A Micha, como sempre faz, e acolhendo sugestão da Larissinha, pergunta como o blog começou e o porque de estar blogando. A resposta tem de vir aos poucos.
Como diria Jack, o estripador, vamos por partes. Primeiro, sou um antigo – e põe antigo nisso – usuário de informática e de internet. Uso os dias diariamente e de modo intensivo, pois parte do meu trabalho depende de um e de outro. Então, um blog foi coisa natural, embora tardia.
Segundo, sendo jornalista, estabeleci o hábito de navegar para ver novidades, conhecer novas coisas e, até, me divertir. Se estou na net, mais uma vez o blog foi coisa natural.
Terceiro, por entender que este é um segmento que pode ser explorado profissionalmente, comecei a me interessar por blogs. Acho que é um bom nicho de mercado – viu o lado marqueteiro? – para jornalistas. Então, precisava experimentar.
Explicado tudo isso e acrescentado dois filhos blogueiros – Oficinal de Estilo e Fábio Resende – que me incentivaram, para começar o blog foi só um passo.
O Fábio, que entende das coisas, me ajudou a escolher a plataforma, que é o WordPress. E o primeiro layout, fazendo algumas traduções para que ficasse em português.
Tudo pronto, comecei tateando, experimentando, me ajustando. E lendo tudo o que era possível ler sobre blogs e vários, vários mesmos, blogs de todos os estilos.
No início, foi só experimentação, para ver como o blog ia ficar. Mesmo assim, os leitores começaram a aparecer. Os comentários começaram a surgir e, graças à difusão da blogosfera, hoje participo de uma comunidade que continua se ampliando.
Uma das responsáveis pela ampliação do número de leitores foi a Laura, do Caminhar. É dela a primazia de ser minha primeira amiga virtual. Foi com ela que participei da primeira blogagem coletiva e me atirei em outra, sobre a ética na eleição.
Logo depois veio o Ed, do Semiótica, jornalista como eu, e um dos primeiros a colocar um link para este espaço. Navegando, conheci a Luma, uma “estrela” dos blogs. Logo depois, a Luci, do 100querer, que deu uma força com mais um link e chamou a atenção para o blog.
A partir daí, a comunidade foi crescendo e muita gente acabou chegando. Algumas delas estão relacionadas ao lado, no Blogroll. Mas não são as únicas. Existem várias outras, a quem agradeço a atenção e o carinho.
Sete meses depois de iniciado, o blog vai bem. O número de visitas continua crescendo. A participação dos leitores é boa. Os comentários me estimulam e estou integrado a uma comunidade, o que me dá¡ prazer e representa um estimulo.
Hoje, o que me pergunto é: por que levei tanto tempo para começar um blog? Não sei a resposta, mas sou dos que acreditam que tudo ocorre na hora certa.
É esta a história que, até agora, só tem lado bom. Nada eletrizante. Nada pitoresca. Nada dramática. Mas está¡ contada. E a sua história, qual é? Conte-me como começou.
Ah! E se vocês não conhecem, não deixem de visitar os blogs citados. Tenho certeza que irão gostar.
NÚMERO IMPORTANTE
Em um universo de mais de 55 milhões de blogs, espalhados pelo mundo todo, estar próximo dos 50 mil melhor rankeados pelo Technorati é muito.
E é exatamente o que está¡ acontecendo com este blog. Em apenas sete meses e graças a todos vocês, somos o número 53 mil no ranking do Tecnhorati.
Obrigado. Muito obrigado, mesmo.
QUAL É O SEU TIPO DE LIVRO?
Ainda dá¡ tempo de votar na pesquisa ao lado e responder que tipo de livro você prefere. Participe! E pode votar mais de uma vez e em mais de um tipo.
32 Respostas
Parabéns pelos números; o IP está quase completando 50.000 visitas; e apesar de existir há quase 3 anos e meio (a maior parte na Era Uolzóica), isso funciona como motivação para continuar. Ahhh, também sou jornalista; embora não esteja atuando na área. Bom final de semana.
Paixão a gente não explica. Ela começa de mansinho,vem vem e quando nos damos conta, vira tudo isso!
