A partir do meado do século passado as mulheres, mais e mais, começaram a participar do mercado de trabalho. A ideia de que mulher era para ficar em casa e cuidar dos filhos, caiu. Elas passaram a disputar posições e postos de trabalho em todos os campos, e fizeram isso com tanta ou mais competência que nós, os homens. Hoje, a participação feminina no trabalho é uma realidade.
O que as estatísticas mostram, ao lado do aumento da participação feminina, é que elas ainda tem salários menores que os homem. E estão, muitas vezes, submetidas a uma dupla jornada de trabalho, já que muitas vezes cuida também da casa. O fato é que a participação feminina tornou-se imprescindível para a própria manutenção das famílias.
Constatada a participação e a importância da mulher no mercado de trabalho, podemos abordar um outro aspecto, que é a ocupação de cargos de chefia. Neste caso, fiquei surpreso com um estudo feito pela professora Amanda Fellow, da Universidade de Brasília. Ela entrevistou mulheres em vários Estados brasileiros e constatou que, no caso do trabalho, elas preferem que seus chefes sejam homens.
Os homens, na visão das mulheres – e segundo a pesquisadora – são mais diretos, menos emocionais. E isso, segundo elas, ajuda no entendimento e na condução do trabalho. Pelo que pude entender da notícia que li, as mulheres se sentem melhores sendo comandadas pelos homens. Será? Uma especialista ouvida para ilustrar a matéria afirma que isso é fruto de uma longa cultura machista. Será?
É verdade que o mundo, durante muitos séculos, foi masculino. E hoje ainda continua sendo, de certa forma, mesmo no Ocidente. Talvez mesmo com a liberação feminina e a inserção das mulheres no mercado de trabalho ainda tenha ficado o resquício de uma cultura milenar. Estou especulando, já que o estudo não avança neste campo, mas acho que isso pode ser possível.
Ao mesmo tempo fico me perguntando se a pesquisa reflete, mesmo, o que as mulheres pensam. O que você acha?
14 Respostas
Lino, eu concordo com a pesquisa! Meu chefe é uma dama!! 😉 Beijus
Interessante… lendo seu post me lembrei que nunca tive uma chefe mulher…
Um abração.
Já ouvi de muitas mulheres que não gostam de trabalhar com outras mulheres.
As mulheres são muito complexas, nem elas mesmas conseguem entender-se. Penso que nós homens ainda tentamos compreendê-las por isso que elas preferem trabalhar conosco.
Lino. Como professora, já tive como “chefes” diretores e diretoras de escola. Preferi sempre as mulheres, na direção de Escolas. Em Universidades, em trabalhos de orientação, sempre preferi as mulheres, como minhas “superioras” em hierarquia. Mas, penso que esse campo da Educação seja mesmo um território mais de feição feminina, onde as mulheres se saem melhor que os homens…Não sei…Falei a minha preferência, na minha área de atuação.
Um beijo.
Dora
Lino… eu trabalho com oito homens e meu chefe é homem… gosto mais de quando trabalhava numa farmácia de manipulação: vinte mulheres… Bastava umas três na TPM. hehehe
Um forte abraço.
Minha chefe é mulher.
Big Beijos
Oi Lino… Voltei a blogar há alguns dias.. E vim aqui, mas não havia comentado… Bom, esse texto me chamou muita a atenção… Ah, eu acho que é melhor ter chefe mulher, pois ela entenderia mais fácil problemas tÃpicos femininos, como crises emocionais, tpm, cólicas…
beijos
Eu prefiro ter homem como chefe, apesar do medo da mulher dele,pelo simples motivo de não querer outra mulher mandando em mim, rs eu concordo com a pesquisa sim!!
Lino, uma coisa é certa, a solidariedade feminina não tem nada a ver com a solidariedade masculina, logo não me espanta que as próprias mulheres prefiram ser comandadas por um homem. Pessoalmente não tenho preferências, já tive os dois como chefe e os eventuais problemas que surgiram eram mais ligados ao estilo de cada um que ao fato de ser homem ou mulher.
Abraços.
Oi Lino.
Quanto à s mulheres não sei, mas eu prefiro chefe homem (se eu mesmo não puder ser o manda-chuva, hehehe…). Tive uma chefe mulher durante uma vez e todos os dias colocava perneiras para ir ao trabalho. Ela era uma naja.
Ah, lembrei que depois tive outra chefe que era muito legal. Xi, agora fiquei em dúvida.
Um abraço.
Chefe homem… mulheres são muito exigentes.
Lino concordo com a Maria Augusta, também já tive chefe homem como mulher e não fez diferença…
Já tive os dois tipos de chefes…os homens tem uma forma aspera de impor o poder, as mulheres são mais maleaveis veem as coisas de vários angulos, acho que elas são mais solidarias com os subordinados homens…as subordinadas mulheres as odeiam…algumas chefes mulheres são verdadeiras pestes…meio muitas vezes um homem que as excita são perseguidos com crueldade!
abs
Chefe mulher nunca tive… diretora de escola serve? Vou te dizer, elas são terrÃveis, pelo menos algumas. Hoje a que trabalha na escola é muito dócil e gentil.