CENSURA, POLÍTICA E
CONTRA HEGEMONIA

Ensaios que falam de política, censura, hegemonia e contra hegemonia, intelectuais orgânicos, o micro poder como visto por Michel Foucalt, a visão gerencial de Maquiavel, a argumentação e seu uso por aqueles que trabalham o Direito.

ENSAIOS ACADÊMICOS QUE PASSAM POR ESSES TEMAS E QUE CHEGAM AO LI.VRO DIGITAL, ACESSÍVEL E FÁCIL DE LER NO COMPUTADOR, CELULAR OU TABLETE.

Censura-politca-capa-

OS ENSAIOS DO LIVRO

O conteúdo de Censura, Política e Contra Hegemonia é composto de cinco diferentes
que abordam os temas enunciados na capa mas vai além deles com outros assuntos.

Censura no Brasil

A censura no Brasil sempre foi uma política de Estado, tendo começado antes mesmo da independência e permanecendo após ela. É a forma que o Governo tem de silenciar críticos e conter os descontentes. Ela foi muito usada na ditadura miliatar.

Jornais e intelectuais

O ensaio parte da visão de Antônio Gramsci para mostrar como os jornais e os intelectuais nele trabalhando podem mudar a hegemonia, desconstruindo a existente e ajudando a formar uma nova, como aconteceu com a redemocratização do Brasil.

A microfísica do poder

Focault mostra como o poder é exercido em nível micro, estabelecendo ligações e permitindo que seja exercido entre pessoas, mediante ações simples e corriqueiras que, aparentemente, nada tem a ver com poder, e que leva ao adestramento dos corpos.

A nova política

Considerado o pai da moderna política, Maquiavel mostra como ela deve ser exercida, definindo ações, mas não falando sobre Governos e suas formas. Ele busca o lado prático do exercício do poder e os benefícios que o governante dele pode tirar.

O argumento no Direito

A argumentação oferece ferramentas para praticamente todos os campos, mas ao Direito
ela fornece base para o debate, o contraponto, a defesa de teses e o ataque a pontos apresentados.
Bem usada, ela traz um enorme ferramental para os que trabalham o direito e
buscam formas efetivas de defender posições e pontos de vista.