O seu crescimento como blogueiro não é a toa Lino. Porcaria na net tem aos baldes, mas gente que tem capacidade de escrever com categoria (como vc tem) são poucos. Taà a explicação do seu sucesso
Beijocas
Depois da festa, casa em ordem novamente. Só uma ressaca básica me acompanha. Mas faz parte!! Muita champagne…
Bem, vim aqui te avisar que já tem post novo no Decifra-me, baseado em alguns homens que passaram por lá. Conto com a tua opinião sobre o assunto, tá?
Lindo findi procê!!
Beijo no coração…
“Decifra-me… ou devoro-te… Arrisque-se se for capaz.â€
Vim ao seu blog através da Luci, do 100Querer e, dede então, virou leitura obrigatória diária. A gente começa um blog desprentensiosamente e, quando assusta, quantos amigos e leitores nós temos, né? É por isso que continuo na minha teimosia: blogar é um vÃcio. Bjus e otimo findi.
Puxa vida, queria ter postado sobre o assunto também…
Não sabia!
Acabei reclamando sobre meu joelho…
Abraços!
Ora, obrigado pela citação, Lino. Vou contar a história do meu blog num post, okay? Assim que sobrar um tempinho. E o prestÃgio que você vem recebendo dos seus leitores é mais que merecido.
*Não esqueci: enviarei Lain. Até minha noiva já me xingou, chamou-me “enrolado” por eu ainda não lhe ter enviado o cd. Haha. Abraço.
É isso aà Lino, bacana a trajetória, convivio com grandes estrelas, show de bola, que sejas sempre esse blogueiro bacana que é. Abração
Puxa, muito legal saber como o seu blog nasceu e a Luminha é uma estrela mesmo e foi uma das primeiras que conheci!
Vou conferir os outros e parabéns pra ti pela colocação! Mais que merecido! =D
Bom finde!
AÃ! Nossa! Fui elevada aos céus!! Quanta honra! Obrigada!
Lino, você também é uma estrela nessa constelação, prova disso é que seus leitores estão se mantendo fiéis e está sempre abordando assuntos pertinentes e interessantes.
Ontem, se reparou no seu controle de tráfego tentei entrar aqui várias vezes. Não, não é problema seu. Estou com problemas aqui, desde que meu monitor foi pro brejo. Está ocorrendo uma certa incompatibilidade.
Quero lhe fazer uma pergunta: O que acha de blogues que não possuem sistema de comentários?
Bom fim de semana! Beijus
Valeu pela visita Lino! E meus parabéns pelos números, chego lá um dia…
Muito interessante a parte que vc fala que blog pode ser uma “abertura profissional”, se eu tivesse alguma habilidade que pudesse ser explorada na net, iria tentar! Fora isso, o blog já te deu “dois filhos” hein?! Isso que é bom investimento, fora as amizades.
beijos! E volte sempre por lá!
Como disse vc em teu post a gente vive remexendo na net, olhando tudo e muitas coisas são interessantes por aqui. Pois é, eu achei a tua casa muito interessante, expontanea, gosto de lugares assim, que quase vemos a pessoa com quem trocamos mensagens. Eu tenho dois blog um sensual e outro que coloco coisas conforme me sinto. Quando puder venha me conhecer.
Um beijo e bom fim de semana
olá, primeiro… obrigada pela visita, pelo que vejo vc é jornalista, confesso que este é um sonho que ainda não sei se um dia realizarei, mas é um sonho…( ser jornalista!) e pra mim o blog é só uma brincadeira…escrevo o que sinto, e na maioria das vezes compartilho textos de fernando pessoa, carlos heitor cony, ou de algum livro que eu esteja lendo…mas é só uma brincadeira gostosa! até mais.
hahaha vamos por partes foi o melhor.
e q memória boa q vc tem. lembra de cada detalhe.
Obrigada por participar do post comunitário.
Não deixe de visitar os outros participantes também.
…… @@ ……… um abraço
….@(`;`)@……..e um ótimo
0==/–==0…..fim de semana
…../___………..
….._| |_………..beijossss
Querido Lino…já estou ficando viciada em seu blog.Esse lance de interação é muito bom.E meu blog é especial para mim.Vim te agradecer pela visita e ler a sua história como blogueiro.Beijocas e dias SEMPRE ensolarados e felizes.
