Sou um f㣠dos livros e acho que já disse isso aqui, antes. De certa forma, sou também um bom leitor, que lê uma boa quantidade de livros a cada ano, passando por vários tipos deles, indo de ficção científica – uma das minhas preferências – filosofia e política. Acho que nada substitui o livro, mas estou caminhando para achar que, além do papel, existem outras formas de leitura.
Um dos casos é a leitura no telefone móvel, no meu caso o iPhone. Descobri que na Internet existem milhares de livros que podem ser baixados e lidos em qualquer lugar que você estiver, sem necessidade de carregar um livro. Se você lê inglês, a quantidade de livros é imensa, incluindo os chamados grandes clássicos da literatura universal. Se lê só em português, também existe uma boa quantidade de livros, incluindo os clássicos de nossa literatura. E neste caso estamos falando de livros legais, que podem ser baixados pois não mais têm direitos autorais.
Não descobri a modalidade no Brasil, mas em inglês existem autores e editoras que disponibilizam de forma gratuita alguns dos livros que publicam em forma de ebook. Mais uma vez, trata-se de ler o que é legal, mas se isto não é importante para você, existe sempre a outra forma. Como encontrá-la? Da mesma forma que se encontra os livros legais – no sentido de se respeitar a lei – isto é, indo ao Google e simplesmente digitando “ebook grátis”.
Voltemos aos livros legais. Se você estiver interessado, o primeiro ponto a parar é o Projeto Gutemberg. Ele está em inglês, mas tem também uma série de livros em português, do Brasil e de Portugal. Tem também livros em espanhol e em vários outros idiomas, mas a maior biblioteca é em inglês. No caso do Brasil, o primeiro lugar para se ir é o Domínio Público, um sítio mantido pelo Governo Federal que além dos livros oferece uma série de outros textos, sobretudo dissertações de mestrado e teses de doutorado de todo o país.
Nos dois sítios estão milhares de livros. Através deles, absolutamente de graça, pode-se ler obras de Shakespeare, por exemplo. Como também podem ser lidas obras de José de Alencar, Monteiro Lobato, Machado de Assis e outros autores brasileiros. Estão disponíveis ainda livros de autores portugueses, incluindo obras históricas do início de Portugal. O repositório, repito, é imenso. E fica ainda maior quando se fala de livros em inglês. Nesta língua estão disponíveis praticamente todos os clássicos da literatura mundial.
Acho o telefone móvel prático para se ler um livro, sobretudo por que os novos aparelhos têm tela maior e programas específicos para este tipo de leitura. No caso do iPhone, são vários deles e todos permitem acesso às bibliotecas digitais. Para os outros telefones também existem leitores específicos. Os livros podem ser lidos ainda no seu computador, seja ele o de casa ou o notebook. Se a tela lhe for desconfortável, pode ser impresso, voltando ao velho e bom papel.
Então, se você gosta de ler e não sabia destes sítios, agora já sabe. Dê uma olhada neles e na certa irá descobrir coisas do seu interesse. Eu descobri e continuou descobrindo, não só os livros, mas também uma nova maneira de ler. E confesso que tenho gostado da nova forma de leitura. Ah, é tem outra coisa: Os livros são vendidos no novo formato nos sítios que trabalham com livros – recorra, novamente, ao Google – ou nos das próprias editoras e custam bem mais barato do que no formato impresso.
13 Respostas
Pois livros são o meu ponto fraco, Lino!
Graças a Deus, puxei o meu pai, que era amante da leitura!
E como a internet veio facilitar a minha vida, baixo todos os livros que quero ler: tanto no notebook, em formato word e/ou pdf quanto como e-books, que levo no meu celular (em forma java) e no meu MP4!
Vão aà dicas de sites pra se baixar livros à vontade: http://www.viciadosemlivros.blogpost.com e http://www.portaldetonando.com.br
Bjo e otima semana!
Valeu a dica, Lino. Livros à mancheia! (Mas, conservador, ainda prefiro o velho livro de papel).
Um abraço e uma boa semana.
O site DOMINIO PÚBLICO eu ja conhecia,LINO. É otimo mesmo. Mas confesso que eu ainda não acho nada confortável ler numa tela de computador. Acho extremamente desconfortável.
Abraços e uma otima semana!
Eu tb adoro livros!! E sou uma verdadeira trça de sebos…
bjsss
Hoje mesmo baixei um livro da Florbela Spanca no DomÃnio Público, de onde tenho outros baixados. Leio aqui mesmo, pq não tenho iPhone. Vou ver os endereços que a Carla passou.
Bjim.
Olá Amigo
Já passo tanto tempo na frente desta peste que ainda prefiro o prazer de folear um bom papel.
Acho que os e-books não emplacaram ainda porque a maioria acha muito ruim ler no micro. E, dependendo do livro, se você imprimi-lo em casa, gastará mais do que comprando-o.
Ainda prefiro o papel. Apesar de ter publicado meu primeiro texto por via eletrônica.
Mããss…quem sabe!
bjks
folhear fica mió
Lino, eu nao tenho cabeca de ler livros por nenhum meio , que nao seja o de papel. Primeiro que, para ler livros nesses micros, precisa de ter uma boa vista. E se tiver, corre-se o risco de ter que gastar mais…com oftalmologista, óculos e tudo o mais.
Ainda prefiro o papel.bjs e dias felizes
Não consigo ler assim em computador ou celular.
Simplesmente, a falta do livro fÃsico me tira a concentração..ahahahahahha!
Lino, livros virtuais ainda não me pegou. Nada me tira o prazer de folhear o papel, sentir o cheiro da tinta, acho que já deu para entender, certo?
Mas com certeza, no futuro esse será o caminho.
Lino, obrigada pela dica achei muito interessante, porém sou trabalgo em livraria e essa pratica faz com que eu venda menos, não posso nem incentivar. Rsrs..
Lino, obrigada pela dica. Achei muito interessante, porém trabalho em livraria e essa prática faz com que eu venda menos, não posso nem incentivar. Mas valeu assim posso fazer pesquisas sem sair de casa.
Tento também me acostumar com a telinha, mas ainda nada substitui o livro de papel e tinta e até o prazer de levá-lo comigo.