Vindo de uma família muito católica, desde cedo aprendi que o Natal era época de reflexão, não de festas. Na minha família, elas nunca foram feitas. Havia, apenas, um almoço no dia, mas nada de especial, de comemorativo.
Cresci, mudei, me casei e tive filhos. E com eles as coisas mudaram. O Natal passou, então, a ter festa e do que mais me lembro são as que envolviam toda a família – sobrinhos, amigos dos filhos, cunhados, cunhadas, etc. – e tinha sempre um Amigo Oculto.
Eram encontros descontraídos e muito divertidos. E que deixaram boas lembranças. Aos poucos, no entanto, as coisas foram mudando e as festas à noite foram substituídas por um almoço no próprio dia de Natal.
O bom de tudo é que, nas primeiras festas e nos encontros de hoje, o lado comercial passa que meio de lado. O Natal ganha, então, o significado que teve desde o início: um encontro de amigos, de confraternização e uma hora de refletir sobre o ano.
Este post faz parte da blogagem comunitária Micha. E o tema foi sugerido pela Bel.
PASSANDO FOME NOS EUA
Estudo divulgado pelo Conselho Nacional La Raza, organização de defesa dos direitos civis de imigrantes hispânicos, mostra que 20% dos moradores de origem latina dos EUA (brasileiros, inclusive) são desnutridos, e um em cada 20 passa fome.
O relatório, feito a partir de dados do Censo, o instituto oficial de estatísticas, atribui o quadro à pobreza e à falta de informação sobre programas de transferência de renda do governo americano, como o “food stamp” (vale-comida).
A dificuldade dos imigrantes latinos com a língua e barreiras culturais também contribuem para falta de acesso a alimentos. (Via Folha de S. Paulo) E lá não é o paraíso dos imigrantes? Para onde todos querem ir e acham que é o futuro?
O QUE VOCÊ COME?
Aproveite que hoje e amanhã pela manhã são os últimos dias de votação. Vá à barra lateral e escolha o tipo de comida que você prefere. Vote. Participe!.
28 Respostas
Happy Xmas.
Bom dia, Lino! Eu gostei de ver como sua famÃlia se comporta no Natal… Infelizmente, na minha, não é assim. Fora que eu, adolescente revoltada, vejo sempre as dificuldades. Tenho que deixar de ser assim.
Ah, postei na enquete! Bom Natal!
Imigrantes de paises pobres ? bom deixa pra la..queria desejar um feliz natal e super 2007 ; obrigada,
cilene
Seja do jeito que for,espero que vc continue passando aos seus filhos e amigos esta verdadeira celebração que é o espirito de Natal,LINO.
Aproveito pra deixar aqui os meus mais sinceros votos de um anto e feliz Natal à vc e aos seus.
Grande abraço!!
Mesmo vindo de famÃlia muito católica, sempre achei o natal como um feriado normal. Embora sempre apareçam os parentes que vem só para comer… e desaparecem pelo resto do ano…
Quanto aos EUA, isso é bom que se torne público, pois grandes parte dos Brasileiros, acham que uma possÃvel mudança para lá, é sinônimo de morar no paraÃso e enriquecer.
Boas Festas !!!
Oi, só passando para desejar um Feliz Natal!!
vinda de uma famÃlia que foi católica, vi meus dias e minhas noites se modificarem a cada ano…
agora me sinto só, a familia vai se modificando, cada um segue um caminho, cada qual tem sua vida…
que bom, só o coração que chora, mas também se alegra.
te beijo
feliz natal!
Bacana a maneira de comemorarem o natal Lino, curti.
Quanto aos imigrantes, meu, eu penso assim, quem hoje é da classe média, consegue se comunicar em outro idioma, tem de cair fora e fazer a vida em um lugar mais sério. Quem não estiver nessa condição, fica onde tá, se por aqui o sujeito tá f.. imagina numa situação sem conseguir se comunicar e com direitos restritos? É flórida amigão.
Abração e boas festas
Lino:TENTO MANTER a idéia do natal como uma renovação de alma, com alegria da minha famÃlia unida. Presentes são consequências.[ Não me acabo em shoppings procurando e gastando o que não tenho, fui criada assim e procuro passar a mesma coisa para o meu filho]
Tem uma mensagem para os amigos lá no Encanto, aparece!
Oi Lino……
passando pra deixar um abraço e votos de um natal santo…
Bjs…
E pode tratar de lembrar de mim durante o almoço e estender meus votos de bom Natal a todos os seus familiares!
Muito bom seu texto, é sempre bom reunir a famÃli, sobre os estrangeiros que passam fome por lá a pesquisa mostra que os que se encontram nets situação não sabem muito bem a lingua daquele paÃs o que significa que saÃram daqui sem planejamento apenas foram tentar a sorte e como sorte não existe estão se dando mal. Sobr o que as pessoas preferem comer algumas coisas está errada rssss duvido que tanta gente prefira legumes, eu até como legumas mas dizer qeu são meus preferidos netre aqueles seria mentir, fiquei abismado em ver como se consome poucas frutas.
Lino,
Passei…e,
Desejo sinceros votos
de
Feliz Natal
e
Ano Novo repleto
de
Harmonia,Amor,Paz,Alegria,Esperança
Voltarei.
