Você já se imaginou um Brad Pitt? Ou uma Angeline Jolie? Pode ser que não, mas existe alguma celebridade que o inspira e em quem você talvez se espelhe?
Estranhas perguntas. Mas elas tem uma razão e de fundo científico. É que acaba de ser divulgada nos Estados Unidos uma pesquisa mostrando que, para um bom contingente de pessoas, admirar uma celebridade, espelhar-se nela pode aumentar a autoestima, principalmente entre aqueles cuja autoestima é mais baixa.
Jaye L. Derrick e Shira Gabriel, responsáveis pela pesquisa e vinculados à Universidade Estadual de Nova York, em Buffalo, garantem que as relações parassociais, que é a admiração pelas celebridades, oferece uma rota segura para as pessoas que tem problemas de relacionamento interpessoal. E quem não se tem em alta conta pode usar a admiração por um ídolo para se sentir mais próximo dele, melhorando o seu desempenho.
Sim, eu sei que você vai dizer: lá vem ele com outro estudo. É verdade. Existem estudos para tudo, mas achei este interessante por não estar baseado em uma só pesquisa, mas em três, envolvendo universitários, que procurou medir a relação entre a baixa estima, as relações parassociais e as auto-discrepâncias. Cada participante escolheu a celebridade do seu agrado e a descreveu, sendo avaliado a partir dessa descrição com o uso de uma escala de valores.
O resultado é que as pessoas que tem menor estima por elas próprias vã os ídolos – celebridades – como próximos do ideal em que elas queriam estar. E a comparação mostrou que a preferência por um nome de artista ou outra celebridade, se comparado com os que não tem essa preferência, mostra que os primeiros melhoram sua autoestima em relação aos outros. A celebridade, neste caso, concorre para que quem a admira sentir-se mais valorizado.
Outro dado curioso apontado pelos estudos é que, mesmo imaginando um relacionamento com a celebridade – de aproximação, de amizade, etc. – quem o faz pode tirar benefícios disso. É falso? É. Mas mesmo assim ajuda.
E é por isso que os cientistas concluem no estudo que será publicado na revista Personal Relationships: “Descobrimos que as relações parassociais pode trazer mais benefícios para as pessoas com baixa estima do que relacionamentos reais”
Conclusão: Vamos escolher uma celebridade e nos espelhar nela. Assim, nossa autoestima melhora.
E já que o assunto é autoestima e ela está relacionada com as celebridades, que tal termos, para a reflexão de todos, frases ditas por quem é famoso? Bom, como são só duas, caprichei na escolha:
“No futuro, vou parar de falar sobre minha vida pessoal em entrevista. Essas informações serão expressadas somente pela arte”, Britney Spears, cantora pop
“A invenção, o imaginário e a memória são uma coisa só. Não se pode separar a memória da invenção, a fantasia da realidade”. Lygia Fagundes Telles, escritora brasileira.
E então, com que frase você fica? E qual é a celebridade de sua preferência? Reflitam!
E que todos tenhamos um ótimo final de semana.
23 Respostas
Lino, na música, sempre tive Ãdolos; mas, no meio das celebridades, ainda não. Gosto da Angelina Jolie, pelo o que ela faz em relação ao combate à fome, à pobreza no nosso mundo; outras pessoas que, como ela, pensam no próximo.
Bjao e otimo findi.
Serve polÃtico ? Já imaginou se alguém quisesse ser o Brizola, Collor ou até o Lula ? rsrsrs
Sei lá… uma coisa é você gostar de uma celebridade, admirar ou achar bonita. Outra é querer ser como ela.
Já dá uma trabalheira danada sermos nós mesmos…
Um abração e bom fim de semana.
A verdade é que as tais celebridades já “chegarm lá”. Em muitos casos são sinonimos de sucesso,glamour e grana.
Vai de cada um saber qual seria sua referencia.
Muito interessante o estudo.
Abração,LINO.
Lygia sem duvida, ela não tem prazo de validade!
bjks
Reparei que não há nenhuma foto de famoso! Só mulheres sofrem disso?
Acho que temos nossos Ãdolos e projetamos neles as qualidades que gostarÃamos de ter. Se isto ajudar a melhorar a auto-estima, porque não? O importante é não ficar frustrado por não alcançar o pedestal no qual os colocamos.
Abraços e bom fim de semana.
