Está nos jornais uma notícia que, olhando de perto, nos fornece dados preocupantes. A Ordem dos Advogados do Brasil avaliou uma série de cursos de Direito em todo o país e, no final, recomendou cerca de 25% deles.
Do total, 75% foram reprovados pela Ordem. O que isso significa? Que os cursos não tem estrutura para formarem bons profissionais, daqueles capazes de fazer e passar no Exame de Ordem que a OAB aplica aos bacharéis que querem ser advogados.
Mas isso todo mundo sabe. Há, no entanto, um aspecto para o qual não atentamos, que é a situação dos outros cursos. Será que eles tem as mesmas deficiências? Será que os formandos, se submetidos a uma prova, como no caso da OAB, passariam? Será que os alunos tem, efetivamente, preparação para exercer a profissão?
Não sei as respostas. Mas se tomarmos os números da OAB e generalizá-los, vamos ver que, de cada 100 alunos que saem de uma faculdade, apenas 25% estariam aptos ao exercício profissional.
É um número que me assusta. Afinal, dentre estes profissionais estão alguns em que colocamos nossas vidas em suas mãos. E você, o que acha?
CAMPANHA MERITÓRIA
A Grace, do Alma Cigana, está fazendo uma campanha que, sob todos os pontos de vista, é muito meritória e merece que todos nós, que estamos na blogosfera, participemos.
Os detalhes podem ser vistos em um blog especial criado por ela. Nele, estão os detalhes da campanha e a forma com que cada um pode participar.
Não deixe de ir lá. E dê sua contribuição. Vamos ajudar os meninos de Moçambique.
RESOLUÇÕES DE 2007
O desafio foi lançado pela Dita, do Nem te conto, que embarcou em um meme cujo objetivo é relatar cinco resoluções para se cumprir neste novo ano.
O que eu pretendo fazer? Acho que igual à maioria:
- Poupar uma parcela do que ganho
- Dedicar mais tempo à leitura
- Iniciar um curso de franças
- Caminhar, por prazer e por necessidade
- Abrir novos horizontes profissionais
Poucos itens, mas muita coisa por fazer. Espero cumpri-las. E, como é parte do negócio, aqui vão Cris Penaforte, Carlos, Gueixa, Ed e Caroline. Bom, está feito, então.
VOTE NA ENQUETE
Como devem ser tratados os que são pegos com maconha? Você quer que eles sejam presos? Se sim ou se não, vá à barra lateral e vote, pois este é o tema da pesquisa da semana.
29 Respostas
Ótimo post. Primeiro, se estudantes de todos os cursos universitários precisassem passar por um teste como o da OAB, eles estariam perdidos. Eu acho sinceramente que, muitas vezes, o aluno sai da universidade pior do que entrou. Pior do não aprender, é aprender errado – que é tão comum hoje em dia. A educação está longe de ser responsabilidade somente das instituições de ensino, ela é – e acho isso um dever – de responsabilidade principalmente dos estudantes.
Quanto ao meme: eu devo ter sido um dos primeiros a ser convidado para tal, há um mês, creio. Já postei, mas não me incomodo em postar outros cinco objetivos – somando dez -, o que me classifica como uma pessoa cheia de finalidades, haha.
Abraço, amigo.
Esse negócio de curso de direito, acho que todos sabemm né, todo ano a OAB faz essa pesquisa, que ocorre logo depois da prova da ordem. Não sei se também sabe,mas parece que no próximo perÃodo ou ano também será feita uma prova para aprovar o aluno no curso de Administração, só receberá o diploma se o aluno passar na prova. Assim a instituição que ele estudou também poderá ser avaliada, e saberemos se teremos bons administradores no mercado ou não.
Obrigada por ter participado da brincadeira…bjão.
Lino meu broder,
Você observou exatamente o que eu pensei quando ouvi essa notÃcia. A minha doentia mania de fazer especulações sombrias sobre as coisas aponta para uma conclusão nada animadora.
Sabemos que as universidades se proliferaram em números espantosos nos últimos 12 anos, que elas colocaram em seu quadro docente, gente como o meu irmão, que apesar de mais de 15 anos trabalhando na área financeira, não tem absolutamente nada haver com a atividade de ensino. Sabemos, obviamente, que ele não é um caso isolado, conheço “professores universitários†com absurdamente menos capacidade de interpretação de textos, escrita, capacidade verbal e oratória, além de estimulo ao aprendizado do que eu, com a diferença que eu só tenho o ensino fundamental. Assim, sabemos também que as universidades estão à vomitar mais e mais analfabetos funcionais com bacharelados. Olha como é gritante a semelhança ao se conversar com um recém formado em alguma coisa qualquer numa dessas universidades qualquer, e conversar com um trabalhador braçal com baixo nÃvel de escolaridade, porque?
Pode? Pode, assim podemos dizer que o nÃvel educacional da nossa sociedade está aumentando. Um viva as universidades, que agora são banais.
Tô exagerado hoje?
