Em todo o mundo as campanhas anti-tabagistas estão na moda. E tanto é assim que fumar tornou-se, na maioria dos países, algo politicamente incorreto.
Até as indústrias que produzem cigarros, principalmente nos Estados Unidos, acabaram aderindo às campanhas que tem o objetivo de desestimular o vício ao tabaco.
Aqui no Brasil, os maços de cigarros vem com imagens horríveis, de pessoas reais que sofreram em função do fumo. Que houve uma queda no consumo de tabaco, é uma realidade. Mas a pergunta é: Será que as campanhas anti-tabagistas, principalmente aquelas patrocinadas pela indústria tabageira, estão surtindo efeito?
Essa é a pergunta que pesquisadores da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, procuraram responder. E depois de ouvir 100 mil jovens escolares do ensino médio de várias regiões, eles chegaram a uma conclusão: a propaganda anti-tabagista estimula o desejo de fumar e está levando jovens ao vício.
Os jovens que vem os anúncios, segundo o estudo, tem três vezes mais vontade de fumar e se tornarem fumantes. E há, para os alunos das séries finais do ensino médio, um aumento de 12% no vício. Aqui, no Brasil, não temos este tipo de estudo. Mas o que vemos são muitos jovens fumando. Será que reagem da mesma forma que os jovens dos EUA?
O problema é que isso não acontece só com o cigarro, mas com todas as drogas lícitas – cigarro, álcool, etc. O que fazer para mudar a situação? (Via Eureka Alert)
PROMANENTE OU PERVISÓRIA?
Enlouqueci? Com certeza não. Só que misturei duas palavras: permanente e provisória.
E isso por uma razão simples, que é a tendência de, no Brasil, o que é provisório tornar-se permanente. É o que estamos vendo acontecer com a CPMF, cujo P era de provisório, mas se depender do Senado e do Governo vai se transformar em P de permanente.
Com isso, o que era uma contribuição, vira imposto. E tudo feito, em tese, com o nosso apoio, já que fomos nós que elegemos eles. E então, o que você acha? O que devemos fazer para evitar mais impostos?
PALAVRA DO ANO
Em que palavra você resumiria todo o ano de 2006? Não sabe. Então, veja na barra lateral a pesquisa desta semana, escolha sua palavra preferida e vote.
19 Respostas
mensagens subliminares??
Ai meu deus, só espero q esse lance do q é permanente vira provisório não se aplique ao Lula…rs
Qto ao cigarro, adolescente gosto de tudo q é proibido não é? Depois fica adulto e ve o monte de besteira q fez…
Beijos
Lino, imagens falam por mil palavras, mostrar o cigarro desperta vontade de fumar, já que a galera não lê. rsss
Quanto o imposto, não é porque os elegemos que damos o direito de eles fazerem o que querem, mas por não nos importarmos com o que eles fazem no dia-a-dia. Poruqe ninguem se manifesta nos dias que antecedem essas votações? Cade o povo nas ruas? Por isso eu falo que a argentina e o chile estão anos luz a nossa frente. Bléeh!
A dúvida da Úrsula, medo do Lulla se tornar permanente, nem tanto!! Mas tem uma mudança à vista, de mudar o mandato de 4 pra 6.
A desculpa da mudança de provisória para permanente, é que a alÃquota de imposto no futuro seria diminuÃda. Quem garante?? Os banqueiros.
Espero que o Senado não aprove! A saúde anda um caos!
Sobre as campanhas anti-tabagistas, vejo que a partir delas, muita gente parou de fumar. Assim como, os mais novos pensam antes de embarcar no vÃcio.
Nos EUA, as empresas de cigarros devem fazer pressão pra retirada das propagandas.
Na Europa, muito fumo vem dos paÃses asiáticos, contrabandeados pelos próprios fabricantes de cigarros. É uma máfia.
TaÃ, se tem um imposto que deveriam aumentar era o do cigarro.
Se pesar no bolso, o povo pára de fumar!
Beijus
Sinceramente, não acredito nessa pesquisa não. Quanto à pesquisa, votei no “eu não sabia”. 🙂
Estranho essa história sobre o aumento do vÃcio de fumar, não? O efeito está sendo o oposto do previsto!
Cpmf? Eu não tinha dúvidas… Coisas do Brasil…humpf!!!!!
A gente tem que escolher bem aqueles que vão votar as leis do paÃs!
Bjos…muitas alegrias.
Lino: Acredito que essa campanha começa dentro de casa [ sem fumantes] , continua na escola com esclarecimentos sobre as causas e efeitos. Se houvesse essa integração famÃlia+escola+sociedade as coisas melhorariam.
vai me ver!!!!
Pior que o cigarro, na minha opinião, é a situação do consumo de álcool no Brasil, que não é realmente encarada como uma droga.
Não sou puritana, nem conheço nenhuma sociedade que não use drogas, mas acredito que o incentivo ao consumo irresponsável de bebidas como acontece aqui no Brasil não é saudável para nós.
