Desde que pesquisadores reproduziram, mediante clonagem, uma ovelha, a Dolly, a questão, volta e meia, se reacende e chega ao noticiário, ganhando, de novo, notoriedade.
O que acontece, no entanto, é diferente. E o assunto tem estado na ordem do dia da ciência e dos cientistas, aqui e lá fora. A discussão se prende, na maioria das vezes, não à clonagem em si, mas às regras que deve obedecer.
Clonar, inclusive animais complexos, já é possÃvel e está sendo feito. O que se questiona é como isto deve ser feito. E como deve ser feito, de forma a que não haja prejuÃzo, sobretudo para os humanos.
E é neste sentido, me parece, que o Governo do Estados Unidos acabou de divulgar uma proposta que, se não for reprovada, vai dizer, com todas as letras, que o consumo de carne de animais clonados é seguro.
Como? Imagine uma ovelha. O cientista a clona e produz várias outras. A carne dessas ovelhas – réplicas da primeira – pode ser consumida sem problema. É o que diz o documento. Se sair, vai abrir, de vez, o mercado para a clonagem de animais como forma de reprodução ou de geração de alimentos.
A clonagem animal segue, assim, as modificações genéticas de outros alimentos, que recebem melhoramentos para produzir mais, por exemplo.
E você, o que acha disso? Teria coragem de comer carne de um animal clonado? Como encara esta questão? Vamos debater o assunto.
E O CONGRESSO, HEM?
O que você espera do próximo Congresso? Eu espero que ele seja melhor do que o atual. Mas o que importa, aqui, é a sua, não a minha opinião.
Então! Vá à barra lateral e diga, dentre as opções dadas, qual é a que preenche suas expectativas. E se quiser, pode votar mais de uma vez. Não há problema.
17 Respostas
Coisas que surpreendem hoje podem ser comuns amanhã; o mais importante é que Ciência e Ética precisam sempre caminhar juntas; beijos.
Oi, Lino…Bom, eu acho tudo isso muito estranho, fora do normal…mas se falassemos anos atras sobre internet…ninguém ia acreditar,rsrsrs…eu não gostaria de comer carne clonada não!!…mas acho que até lá nem estarei mais aqui..hahaha…o futuro é sempre surpreendente!!!!! bjos…
Lino,
Eu não entendo muito sobre isso, mas essa coisa de clonagem é algo que me amedronta. Acho que posteriormente pagaremos um preço por tudo isso.
Não sei se comeria animal clonado, melhor virar vegetariana… Ihhh, mas os vegetais tbm estão sendo modificados.
Vamos viver de luz, mas a luz está contaminada…rss
Estamos num beco sem saÃda.
Um ótimo dia!
Beijo
Lino, acho que ainda vai demorar muito. Mas não vejo problema no consumo, acho que será um processo seguro.
beijos querido, já votei na enquete.
Pra falar a verdade, acho que já consumimos coisas modificadas geneticamente, e não falo somente de vegetais. Só que é conveniente para “eles” que nós não saibamos disso. Afinal de contas o que vale hoje em dia é maximizar o lucro !
Sou médica , e como tal espero pelo avanço das ciencias , mas essa coisa de clonagem me dá certo medo pelo rumo que isso pode tomar nas mãos de inescrupulosos …
Enfim …
Beijinhos ,
Bel .
Eu não teria coragem de comer carne de animal clonado pois…detesto carne. Não como carne de nenhum jeito.
Beijos
Acho que quem gosta de churrasco vai ficar um pouco desconfiado em comer carne clonada…
Eu não gosto, não. Raramente como carne de gado.
A vida não pára de surpreender… pena q não são sempre surpresas positivas.
Beijo
Rapaz, eu gosto de me alimentar, como até o que sei que faz mal. heheheheh
Abração
Meu querido Lino: Passei para deixar um abraço bem gostoso! Quando as férias acabar, mostro as fotos. Que saudade!
http://www.elisabetecunha.wordpress.com
Tem post novinho de Adélia Prado.
*Quanto a clonagem, é tão delicado esse tema….[ Acredito na clonagem de orgãos para melhorar a vida de pessoas]e que seja feita de maneira consciente.
beijo na famÃlia!
Lino, ainda tenho restrições às clonagens tanto de animais quando de pessoas. Nem sempre sabemos tudo o que vem com essas invenções.
Bjos.
Caro colega, ainda preciso me interar mais desse assunto para formar uma opinião à respeito mas o assunto é interessante e como em quase tudo, tem um lado positivo e outro negativo. Um abraço e apareça!
Que esquisito.
Mas tendo um sabor igual e não tendo efeitosa colateriais, não acho ruim não a idéia.
MAs…
abração meu amigo
🙂
Do jeito que estou a um passo de virar vegetariana, nem dá para responder essa pergunta hehehe
bjs
Claro que comeria os clonados. Mas o assunto agora é: porque os clonados tem pelos diferentes dos animais de origem?
Hahaha, vi num link de curiosidades do Terra.
É porque o DNA dos pêlos, está fora do DNA normal, ou seja são iguais, mas são diferentes. Quem provará que são clonados sem exibir um exame?
Um grande beijo.
PS: sobre o congresso: já ouviu falar de Pilatos, pois é, também lavo as mãos…
Se me falassem antes, que era clonada, com certeza eu não comeria. Sou meio caipira pra essas coisas. Mas a gente já come tanto ‘gato por lebre’ com esses avanços tecnológicos e genéticos que é capaz de comer carne clonada e nem saber que está comendo. Nem tudo é informado pra nós. Especialmente no Brasil.
Forte abraço.
SAUDADE!!!!:)