Sou daqueles que gostam de ter sempre um livro ao lado. Só que se isso é possível em casa, no dia a dia é quase que impossível tê-los à mão, aproveitando uma espera ou o intervalo entre um e outro compromisso para dar uma “lidinha”, avançando no que se está lendo. E como a vida é feita de espera, a gente acaba perdendo ótimas oportunidades de colocar a leitura em dia, avançar no assunto que nos chama a atenção ou, mesmo, “matar” o tempo, ocupando-o em percorrer mais alguns páginas. E isso, se possível, nos livraria das revistas velhas e fora de época que parecem ser a tônica das recepções.
Bom, as coisas eram assim, mas estão mudando. E o responsável pela mudança é o telefone. Não o fixo, mas o celular. Hoje, ele em tantas coisas que, como muito bem lembra um amigo, você pode até usaá-lo para falar. Pois o celular, pelo menos os mais modernos, está nos proporcionando um novo meio de leitura. Tome-se, por exemplo, o caso do iPhone. Quem frequenta a App Store, a loja virtual voltada para o aparelho e com milhares de pequenos programas, acha aplicativos gratuitos que permitem baixar um ebook – livro eletrônico – e lê-lo na tela. Eu estou usando o Stanza, um desses programas gratuitos, que além de permitir a leitura, facilita a procura do livro desejado.
Com este novo tipo de leitura – que está se tornando um hábito – acabei por descobrir que, mesmo que o ebook que você quer não esteja preparado para o seu telefone existem outros programas que o convertem, permitindo que sejam lidos neste novo meio. É o caso Calibre, que também é grátis. Ele pega os livros em PDF ou em formato texto e o transforma, no caso do iPhone, no formato EPUB, permitindo que seja copiado do computador para o telefone. E lido. Existem outros e o Google está aí mesmo para ajudar a encontrá-los. E o melhor é que, normalmente, são de código livre, o que significa que poderá usá-los sem gastar um centavo. Afinal, já basta o preço do telefone, não é?
Ah, mas como fazer para encontrar os livros? Um dos primeiros lugares a se recorrer é o Projeto Gutemberg, que tem milhares e milhares de obras, inclusive uma boa seleção em português. Ele tem duas versões, uma em inglês e outra em português, o que facilita para quem não domina o idioma do Tio Sam. O Gutemberg, por trabalhar estritamente dentro da lei, só tem livros não mais submetidos aos direitos autorais ou, então, que tenham sido publicados com direitos abertos, como o Creative Commons. Mas nele, por exemplo, pode-se encontrar praticamente todos os clássicos, inclusive os brasileiros – neste caso em português.
Um outro repositório bem interessante é o Manybooks. A desvantagem é que, neste caso, o idioma é o inglês. Uma busca no Google sobre ebooks indicará uma série de site, inclusive aqueles em que é possível comprar os últimos lançamentos, pelo menos dos que são feitos nos Estados Unidos e em língua inglesa. É o caso do Fictionwise. Nela, O Símbolo Perdido (The Lost Symbol), o próximo livro de Dan Brown, que será lançado no dia 15 de setembro, já está sendo vendido a 9,99 dólares. Seguramente um preço menor do que o livro em papel, cuja edição inicial é encadernada e, por isso, bem mais caro. Você pode aproveitar – e eu já fiz isso – de livros cedidos pelas grandes editoras. Uma delas, a Harlequin, quem um bom número de livros grátis na sua versão em inglês.
Outra forma de ler bons livros de graça é procurando autores que os tenham liberado. E existem vários na rede. Um deles é especializado em livros de ficção científica, o Scifimatter. Nele, estão relacionados vários autores. Se você gosta do assunto e sabe inglês, experimente Eternity’s End, de Jeffrey Carver, que é um belo livro. Bem, aí estão algumas dicas, coletadas a partir do meu interesse em encontrar leitura para carregar no iPhone. No caso dos ebooks outros telefones, sobretudo os mais avançados, também oferecem a facilidade de se ler neles. E isso tem sido facilitado pelas telas maiores. Se quiserem tomar como base minha experiência, posso garantir que experimentei e gostei.
8 Respostas
Nossa genial isso, voce poder baixar m livro no celular. Super util. Ha uns anos atras comecei a ter um estresse adicional ao trabalho, que era a hora de voltar para a casa, por causa do transito, daquels que fica com o carro parado horas num mesmo lugar. Entao li numa reportagem e virei adepta de CDs com historias, livros inteiros,contos, etc. Depois mudei de emprego e perdi o habito. Mas ajudou muito mesmo. Agora, ter uma historia do celular é tudo de bom.
Bjos da Cam
Lino. Essa tecnologia à disposição dos amantes da leitura é uma das minhas concessões ao progresso( porque vivo falando mal da tecnologia,etc…rs). Quando se trata de disponibilidade de leitura assim , eu já mudo de ideia e aplaudo a ciência e os avanços técnicos.
Não li ainda livros no celular. Porque sempre tenho livros, nas minhas pequenas “bolsas”…rs
Mas, sei que em algum momento, vou contar só com o celular…Então…Vou anotar seus sites e dicas.
Beijos!
Dora
Ler livro num telefone celular? Nunca é demais repetir a expressão de Huxley: Ó admirável mundo novo. Pessoalmente, ainda estou na Idade da Pedra: não uso celular.
Um abraço.
Bacanerrima sua dica. Mas prefiro ler meus livros em papel mesmo.
Big Beijos
Lino, vc bem sabe que passo a maior parte do meu tempo na net e baixar música, lvros, revistas, programas e etc. é comigo mesmo!!!
Dica de sites pra baixar livros e revistas: banca de revistas e de graça é mais gostoso (digitando tudo junto)!
E no Orkut tem várias comunidades dando dicas pra gente baixar livros, revistas e músicas!
Adoro.
Bjo.
Não gosto de livros online, muito menos quadrinhos, que é mais a minha praia. Nada tira o prazer de folhear um livro ou uma revista, sentir o seu cheiro, isso não tem preço.
Mas infelizmente esse é o caminho, tudo será online, virtual. Temos que nos adaptar.
Lino boa tarde, obrigado pelas dicas, estou com uma duvida, como faço para transferir os livros convertidos para o meu iphone, converti de pdf para epub para não consigo transferir, poderia me auxiliar. grande abraço e obrigado.
A tecnologia também a serviço das necessidades de cada um, isso é tudo de bom. Como estou fora do paÃs, posso ler tranquilamente dentro do street car no iphone (digo isso pq qdo voltar pra Salvador, onde vivo, vou levar apenas um tempo mÃnimo lendo meu ebook, até alguém levar a tal da tecnologia embora). Como leio em inglês e diga-se de passagem é um inglês quebrado, na dúvida sb a palavra, clico no termo e vem a definição. Gente, é muito bom!
Lino, seguindo suas dicas baixei o calibre que transforma meus livros pdf para serem lidos no iphone. Mas queria te perguntar sobre algum site do qual eu pudesse baixar o mesmo texto como audiobook para ouvir ao mesmo tempo em que leio, sabe de algum?
Abs
M.