Nunca quis ser alguma celebridade…e talvez isto me faça não me espelhar nelas…gosto de personalidades…queria ter sido o Dom Helder Camara, o Almodóvar enfim coisas deste tipo…acho que queria ter ido a woodstock e ser um daqueles artistas a Janis, o Hendrix….fico com a Lygia e sua frase…sempre linda, cheia de classe e t´´a na capa do almanaque da Livraria Saraiva esbanjando competencia falando de amor!
ass: Marcelo Gianechinni
LINDO
VOLTEI!!
OBRIGADAAAAAAAAAAAA
É uma tese.Interessante.Eu tô fora porque não tenho nada a ver com essa gente.Sem maquiagem são horrorosas.Sem os flashs são uns pobres coitados entochados de drogas!!!
qUERIDO LINO,
eu posso até admirar uma pessoa, sendo artista famoso ou um simples mortal. Mas nunquinha eu quis ser nenhuma delas.Muito menos as das fotos.
Quanto as frases, cada uma tem um quê de real em mim. Eu venho tentando escrever de forma que não fale nas minhas vivências; Afinal de contas, na realidade eu tento me mostrar pelo que faço e não pelo que falo, tão- somente e Concordo com tudo com a Lygia Fagundes Telles.”A invenção, o imaginário e a memória são uma coisa só.”Ai de mim se não tivesse esses 3 requisitos.
bjs e dias felizes
A LÃgia, sem dúvida!
Ah eu tenho alguns Ãdolos mas não gostaria de ter a vida deles, apesar q vc deve achar um paradoxo q estou escrevendo afinal eu falo sobre famosos no meu blog, porém, acredito q a fama tem um preço alto a ser pago: privacidade zero.
Big Beijos
Admiro o trabalho de muita gente, mas não chego a me espelhar em nenhuma celebridade. Aliás, se for pra ficar pensando no padrão de vida e começar a comparar, a tendência é ficar deprimida…rs
Lygia Sempre!!!!
Bjo e bom bom domingo!!!!
Kisses Baby!!!
Quando eu crescer vou ser igual a Rihaanna ou a Byonce…tenho certeza disso….kkkkkkkkkkkkkkk
Beijos e uma ótima semana.
Cruzcredo! Já dá tanto trabalho administrar a minha vida de ilustre desconhecido!
Na frase, fico com a da Lygia! Sempre.
Abraços.
Eu me espelho sempre em uma: na CHUVINHA…rs
Ai que eu sou uma pessoa com a alto-estima lá em cima… rsrsrsrs… gosto de mim mesma, gosto do que vejo no espelho, gosto do meu modo de pensar e agir, gosto da minha inteligencia, me gosto de verdade! Talvez por isso, não tenha nenhuma celebridade a me espelhar, sou narcisista demais pra isso…rsrsrsrsrs… Claro, tem algumas figuras públicas, algumas celebridades, muitos escritores, que admiro… eu sou normal! (ou quase…rsrsrs)… mas admiração é diferente de querer ser tal qual, ou ter algum tipo de relacionamento com eles.
Como sou apaixonada por leitura, deixo duas frases que gosto e me identifico:
“O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais; há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que eu nem mesma compreendo, pois estou longe de ser uma pessoa; sou antes uma exaltada, como uma alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que não se sente bem onde está, que tem saudade; sei lá de quê!”
(Florbela Espanca)
“Gosto e preciso de você. Mas quero logo explicar.
Não gosto porque preciso. Preciso, sim por gostar…”
(Mario Lago)
Lino,
Com base nessa pesquisa, posso dizer que minha auto-estima está bastante alta. Tenho meus ideais e meus desejos, mas são meus mesmo, sem influência de Ãdolos. Tenho adimiração por muita gente de diversas modalidades artÃsticas e de outros campos humanos, pelo que eles fazem ou fizeram, mas não me identifico com nenhum deles. A frase da LÃgia é muito boa. Abração.
Não tenho Ãdolos nesse nÃvel, Lino, de ter vontade de ser como ele, mas , entrando na brincadeira, eu escolheria Meryl Streep . Ela me transmite sabedoria e classe ( fundamental ) em qualquer papel .
beijão pra você e ótima semana.
Lino, acho que o unico icdolo que me permitira espelhar era o Ri-tin-tin. A,igo leal e destemido!
Lino, bem, até bem pouco tempo tinha muito cabelo, e muito me comparavam com o Slash(do Guns’n’roses). Agora eu não me espelho em nenhum, se bem que sempre digo que eu e o Brad Pitt… Acho que aà eu forcei!:o)