Seja Bem-Vindo
Beijinhosssssss
Lino,
Aproveito e desejo antecipado Um Feliz Natal!!! Deus lhe conceda muita paz, muitas bençãos, alegrias, amor e luz.
Big Beijos
achei boa essa comemoração q vcs fazem, valorizando o lado espiritual e não o material.
Muito obrigada por participar do post comunitário.
…………{_}
………. /……
……… /……..
…….. /_____
…. {`______`}
……/./..o….o..
….(….(__O__)…)
….{………u….`-“}
…. {………………}
….. /{…………..}
…. /….“…………“…
… /_/……`“`….._
.{__}##[ ]##{__}
..(_/_________/_)
……..|___|___|
…………|-|–|-|
………(__)`(__)
Te desejo um Natal de harmonia e paz, juntos daqueles que você ama.
Beijossssssssss
Lino, amigo do AO de bons momentos. Antes de tudo, como aniversários, que são momentos de congraçamento familiar, o Natal e Ano Novo são festas como tais e cada vez mais aperfeiçoadas pela indústria e comércio e nós que, verdadeiramente fazemos as festas natalinas. Um velho e desgastado clichê cantado por poucos que das suas tristezas pensam numa contaminação da sua revolta. O comércio se revigora, surgem empregos temporários, e a alegria espalha pelo paÃs e parte do mundo. Melhor que seja assim, as tradições também se aperfeiçoam. Obrigado pela companhia, desculpa a demora da visita, parabéns pelo excelente conteúdo do blog. Feliz Natal e Feliz Ano Novo para todos da familÃa.
Um abraço, ho ho ho ho!
Oi! Lino! Também de famÃlia católica ( minha mãe. meu pai ERA comunista ateu. não rezava mas respeitava. Ãamos a Missa à noite sempre apenas com mãe) , o Natal sempre foi motivo prá reflexão e oração! O que sempre acontecia era o almoço de Natal. Depois que casei, a famÃlia do meu marido faz ceia e troca de presentes, mas nada exagerado. Os presentes são apenas motivo prás brincadeiras. Este ano, nenhum pode passar dos 5 reais!! rsrsrs ah! meu pai não morreu. é que não acredita mais em sociedade comunista e fez promessa pro Pe. CÃcero (pai é cearense) quando minha irmã quase perde o primeiro filho! rsrsrs Puxa, falei prá caramba!! rsrsrs Beijos!
O sentimento de natal muda com a idade/fase da vida.
Estou numa fase em que ele não é tão esperado como era quando criança.
Quem sabe quando (e se) vierem os filhos?
Feliz Natal, o que quer que seja que signifique nesta tua fase.
Beijos!
Pois esse é o verdadeiro espirito de natal.
Sobre os estados unidos, e vc vê que muitos brasileiros bobos sonham em ir para lá e ganhar a vida, está certo que tem alguns que conseguem essa proeza, mas não são todos, ainda mais quem vai para lá sem ter nada em vista e sem espirito empreendedor, que acho eu, é isso o que faz as pessoas se darem bem em qualquer lugar.
bjs
Oi Lino!
Feliz Natal e Feliz 2007!
Abraços,
Liduina
QUE SEU NATAL SEJA CHEIO DE PAZ E QUE TODOS SEUS SONHOS SE REALIZEM !!!
BEIJINHOS ,
BEL .
Lino, seu natal é quase igual ao meu! Minha famÃlia é muito católica, tenho até tio padre! (rs*) Preferimos o almoço. A minha mãe tem idade avançada e não fica acordada tarde para ceiar e achamos que ceiar não faz muito bem a saúde.
FELIZ NATAL !!! Beijus
Linoooo… vim te desejar tudo de bom, muita paz, amor, realizações, saúde, prosperidade e muito sucesso neste Natal e no ano que está vindo!!! Tudo de bom pra vc e sua famÃlia, divirta-se, mas com moderação!!! Grande beijo no coração.
engraçado é que eu, mesmo não tendo religião, acho natal a data mais espiritual do ano! deus está realmen muito presente esses dias…
O mais interessante meu caro Lino, é que minha famÃlia é de imigrantes norte-americanos, que vieram para a região de Santa Bárbara do Oeste, em SP, durante a Guerra de Secessão americana, em 1865, junto com centenas de outras famÃlias. Essa imigração deu origem a cidade de Americana, naquela região.
É um episódio pouco conhecido aqui e mesmo lá, nos States.
Mas o importante é que é Natal. E passei aqui para desejar muitas felicidades para voce e toda a sua famÃlia e que 2007 traga alegrias e paz. Saúde também, é claro.
Um abração meu amigo.
Minha familia não tinha a tradição da Ceia + eu acho muito bonita. Gosto de simplicidade e como só o normal não me encho de nada e tomo apenas menos de meia taça de vinho…Gosto da Ceia, acredito que seja um momento em que várias pessoas estejam, em seus locais, à mesa…penso boas coisas e muito nos que não tem….ás vezes, as pessoas em casa dormem e eu ceio só!
Ôpa, então seu Natal é bom. ele me leva a muitas reflexões também. Quanto a festas, nem ligo muito, mas gosto da confraternização, da união e da familia.
Bom Natal meu amigo
Lino querido!! Vim desejar FELIZ NATALLLL!! Que a paz e a alegria envolvam vc e sua famÃlia!! Mutos beijos!