Cigarro é um problema e acho que no Brasil deveriam adotar medidas mas severas para quem fuma, só assim pode haver um redução de fumantes no PaÃs.
Fumar em locais fechados deveria ser proÃbido e fumar na rua também deveria ser proÃbido. Aliás, fumar deveria ser proÃbido e o cigarro banido do mundo!
Mas sinceramente acredito que há coisas com mais “prioridade” do que esta em questão. É o famoso tira lá, dá cá…
Lino, acho que a maioria da juventude não tem estÃmulo para fumar não. Para minha tristeza vejo que os poucos jovens que fumam, a grande maioria são mulheres. O que essas criaturas tem cabeça??? Sei que as escolas fazem campanhas de conscientização e mesmo assim para uma parcela das meninas isso não atinge. Mas está diminuindo…
Quando FHC veio com essa história de provisório, deu para ver que seria permanente. Que governo quer perder esse dinheirão?
Bjos.
É, perigoso mesmo hein. não fumo e posso dizer que não faço questão nenhuma.
Quero me rpeservar.
Mas a dura realidade de ver jovens se acabando em fumar, se suicidando lenta e gradualmente é triste.
Mais que campanha anti-tabagista, é preciso proibir o uso. Apesar de achar uma ação radical, que possivelmente poderia é piorar… talvez seja de certa valia uma ótima opção.
abraço
😉
Oi Lino, parei de fumar há 28 anos. Devo estar com o pulmão mais limpo agora. Enfim, o que vejo é que esta garotada de agora não tem tanto estÃmulo para fumar como nós tivemos. Pode melhorar ? Claro e deve sim. Ainda temos muito para fazer (no mundo todo, claro) até chegarmos ao ponto que fumar seja uma atitude completamente “fora de moda”.
Abraços
Lino eu acredito que qualquer atitude deve vir de dentro de nossos lares, como nos comportamos, o que passamos aos nossos filhos. Eu tenho um filho pequenino, e verdadeiramente eu sempre converso com ele alertando sobre o perigo do cigarro, do alcool , das drogas !
Bjos,
Dani.
Meu filho, se as empresas de cigarro aderiram a campanha, pode contar, é pq estava tendo mais lucro do que perda, ou vc acha que eles iam cuspir no prato que comem?
Os jovens se acham eterno, então para que se preocupar com os males do cigarro, das bebidas ou das drogas? nada vai acontecer com eles mesmo! é isso o que eles pensam!
Deixa só eles quebrarem a cara.
bjs
Desde que me entendo por gente ouço falar que: “O que é proibido é mais gostoso”. Não que eu acredite 100% nesse dito, mas o fato é que as pessoas tendem a desejar o proibido.
Talvez uma forma de testar seus limites. Outra crença popular é a de que não vai acontecer conosco o que as pesquisas apontam, o que os indÃcios mostram, o que está mais do que na cara. Parece que nos achamos dotados de super poderes.
Meu pai fumou (e fuma) muito. Ultimamente, consome até 3 maços de cigarro por dia. Resultado: uma saúde deficiente, mal de Halzheimer (acho que é assim que escreve). Pode não ter sido ocasionada pelo cigarro, mas quem me garante que não foi?
Graças a Deus, apesar de conviver com um pai fumante, um ex marido fumante, nunca tive esse vÃcio. E consegui, também graças a Deus, me livrar de outros que tive.
Os jovens gostam de viver perigosamente, desafiar a ‘morte’ (daà os esportes radicais). Talvez achem que o cigarro, com suas fotos horrÃveis nos maços, seja mais uma forma de ‘desafiar a morte’.
Não conseguiria apontar uma maneira de lidar com essa situação. Proibir não dá resultados, incentivar também piora. Fazer o quê? Deixar que cada um colha os frutos que planta?
Boa Sexta-Feira!!
Parece que essa pesquisa e boa mesmo..porque nao Noruega os jovens estao mascando fumo..mesmo todo mundo dizendo que mata…que feio e etc
Tudo a ver seu post.. entre os “P”s ..principalmente… Porque será que quando há interesse uma coisa feita de provisória vira permanente nas mãos de quem foi tão contra na época?? :(( !!!!
Quanto ao fumo eu concordo que os jovens voltaram a fumar..houve sim uma trégua..um cuidado inicial, mas agora a resposta está sendo desastrosa..
Beijos e bom final de semana
A consciência de que fumar faz mal à saúde, com certeza, sabemos que existe, mas para os que estão começando a tentação é grande; e para os que já estão nessa estrada, a dificuldade de parar é maior ainda. Sabe aquela história do se ficar o bicho pega, se correr o bicho come? Então. Bjus e otimo findi procê.
Lino:
sabe o que está me intoxicando? deputados, senadores com salários altos demais para este páis tropical. Ambientes destruidos….Lulla e suas bobagens anti população…elites incultas…