. Não participei pois ando com a vida um pouco atrapalhada. Na próxima, quem sabe..,
Um abraço.
Olá Lino,
Muito bom seu post sobre o aquecimeno global. É realmente impressionante como as pessoas insistem em se fazer surdas e cegas em certos momentos da vida.
Desejo um belo final de semana e muita paz,
Edimar Suely
edi_suely.lig.ig.com.br
Desculpe Lino, mas essa história de cada um faz a sua parte é conversa. Nunca vai existir. Estou cansado de tentar conscientizar as pessoas, mas quando a conscientização passa por mudanças em seu próprio modo de vida no cotidiano, as pessoas pulam fora.
Há tempos tenho travado uma briga sobre as fraldas descartáveis. Levam 450 anos para se decompor. Agora pergunte se alguém quer tentar uma alternativa ? Por que não voltar as de pano ? Porque as pessoas se acomodaram e não querem mais ter trabalho. Preservar requer esforço e isso as pessoas não querem.
Grande abraço …
Lino: Isso me preocupa muito!
Bom tema para blogagem coletiva!!
aparece , tem post novinho!!!
Temos que cuidar do nosso ecossistema para que o geral fique melhor … Sou apaixonada pelo meu celular , tenhouma das primeiras linhas daqui do RJ pois uma amiga da mamãe , na época , me deu … eu ia morar fora e não tinha telefone fixo e ela me deu o meu celular cuja a linha é a mesma até hoje … Não vivo sem …
Beijinhos ,
Bel .
Olá Lino! você acredita que conheço pessoas que dizem que o aquecimento global é exagero dos cientistas? Que é um sensacionalismo etc.? É por causa de pessoas assim que o mundo vai no que vai. Adorei seu post!!
Bom fim de semana!
Eu e meu celular somos amigos inseparáveis…agora mesmo estou baixando músicas para ele.
Bjs
Permita-me discordar.O culpado é o hemisfério norte com a industrialização ignorante do século 20. E , nós mulheres não tivemos posição decisória.Os responsáveis são os que buscam na destruição da Terra o ganho desenfreado do capitalismo selvagem.Generalização não concordo mesmo.
O problema do planeta começa dentro de nossas casas, temos que saber impor, educar as crianças para um mundo que elas vão usufruir, temos que conduzir da mesma forma que fazemos qdo estamos doentes e somos obrigados a tomar um remédio… de hora em hora. Talvez assim quem sabe, consigamos reverter um pouco a situação que ora se instala…
Qto ao celular, minha única relação, é o canal ligado direto com os filhos, o resto é consequência, mas adoro receber uma ligação ou uma mensagem fora de hora… e quem não gosta, que atire fora seu celular… rsrs. Beijos Lino querido!
Respondendo às questões:
1. Sim, precisamos fazer tudo possivel pra dimninuir os danos que já causamos. Pra que as gerações futuras sofram menos do que estamos prevendo.
2. uso celular e muito..por razão de trabalho e pra fofocar ou matar saudade com os amigos…
3.ainda não vi os filmes, mas aposto nos dois filmes que Clint Eastwood fez!
Só espero que ainda dê tempo de reverter este quadro nebulsoso,LINO. Agora,francamente,precisaram se reunir pra conctatar o óbvio ululante: que somos nós mesmos que fizemos a caca,hehehe.
Só rindo mesmo.
Qto a sua pergunta: eu gosto do celular sim. No mundo atual,onde as coisas acontecem em velocidade da luz,acho inimaginável ficar sem ele.
Abração e um otimo fds a vc.
há anos engrosso a fileira dos ecochatos … agora, que admite-se oficialmente a possibilidade do “irreversÃvel” começamos a ganhar credibilidade. Ah, sim, não abraço árvores … bom fim de semana!
Lino,
1.o aquecimento do planeta é coisa já sabida, mas todo o mundo estava fazendo cara de “deixa-pra-lá! que isso é coisa dos alternativos, dos naturebas”! São tantos rios e riachos que deixaram de existir, tantas fontes que secaram pelo desmatamento impiedoso… Não se vê que há relação entre os elementos?
2.escolho os objetos pensando no grau de poluição; joguei fora o celular
3. Não vi os filmes.
Parabéns pelo oportuno texto.
abraços.
Embora seja considerado uma das grandes invenções da humanidade, o celular é de importância questionável. Só o uso por necessidade (também questionável) da profissão. Chama sempre na hora errada e quanto mais cheio de funções, deixa de cumprir a básica, fazer uma ligação quando mais se precisa dele. Assim que puder, aposento o meu…[ ]