Abração broder
lino,
essa é a real situação dos nossos advogados.aqui em natal apenas o curso da UFRN (federal)passou pelo crivo nacional.
gostei das propostas para 2007.tbm tenho as minhas:poupar mais (nós brasileiros não temos arraigado esse hábito),o outro é ouvir mais e falar menos.
mantenho ainda a promossa de ler mais:tenho comprado mais livros este ano.]
abs.tertu
Postado!
a qualidade do ensino no Brasil caiu de maneira assustadora. Muitas faculdades q estão surgindo são fracas mesmo.
Eu já ajudei a Grace. O q ela está fazendo é muito bonito. Tive a oportunidade de conhecê-la pessoalmente, ela é uma graça de pessoa.
Beijos
Acho que vc esta sendo muito otimista em considerar 25 %,LINO. Ouso arriscar que o numero é ainda menor. E qdo isto vier à tona,vai gerar uma confusão dos diabos,vc vai ver. Aliás,desculpe-me,mas foi outra tremenda cagada do nefasto FHC,que,em seu governo,permitiu a abertura de tantos cursos de quem não tem a menor vocação pra EDUCAR!!.
Ainda vamos pagar muito cara por este absurdo.
Já votei na enquete.
Abração!
Lino, infelizmente sou da opinião do DO, acho que o número é muito menor e explico porque. Houve nos últimos 10 anos uma proliferação de faculdades particulares que abrem não para formar profissionais e sim para ganhar dinheiro. E Direito é um curso interessante que requer só uma sala um quadro e um professor(de qualidade questionável), pelo menos é o que os donos dessas arapucas pensam. Pode ver em todas as faculdades particulares, eles oferecem o curso de Direito por ser o que requer menos investimento. Deu no que deu, um monte de advogados formados sendo que a grande parte não consegue a carteira da OAB.
Não adianta ter diploma e não ser capaz de exercer a profissão. Claro que tem outros cursos no mesmo esquema tbm.
Bjos.
Lino, vi esta noticia na Record ontem. E fiquei preocupada. Em que maos estamos? Quem podera nos defender?
Lino, acabei de te citar por lá broder.
Abração
Mandou bem.
Acho q os cursos devem preparar melhor seus alunos né?!? Imagina vc o pessoal lá estudando e não conseguir ter o seu direito de exercer a função?!?
Mil beijos
Amigo LINO, obrigada pela ajuda. Já vendemos 60.Faltam 40.Ai, Deus, obrigada aos amigos.Quanto ao curso, o aluno já sai da universidade fraudando o próprio trabnalho de conclusao de curso.Para vc ter uam idéia, eu vou concluir Direito em junho, mas semestre que passou teve uma turma que foi reprovada no TCC.90% da turma plagiou o trabalho.Uns compraram o TCC e a faculdade descobriu e outros tiraram da internet o TCC quase todo..Imagine na ORDEM…?Na primeira fase mutia hgente passou.Mas, na segunda, foi horrÃvel.Quanto a mim, vou concluir o curso em junho, mas, vou estudar 6 meses para me preparar par ao exame de ORDEM.Pelo fato de que a minha pesquisa vai me levar um tempao e me levará de encontro a um lancamento d eum livro contando a história das criancas refugiadas, cuja parte da venda vou revcerter para os refugiados de Mozambique.Sei que é pouco mas me apeguei à s criancas de lá….Beijocas e MUITO MUITO OBRIGADA.
Caro Lino
Parece-me ser uma questão muito grave. O problema, em minha opinião, é que as coisas aqui no Brasil são sempre tratadas da maneira mais simples. O curso X é ruim, então o feche. E os alunos que já estão formados? Muitas vezes até atuando no mercado de trabalho.
Infelizmente não vão à raiz do problema, que está na estrutura, por assim dizer, liberal demais, no ensino superior. Praticamente em cada esquina de São Paulo existe uma universidade/faculdade/centro universitário (são tantas categorias que é até difÃcil fazer a distinção correta). Logicamente que a qualidade dos cursos não pode ser a mesma, certo?
Educação é uma coisa séria demais, principalmente em algumas áreas do conhecimento humano. Precisamos ficar atentos quanto a isso!
Parabéns pelo blog
Um abraço,
Ricardo Safra, estudante de Geografia (blog orbis terrarum)
O ensino não é mais o mesmo… e infelizmente não são somente os cursos Superiores…
Sobre o meme… Valeu pela indicação…
🙂
Olá, amigo Lino Resende,
Gostaria, antes de mais nada, parabenizá-lo pelo nÃvel e teor do blog. Muito bom mesmo! Voltando ao assunto da formação dos novos profissionais, acredito que haja uma certa deficiência em boa parte dos cursos. Sou formado em Geografia e sei como alguns profissionais dessa área saem para o mercado de trabalho. Contudo, é necessário relevar que aliado à falta de estrutura e preparo das universidades, boa parte dos universitários não quer nada com nada. A faculdade deles fica ao lado das intituições, mais conhecidas como botecos.
Um grande abraço …
Realmente uma vergonha….
