A morte não é um assunto muito popular. Todos nós, se pudermos, o evitamos. Talvez, como dizem especialistas, é que só morremos uma vez, o que o transforma em um fato único e gera uma grande incerteza do que vai acontecer – se é que acontece alguma coisa – depois. Por isso é que não tomamos conhecimento da estranheza de situações em que a morte ocorre.
Mas como dizem que na internet tem tudo, do melhor e do pior, do certo e do errado, do normal e do estranho, só para comprovar a assertiva vou trazer aqui alguns casos de morte que são, no mínimo, interessantes. Podemos classificá-los de… estranhas. Vamos a elas:
No meio da pequena Morte
Em fevereiro de 1899, o presidente franças Félix Faure convidou para o seu gabinete Marguerite Steinheil, uma beldade francesa e foi lá mesmo que foram aos finalmentes. Quando estavam chegando à pequena morte – orgasmo em franças – Faure teve, na verdade, uma grande morte. Ele teve um ataque cardíaco fatal no meio do orgasmo.
Após a queda do burro
Esta é um pouco mais velha, vem da Grécia, 200 anos antes de Cristo e envolve Crisipo, um dos mais influentes filósofos de sua época. Conta a lenda que ele cavalgava um burro, que havia sido embebedado e quis, no caminho, comer alguns figos. Imaginou a cena? O filósofo, aparentemente, a achou tão engraçada, mas tão engraçadas que desatou a rir, envergou-se, caiu do burro e morreu. Parece invenção. Mas não é.
Atingido por uma tartaruga
A história é de outro grego, que também foi famoso e é tido como o inventor da tragédia. Estamos falando de Ésquilo, que também foi filósofo e que escreveu várias peças ainda hoje encenadas. Pois não é que ele foi atingido por uma tartaruga e morreu. Como? É que na região havia muitas águias e a comida preferida delas eram as tartarugas. Ao levar sua refeição uma águia a deixou cair. Bum! atingiu direto Ésquilo e o matou.
Uma morte bastante suja
E já que estamos nos antigamente, vamos continuar lá e falar de Arius, um ateu que viveu nos primeiros anos do cristianismo. E, aqui pra nós, morrer do jeito em que morreu não é nada agradável. E pior, a história de sua estranha morte foi contada por um de seus adversários. É o seguinte: ao soltar gases, ele expeliu junto o próprio intestino e seus órgãos internos, o que causou sua morte. Verdade? Ninguém sabe. Mas ficou a história.
Com gangrena naquele lugar
Se a morte de Arius foi estranha, muito mais a de Herodes, um dos reis judeus que ajudou na construção do segundo templo de Jerusalém. Quem conta sua história é Flávio Josefus, um historiador da época. Diz que além de sofrer de insufiência respiratória, tinha urticárias, sofria com dores intestinais e era atacado por convulsões. Mas o que o matou, mesmo, foi a gangrena. E sabe onde? É, lá mesmo, na genitália.
Estranhas histórias, não? Você acredita que possam ser verdadeiras ou será que são somente intrigas, disse me disse que atravessou épocas e chegou até hoje? Eu, sinceramente não sei. Mas gostaria de saber sua opinião. Então, deixe um comentário.
E saindo do mundo estranho vamos a um mais comum. Como hoje é sexta-feira é o dia das frases. E para que todos, após saberem dos acontecimentos mortuários da antiguidade, possam refletir, aqui vão mais duas delas:
“O que você deixa para trás não é o que é gravado em pedra, mas o que é tecido nas vidas dos outros”. Péricles, filósofo grego
“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher”. Cora Coralina, poeta brasileira.
E que todos nós tenhamos um ótimo final de semana. Voltamos a nos ver na segunda-feira.
19 Respostas
A frase de Péricles é perfeita! e a morte de Faure tambem.
Bom fim de semana
Viver para sempre ninguém quer, mas morrer de certas maneiras também não…rs
to pasmo com estas mortes,LINO. Mas a que mais me chocou foi a que teve o intestino pr fora do corpo. cada uma!!
Abração e um otimo final de semana ã vc.
to pasmo com estas mortes,LINO. Mas a que mais me chocou foi a que teve o intestino pr fora do corpo. cada uma!!
Abração e um otimo final de semana à vc.
A mais engraçada foi a do burro. E a de Arius a mais estranha e trágica!
Um bom fim de semana.
Oi, Lino..
Que é tecido e guardado na vida dos outros…é o amor que exercitamos..
beijo, querido e bom fim de semana.
Oi Lino…
“Morrer é só não ser visto…” Fernando Pessoa.
Um forte abraço e bom final de semana.
“Morrer é só não ser visto.” – Fernando Pessoa.
Um forte abraço.
Oi LIno,
Sabe que você tratou de um tema muito interessante em seu blog, pois para mim algumas das informações citadas por você foram muito culturais, até mesmo porque algumas coisas eu nem me lembrava mais.
Bom final de semana,
Um Abraço
Paulo
Muito legal o post, Lino. Adoro estas estórias históricas. A do Arius foi estranha, mas a do Herodes foi terrÃvel. Gangrena nos paÃses baixos? Brrr…
***
Minha contribuição: Júlio de Castilhos, governador do RS no século 19 (ou inÃcio do 20) tinha um câncer na garganta. Foi operado em uma mesa no próprio Palácio Piratini, sede do governo, sem anestesia. Perto da hora fatal, o médico disse: coragem, governador. Bagual dos bons, Júlio respondeu: coragem eu tenho. O que me falta é ar.
***
Abraço. Bom findi.
Arriba!
Lino, a morte é sempre muito estranha, mas essas são mesmo mais estranhas que o normal.
Gostei do novo blog, viu?
Beijo pra você.
Lino,
essas histórias podem até ser intrigas que “pegaram” e viraram lendas, mas que são estranhas, isso são.
Coitado do Arius! Morrer soltando gases é demais! – Do quê morreu? Morreu de pum!
Então, caminhemos pelas trilhas de Cora Coralina…
Grande abraço,
Fala sério expelir os intestinos e outros orgão por causa de gases não tá me cheirando bem kkkkkkkkkk tá mais para ser mentira rs
bjs
Costumo dizer que não tenho medo da morte; mas sim do jeito que vou morrer. Afinal, acidentes, doenças e afins não são nada agradáveis.
Querido Lino,
Estou tomando a liberdade de enviar um comentário padrão para todos os blogs que eu amo de paixão. O motivo é que resolvi encerrar o meu blog por motivos pessoais. Não tenho mais condições de participar da blogosfera do jeito que eu gosto, mas não vou ficar para todo sempre distante. Por favor, leia o meu último post que explica a minha razão.
Beijocas
adorei as duas frases!
Boa semana.
Morrer tendo um orgasmo? Gostei!!!!
A primeira frase é muito interessante, ela mostra o quanto nós somos importantes na vida das outras pessoas.
com certesa a morte mais desagradavel(se e q existe morte agradavel) foi a do Arius .