Vivemos em um mundo poluído. E todos sabemos disso.
O que não sabíamos é que, por mais limpo que seja, o ar está repleto de bactérias. A descoberta acaba de ser feita por cientistas da Universidade da Califórnia, em Berkeley. Eles usaram, pela primeira vez, um teste de DNA para saber o número de bactérias no ar.
O resultado? Tomando-se como base medições feitas em Santo Antônio e Austin, ambas no Texas, também nos Estados Unidos, eles encontraram mais de 1800 tipos diferentes de bactérias no ar, uma diversidade que rivaliza com o que acontece no solo.
Segundo os cientistas, – Gary Andersen, Eoin Brodie e Todd DeSantis, acima – até agora muito pouco se sabe sobre o que existe, efetivamente, no ar. E a pesquisa deles, neste caso, é pioneira e aponta no sentido de se mapear o que existe de bactérias e outros micro-organismos no ar que respiramos, o que pode levar a um melhor entendimento das próprias doenças.
Para chegar à conclusão, os pesquisadores tomaram amostras do ar das duas cidades por várias vezes durante o dia por 17 dias seguidos. A análise mostrou que entre a bactérias estavam algumas patogênicas, o que significa que podem causar doenças.
Agora, você já sabe: o ar, por mais limpo que seja, também está cheio de bactérias. Mas fique tranquilo e respire calmamente, ninguém vai morrer por isso.
AS MÚSICAS DO INFERNO
Segundo notícia do jornal italiano La Reppublica, o Vaticano vai montar, para exibição nos teatros, uma pela baseada na Divina Comédia, de Dante. Não será uma ópera. Também não será um musical, mas uma peça com musicas.
De acordo com o jornal, quando, seguindo a obra de Dante, o inferno for retratado será feito sob a trilha sonora com ritmos pop, punk rock, heavy metal e jazz. Bem animado, não?
As musicas escolhidas para o Purgatório são os cantos gregorianos. E para o Paraíso, árias de canto lírico e música sinfônica. Posso até estar enganado, mas acho que a peça não irá fazer sucesso, não.
O QUE É PRIORITÁRIO?
É o que a pesquisa desta semana quer saber. Vá à barra lateral, escolha uma das opções listadas e vote.
Vamos mostrar quais são, no nosso entender, as prioridades para o Brasil. Elas podem até não ser adotadas, mas nós a deixaremos registradas.
18 Respostas
Lino, pode até ser que seja importante mapear as bactérias, mas nem me preocupo com isso, porque não quero ficar neurótica.
Bom 2007!
Bjos.
Mesmo sem entender bolhufas, gosto de canto gregoriano. Quem sabe é esse o incentivo que me falta para terminar de ler Dante (ô historinha chata … ). Vejamos: Pink Floyd e Carmina Burana para os primeiros circulos, cantos gregorianos e Carmina Burana para o purgatório e e Carmina Burana e Marisa Monte para o ParaÃso.
Se a gente fosse se preocupar com tudo o que não vemos, nesse caso especÃfico, as bactérias, não viverÃamos e muito menos sairÃamos de casa, né? É contar com a sorte e fazer, mais uma vez, a nossa parte…Bjão.
Lino, agora que eu sei que vivo rodeada de bactérias, vou virar um Michael Jackson, rsrsrs. Já votei no item Segurança. Beijocas
Também acho que não vai fazer sucesso.
Boa semana Lino. Até mais!
Meu caro Lino, sou casado com uma médica alergista que vive falando sobre a péssima qualidade do ar, principalmente nas grandes cidades. Aliás, chegar ao Rio de Janeiro pelo Ponte Rio-Niterói é uma experiência inesquecÃvel. O céu da cidade é marrom!
O pessoal do Vaticano pode entender de Deus mas de música está completamente por fora.
Abraços
É… bactéria tem em todo lugar, até mesmo no ar! Melhor ainda quando o ar é puro, sem poluição. – O que é prioritário? Já votei, risos….
Ar puro so no ceu,se existir? e se a gente conseguir chegar la..
Se a gente for pensar em TUDO que está contaminado, a gente desiste, não? O negócio é pegar leve e seguir respirando, respirando… de leve… (rs)
beijos querido,
Lino, adorei sua visita, viu? Obrigada.
A poluição está cada vez pior e já ouvi prognósticos assustadores. Mas é preciso que tomemos consciência dos perigos.
Bjs
Gostei da tua visita e das observações deixadas sobre a pena de morte.
Quanto ás bactérias, também não me assutam. É tudo uma questão de sorte o facto de alguma entrar ou não…
Música no Vaticano. Não sei se estarão bem escolhidas mas o facto de haver músca é sempre bom.
Continuo a não ver a barra lateral para poder votar.
Lino, fui passar de ano em ParnaÃba (cidade da praia do PiauÃ) Ia numa lan house prá saber notÃcias e sempre que ia fazer comentário no seu blog alguma coisa dava errada, acredita? rsrsrs Uma vez faltou luz, outra vez caiu a conexão e outra, fiz o comentário e saiu do ar. Nossa, já tava ficando maluca!! rsrsrs Quero desejar prá ocê e sua famÃlia um 2007 prá lá de feliz!! Saúde e paz prá vcs. E sobre as bactérias, nem quero pensar!! rsrsrs E puxa, essa peça musical do Vaticano vai ficar meio doida, né não?? rsrsrsrs Beijos!
Oi Lino,
Parar de respirar não podemos, né? o jeito é deixar rolar. São tantos os perigos que nos rodeiam…trangênicos, câncer de pele, de mama, mais o trânsito, os assaltos, as balas perdidas…:) Viver é um desafio, vamos em frente!
Beijos
Olá….
Mto legal seu post, bastante interessantes!
Este da bactéria se tivesse colocado antes me ajudaria em um trabalho da faculdade!
Acredito mesmo q tenha mtas bacterias mesmo no ar….. elas estao por tdo!!!
Um beijao e ótima quinta feira pra vc
… nem livre de bactérias na água, na comida trash do dia a dia…
Estas pesquisas apesar de interessantes podem é provocar mais medo naquelas pessoas com sindrome de limpeza.
Mas, não fique com peso na consciência, é interessante e tenho meu lado “porquinha”, rs.
Beijos!
Muito interessante estas matérias… bom que nem preciso ler jornal…rs. Brincadeira!!!
Vou lá responder sua pesquisa. Bjus.
Pior é que provavelmente quase 100% destas bactérias que aà estão devem ter ligação direta com o desequilÃbrio atmosférico, ou seja, ação do homem. Acabei de ler que como não está muito frio na Noruega, os ursos não estão conseguindo hibernar. Ou seja, pelo andar da carruagem, tudo caminha para o caos.
O vaticano não se cansa de suas piadas… e ainda ficam implicando com os shows da Madonna. Impressionante!!! Se bem que o funk é altamente apropriado para o inferno, já que é um inferno para os ouvidos da maioria….
Ótimo 2007 pra você Lino!