Super bjão
Oi, Lino…Hahaha..vc cada dia com uma questão mais complicada.rs…mas esta certÃssimo…Pq o ensino em geral esta cada dia pior…vem da base mesmo! nem consigo acreditar que as crianças da “quinta série ” mal sabem ler ?! É inaceitável…porém não se faz nada!!!…as faculdades estão…nem se fala…
Ah…sobre o poema no meu blog, estou tentando descobrir o autor…tbm adorei!!!
bjos
Vc é a segunda pessoa que me passa essa tarefa…pode deixar, vou participar.
Bjs
Amigo Lino,
Eu sou advogada e acredito que deve sim haver uma seleção rigorosa no exame da OAB para ver se o candidato é apto ou não para exercer a profissão.
Penso eu que deveria existir esse critério em todas as profissões. Mas aà entra um contra. Será que as Universidades e Faculdades estão preparando bem os seus alunos com a prática e a doutrina, para serem no mÃnimo bons profissionais. Foi uma questão muito abordada pelos estudantes de direito que dizem que não há capacitação nos cursos para a dificuldade que enfrentam no exame da OAB, aqui no paraná o Ãndice de pessoas que não passaram no exame foi altÃssimo.
Beijos,
Dani.
Pois é afinal os males dos nossos paÃses são comuns. Aqui o problema da educação também é grave e agora com o chamado «Processo de Bolonha» que encurta a duração da licenciatura, não vejo como pode melhorar.
Lino amigo:
Sempre digo que este paÃs não é sério. O Estaddo de SP tem mais faculdades de Direito do que os USA inteiro!!! Tem que dar nisso mesmo. Ótimo post.
beijos querido,
Quanto ao lance das drogas , acho que todos sabem SIM que são ilegais antes de entrarem nessa … podem até não saber o nde irá dar o problemão que estão arrumando mas que é ilegal todos sabem e só por isso já não deveriam se meter com isso …
Acho que 25% de formandos que “prestem” na carreira de advocacia ainda é muito , acho que o número é bem pior … e nas outras carreiras também !!!
Beijinhos ,
Bel .
Quando fiz curso de Direito, na década de setenta, já era ruim, imagina agora….
É como a Vera Fróes falou: você só precisa de uma sala e um quadro negro. Uma tristeza mesmo.
Vou postar as resoluções (e ver se cumpro, né?).
Abraços
Isto Lino, porque nos 25% não foram incluidos os alunos, porque por melhor que seja a faculdade sempre têm aqueles que passam na sorte.
E se isto se estendesse aos outros cursos terÃamos menos “causos” ruins pra contar né? Fora ruins professores, não mais prédios caÃdos, ou morte por descuÃdos médicos.
Que bom que todo mundo ajuda a campanha da Grace.
Agora vou correr pra votar na enquete.
Grande beijo!
Eu tenho minhas duvidas se é mesmo a qualidade do ensino que vai mal ou se é as pessoas que não se esforçam o tanto que devia. Quando fiz meu curso de nutrição percebi claramente que tinha mais pessoas que não se interessavam, e claro essas saÃram do curso sem saber nada, e se fosse feito um teste, com certeza iriam dizer que a qualidade do ensino é que não foi bom, o que não é verdade, o que falta é interesse, as pessoas fazem um curso por falta de opção, por obrigação ou pensando no alto salario que vai receber quando se formar, e esquecem do principal que a dedicação ao estudo. Não podemos só culpar os professores ou as escolas da falta de interesse dos alunos.
Concordo que muitos outros cursos deviam ter essa prova de colocação de grau, só assim poderiamos ter certeza de que temos os melhores profissionais.
bjs
Falta preparo, pra vc ter uma ideia aqui em SP, certos escritórios só aceitam profissionais desde q venham de faculdades como USP(largo São Francisco), PUC ou Mackenzie, caso contrário não oferecem estágio.
Big Beijos
Lino, concordo com o DO. 25% é muito. Em qualquer cafofo do Brasil tem uma faculdade de Direito. Fica muito difÃcil formar advogados de qualidade.
Valeu por você estar participando da campanha da Grace.
Beijocas
E aew lino blz?!?!
Eu nao conheço vc, mas tava passando por aqui e vi vcs discutirem esse tema q e um pouco polemico, eu estou estudando direito agora e ja pensando na prova da OAB, concordo plenamente que existe varias faculdades na qual a maioria nao tem qualificação para forma alunos, mas hj tb anda dependendo mto do aluno q a maioria so vai para as faculdades para adquirir um diploma facil, como vcs falaram todo lugr tem uma faculdade de direito, e esse e o problema. Eu tenho certeza que este problema nao ocorre so no curso de direito!
E agora, qtas pessoas nos teremos com um diploma na mao sem nenhuma qualificação?!?!
O problema e grave!
Flws!!
Td de bom pra vc!!
oi lino
sou estudante do 4º ano de direito o que percebo que é o baixo nivel de aprendizado e a própria faculdade e o Mec deveria cobrar mais de seus alunos, da mesma forma retribuir com qualidade no ensino de forma que terÃamos profissionais competentes, sem que haja á necessidade de ser testados depois,já que o direito temos que estar sempre estudando e se aprimorando, temos que sair proifissionais de dentro das fac. e univerdidades