Agora, quando ando pelas ruas e observo as pessoas, fico me perguntando, sempre que vejo alguém acima do peso: Será que ela tem insônia? Não. Isso não é maluquice. Passei a me perguntar a partir de uma pesquisa desenvolvida por cientistas franceses – é sério – que apontaram o pouco sono como um dos fatores que ajudam as pessoas a engordarem.
O estudo foi feito pelo Instituto Francês de Nutrição e concluiu, de forma decisiva, que dormir pouco influi diretamente no aumento do peso, assim como na aparição de doenças metabólicas e cardiovasculares. Sim, quem não dorme, pela pesquisa fica gordo, tem problemas de digestão e cardíacos.
Sempre imaginei que a insônia, que não é nada bom – já a tive, e posso dizer – nos deixasse irritadiços, indispostos e cansados, já que o sono tem, também, o caráter reparador, de nos relaxar e descansar. Depois que a insônia se foi, acabei ganhando peso. Neste caso, devo ser a exceção que toda regra tem, pois dormir melhor me fez engordar, não emagrecer.
A pesquisa, que como já ressaltei é séria, mostrou, também, que a dieta medieval era mais saudável que a atual. Aqui talvez a explicação seja que os alimentos eram naturais. Não havia geladeira, produção industrial, adição de produtos químicos e tudo o que hoje está embutido nos alimentos industrializados. E por fim, que o sal estimula a obesidade nas crianças.
O estudo avança e avalia, ainda, como se dá este aumento de peso, relevando que há, no caso dos insones, um aumento de 24% no apetite, que é suprido com alimentos ricos em gorduras e açúcares, dois bons caminhos para o ganho de peso. Junto disso vem a diminuição do exercício físico, que dá um novo empurrão no sentido de aumento de peso.
E no final, para fechar, a pesquisa feita na França revelou que, dentre os ouvidos, quase a metade afirmou que dorme de forma insuficiente e 17% do total acumula sono crônico. Bom, a impressão que fica é que, se quisermos manter um perfil longilíneo, o jeito é dormir e dormir bem. Os especialistas falam que o ideal são oito horas.
Se os pesquisadores estão certos, vamos dormir melhor e ajudar o organismo a manter-se saudável. (Via NUD)
15 Respostas
Lino. De todas as pesquisas que se acumulam atualmente sobre a saúde, ou sobre a falta dela,o denominador é sempre o mesmo. Ou seja, esse: dormir bem; alimentação variada e sem excesso de sal, açúcar refinado, óleo animal; exercÃcios fÃsicos( sem exagero, que cause lesões…). Não consumir álcool ( também aà entra o equilÃbrio) não fumar, não usar medicamentos sem receita médica…Enfim,
a população moderna sabe tudo, não é? As informações estão em toda parte.
E a obesidade tem muitas outras causas, além da insônia. Sabemos, também…
Mas, é bom divulgar as novidades das pesquisas. Eu gosto.
Beijos para você.
Dora
Até nessa to fora da regra… affff
hehehehehee
Beijos Mila
Será que finalmente entendo o porquê de ter engordado tanto,sem comer muito?
Gostei da abordagem,LINO. Muito interessante. Vou tentar pesquisar mais a respeito.
Abraços!
Tem sentido que a insônia engorde afinal cria ansiedade ( a gente vê a madrugada chegar e não consegue dormir) e se estamos acordados mais tempo, ingerimos MAIS alimentos, não é mesmo?
A insônia é um problema que atinge a maioria das pessoas, desde quando o mundo é mundo, né?
Mas posso dizer que, pelo menos por enquanto, esse problema não me aflige! Quanto à relação entre insônia x ganho de peso, concordo com você: o melhor é procurarmos dormir bem pra que possarmos ser saudáveis!
Bjo.
Querido amigo Lino. Os insones, engordam porque não ocorrendo o sono eles correm a geladeira! O insone não consegue dormir e além de irritadiço ele acha que esta com fome e começa a visitar a geladeira. Quando insone novamente…lá vai ele para a geladeira! Descobri por exemplo, que comer carne vermelha a noite, é batata, que vc terá insônia! abçs
Lino… eu não engordo nem por decreto presidencial heheheh… desde meus quinze anos tenho o mesmo peso 44 quilos… ok mentirinha 43 quilos hehehe… talvez seja isso então… eu durmo pra caramba… meu hobby predileto… hehehe…
kkkk então por isso sou gostosa!!!! sou ótima de cama!!!
sério, lino! rs… eu adoro dormir e durmo muuuuuuuito bem!!!! mas é claro que náo sou tão magrinha qto gostaria – pra poder tomar sorvete de baunilha todos os dias!!! rs…
beijocas
Adoro dormir e já tinha ouvido falar q a insonia pode acarretar no aumento de peso.
Big Beijos
Boa noite, Lino! Passei para convidá-lo a participar da blogagem coletiva Coisas do Brasil, em 16 de maio. A idéia é escrevermos sobre aquilo que há de mais representativo em nossa cidade ou nossa região, como uma maneira de mudarmos a visão estereotipada que se tem da cultura brasileira. Conto com sua participação. Boa semana!
Hoje decidi que desistiria das sessões de ginástica…será que fiz besteira???
Realmente, adoro comer e detesto dormir…aliás, parece que quando estamos com sono, mas por algum motivo não podemos dormir, acabamos comendo mais, para gerar energia, e isso nos faz engordar…bom, essa é uma teoria minha, hehe!!!
Lino, dormir bem é sempre saudável, se além do repouso nos faz emagrecer, então está ótimo. Mas acho que para emagrecer não basta fechar os olhos para dormir, mas principalmente fechar a boca para aquelas coisas tão apetitosas…e tão calóricas.
Abração.
hhhm então tá tudo explicado… agora posso entender o porquê de ser magrela. Ooh mulher pra gostar de dormir viu Lino?!
Mas engraçado, eu pensava que seria o contrário..
bjs
Oi Lino, andei sumida mas estou de volta. Interessante essa pesquisa. Nao sabia disso. vou me policiar agora, dormir bem pra nao engordar. Um abraco.
Achei interessante a pesquisa, mas também acho que cada pessoa tem um organismo diferente, por isso nem sempre o que engorda em alguém tem a mesma função para outra pessoa. Se eu não dormir, emagreço, e foi exatamente isso que me aconteceu ha poucos dias atrás. Estive adoentada, precisei me submeter a uma cirurgia de emergencia, tive insônia, daà emagreci muito.
Acho que a ciência descobrre coisas incrÃveis a cada dia.
BeijUivooooooooooooooossssssss da Loba