Olá,
Passei pra te conhecer e adorei teu blog…
Venha me conhecer quando puder?
Bjo Meu!
😉
Se gostar, podemos trocar links…
Oi, Lino!
Adorei a trajetória! É bacana a gente ter um cantinho só nosso para colocarmos as coisas que pensamos, gostamos, etc…
Beijinhos
obrigado pela visita e palavras,fiquei a conhecer um pouco da sua historia
bom fim de semana
Olá…
Vim retribuir sua visita e dizer que, assim como vc, eu tbem sou jornalista… e foi aà que senti que ter um blog pra escrever era um bom de desabafar…
Beijus…
Eu, brigo por miseras 10 visitas diárias… rs, sempre foi assim.
Cheguei até a abrir mão disso!
bjs e otimo fds.
Hmmm… Como comecei??? Foi por causa de uma troca de e-mails em uma lista de internet. Nós começamos a contar histórias, e papo vai, papo vem… alguém me perguntou por que eu não juntava tudo isso em um blog. Comprei a idéia e fiz o meu primeiro blog com a ajuda de uns amigos. O EEEPA foi o segundo, o primeiro endereço ficou abandonado até este ano, quando resgatei para colocar os meus desenhos.
Blogar é um vÃcio muito bom, além do EEEPA tenho ainda o Cantorias, blog de textos mais sérios e os dois de ilustração. E também participei durante muito tempo de alguns blogs coletivos: o Playground dos Dinossauros, Perturbados e Mais-ena.
E acho que é isso, por enquanto.
Beijão, Lu.
Olá Lino! Aparece lá no “encanto” tem um post falando sobre a Bahia. Acho que vai gostar!
BOM FINAL DE SEMANA!
Amigo Lino, tô passando só prá deixar notÃcias minhas! Tava sem computador em casa e na ufpi essa semana foi corrida prá caramba!! Amanhã volto com calma prá saber as novidades, tá? Beijos!
Lino, acho que vc começou na hora certa, pq antes, bem antes e no inicio, blog era mais coisa de adolescentes, to falando aqui no Brasil, claro, acho que uns 2 anos depois é que os jornalistas e personalidades começaram a explorar esse mundo. Hoje, blog é uma febre. 😉
bjs
Vim conhecer seu blog e agradecer pela sua visita e pelo comentário (elogioso) que deixaste. Muito obrigada!!
Quanto aos blogs, acho que são um ‘mal necessário’. Não vejo mais tanto graça em publicar posts, mas de vez em quando o faço, só para não perder contato com amigos queridos.
Bom final de semana!!
Lino
Parabéns pelo sucesso do blog, você merece!
Lino, parebéns pelo blog, a razão do seu sucesso está na forma como vc escreve, deu gosto de vir aqui ler… e certamente vou te linkar e voltar aqui sempre…!!!
Owww o que dizer…
Belo começo e esta coberto de razão, blog é um segmento e tanto em breve os que ainda não perceberam isso vão perceber.
Escolheu a melhor plataforma do mercado para blog, WP, é uma maravilha.
Blog é bom demais, para conhecer pessoas e nos informar.
[s]s
Ih! Minha história de como começei o blog é enorme!! rsrs Sei que adoro vir aqui. Seus posts são sempre interessantes e informativos! Gosto também das pesquisas!! Abraços!!
Lino, amanhã também contarei a minha história sobre ter um blog. Adorei a sua e desde já digo que temos algo em comum: Luma. Beijocas
Lino, que luxo fui eu que abri o seu caminho virtual???? poxa, que legal. vc é um blogueiro ótimo, sabe se comunicar, escrever, faz estas pesquisas jóias… que bom!
🙂
desculpe se tb chamei a Lou para o lance dos livros, nem li aqui o nome dela, mas eu abri para todos. É mto legal falar de livros, não é?
Um bjão, Laura
Ótima idéia (e realização) de post. Guardarei essa pauta para um futuro breve. 🙂
Lino, desculpe-me pela demora em visitar e ler seu post do post comunitário, mas estou atordoada com tanta visita e mais a obra que faço na minha casa…
O mundo blogueiro realmente se for bem explorado, dá um bom “caldo” né não?
Beijão