Olhando para o futuro

econo.jpg

Como será o mundo em cinco anos? E em dez? O que falar, então, de um futuro 50 anos à frente? Você será capaz de imaginar como será?

Confesso que nunca fui bom em futurologia. Nunca consegui avançar vários anos e, principalmente, me ver no futuro. Então, não sou indicado para responder as questões.

Mas se há alguém que tenha essa capacidade são os especialistas que trabalham para um instituto fundado pela revista The Economist, de Londres. O que eles fazem é, pegando o que temos hoje, prever que tendências se consagrarção no futuro.

Agora mesmo, acabam de fazer uma previsão para 2060, mais de 50 anos à frente. Como a The Economist, como o próprio nome indica, é especializada em economia, eles cuidaram de fazer previsões econômicas.

O que disseram? Entre outras coisas, que a China irá se tornar a maior economia do mundo, mas que terá uma população menor que da Índia, a segunda economia mundial nesta época.

E o Brasil, como ficará? Nas previsões da revista nós teremos a quinta economia mundial, mas ela estará a alguns quilômetros dos primeiros colocados e, mesmo, do terceiro, cujo posto será ocupado pelo país que hoje tem a maior economia do mundo, os Estados Unidos.

Vai acontecer? Não sei. E provavelmente não vou esperar os 60 anos para ver. Mas, de qualquer forma, é uma aposta no Brasil. Uma coisa que nós, brasileiros, não fazemos muito. Estamos sempre vendo mais defeitos que virtudes no país.

E você, o que acha? Como será sua vida dentro de cinco, dez, vinte anos?

UMA BOA INICIATIVA

 

A notícia é local, aqui do Espírito Santo, e mostra que os capixabas estão antenados com o sentimento nacional que condena esse reajuste absurdo dos parlamentares federais.

A Transparência Capixaba está iniciando um movimento visando a colher assinaturas de cidadãos que sejam contrário ao ato do Congresso. Para dar início ao movimento, distribuiu uma nota, repudiando o reajuste.

Esta é uma iniciativa que deveria ser tomada em todo o país. Com milhões de brasileiros assinando estas petições, talvez os parlamentares pensem melhor no aumento.

COMIDA PREFERIDA

O que você come? Ou o que gosta de comer? Não, não responda aqui. Vá à barra lateral e vote na pesquisa desta semana.

O que ela pede é a definição de uma comida preferida. A sua não está na lista? Escolha uma outra, e deixe um comentário dizendo qual é.

Compartilhe:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Pinterest

22 Respostas