O assunto não é novo no blog, já que foi abordado em duas oportunidades, anteriormente, mas estava ligada ao que as mulheres carregam em suas bolsas. Agora, no entanto, é diferente. Pelo menos eu reputo que seja. Trata-se, mais uma vez, da questão das bactérias e da presença marcante que elas têm em nossas vidas.
Não se assuste, pois é isso mesmo. As bactérias estão em todos os lugares. Em alguns, mais. Em outros, menos. No mais, estão casos dos carrinhos de supermercados, onde há uma grande concentração delas. Também nesta categoria estão os teclados e mouses de computadores.
Já tinha lido algo sobre o assunto há algum tempo, mas o que me chamou a atenção para ele foi uma matéria na CBN. Durante a ida para um compromisso, acompanhei a entrada ao vivo de uma das editoras do IDGNow, site brasileiro voltado para a informação de tecnologia, replicando informações dadas por um especialista. O que me surpreendeu não foi a existência quase que generalizada das bactérias.
Foi, sim, o fato de os teclados de computadores serem considerados o segundo local com maior presença delas. A consequência disso é que eles podem, sim, ser fontes de infecções e de transmissões de doenças, principalmente quando são compartilhados por mais de uma pessoa. O ideal, neste caso, é não haver o compartilhamento. E que se tomem medidas para, se não exterminar os pequenos bichinhos, pelo menos para mantê-los sob controle.
E estas medidas devem se destinar também ao mouse, outra fonte de concentração de bactérias e que, também, pode disseminá-las, infectando outros usuários. Um dos conselhos dados, ainda no programa da CBN, é que se use um tipo de álcool, que não tem água para fazer a limpeza dos equipamentos de informática. Como não possui água, todo o produto usado evapora, não causando problemas ao equipamento.
O álcool, no entanto, não é a solução final para o problema. O melhor, mesmo, é a prevenção e ela inclui não comer próximo do teclado, para quem sempre sobra alguma coisa. Restos de comida – aliás, como nas bolsas de mulheres – são um ótimo chamariz para bactérias, fungos, etc. Então, agora quando olhar para o seu teclado pense que, sim, ele pode estar contaminado.
Não vale, no entanto, a paranóia. Bactérias, vírus, fungos, etc. são nossos companheiros diários. Eles estão presentes no nosso corpo, dentro e fora, e em alguns casos até nos ajudam, como no caso da digestão de alimentos. Os problemas vêm com a passagem do que um tem para outra pessoa, que é diferente e pode não ser resistente àquele tipo, infectando-se e tendo problema.
Então, a partir de agora, vamos ter cuidado com nossos mouses e teclados. O conselho é que sejam limpos a cada 15 dias. Eu já vou fazer a primeira limpeza. E você.
14 Respostas
Lino, em casa, limpo o pc, mouse e teclado uma vez por semana e aqui no escritório a faxineira capricha!
Mas, como você mesmo disse, as bactérias, fungos e etc. estão em toda parte, né?
DifÃcil escapar…
Bjo.
Lino… todos os dias antes de usar o equipamento que eu uso no trabalho… eu passo alcool, incluso o telefone… Cuidado sempre.
Forte abraço sempre.
Temos que tomar cuidado para isso não virar paranóia… O corpo humano inteiro é uma fonte de vÃrus e bactérias. Basta um simples beijo no rosto para elas se difundirem.
Um abração, Lino!!!
Agora mesmo…rs.
Muito obrigado pela dica.
Valeu a dica.
Um abraço.
Valeu a dica vou ver se dou uma limpada no meu.
Big Beijos
Lino, nunca poderia imaginar que computador também é um fonte de problemas. Não vou ficar paranóica, como você alertou muito bem, mas vou passar a ter mais cuidado. Obrigada querido.
Beijocas
Estamos mergulhados em um mar de contaminação. Mas, se pudermos evitar uma doença, tanto melhor.
abraço, garoto
Fiquei preocupada com essa do ratinho e do teclado, pois além de mim, do Marido, só quem usa é o Julie, meu gato, que adora tudo o que é quentinho, tv, computador e principalmente o meu que é bem menor que o do marido… ontem Carlos/Marido chegou com um aspirador para computador, bem pequeno, mas vou seguir os teus conselhos, são bastante úteis….
bs, abs,
Telefone celular também é considerado outra “imundÃcie”… enfim, sem paranóia, como você bem frisou, um pouco de cuidado diário vai muito bem.
Um abração.
Muito bem lembrado,LINO.
E vou fazer é ja.
Abraços!
Caro amigo Lino…Fácil de resolver, ao fim do dia, passe aqueles lenços de papel umedecidos(de crianças), no teclado fica limpo e higienizado. Abraço
gostaria de saber o presença de ph desses produtos
estou fazendo uma pesquisa
de bioquimica