Quem acompanha as notícias pela TV, pelos jornais ou por outros meios, eletrônicos ou não, sabe que a mídia é seletiva, significando que fala de alguns assuntos enquanto esquece totalmente outros. A lógica é que, se uma parcela considerável está falando de algo, ele ganha maior volume e maior divulgação.
Se localmente isso ocorre, como seria em relação aos continentes, aos países? Pois um instituto francês que acompanha a mídia fez um levantamento e transformou isso em um mapa mundial com cores que representam quais os países que são mais abordados na mídia – que inclui, neste caso, também os blogs.
O vermelho indica as regiões ou países que, mais frequentemente, são transformados em notícias ou outras informações. Note, no caso da América do Sul, que os “hermanos” argentinos estão à nossa frente, o que significa que o vermelho mais esmaecido – será rosa? – é usado para o escalonamento do aparecimento destas regiões na mídia. Isto é, estão em segundo lugar.
Quando mais clara for a cor do mapa, menor é o aparecimento dos países ou regiões na mídia. Aqui, trata-se do que podemos chamar de “mídia global”, já que se olharmos a mídia de cada país a situação será bem diferente, pelo menos em relação ao todo. Ela se replica, no entanto, quando se trata da distribuição espacial do que é noticiado dentro do próprio país.
Veja o caso do Brasil, com o noticiário se concentrando nas regiões Sudeste e Sul, com uma passagem por Brasília, que é o centro do poder brasileiro. As outras regiões – Nordeste, Norte e Centro Oeste – aparecem muito menos. E essa divisão especial se replica, também, nos próprios Estados. No Espírito Santo, por exemplo, quase a totalidade do noticiário aborda a Grande Vitória, onde está a capital e as principais cidades do Estado.
No final, o que o levantamento mostra é que, para qualquer mídia que formos, acabamos por ver ou ler sobre os mesmos assuntos, se não na totalidade, pelo menos na maioria das vezes e dos casos.
12 Respostas
Olá, Lino!
É verdade, basta rodar por uns 5 sites e verá. Quanto a Argentina está na nossa frente creio ser pelo idioma.
Um abraço
Acho muito interessante,LINO. Mas estranhÃssimo não ver SP e RJ coloridos. Pra mim perdeu credibilidade ai.
abração!!
A gente lê a mesma informação um milhão de vezes…rs
… A midia pode te constriur como também destruir… Estamos sempre nas mãos dela, seja certo ou não!
Acho um absurdo qndo vejo as mesmas matérias nos mais diversos jornais… Até parece que os acontecimentos são poucos…
Bjo e bom final de semana
Lino,
na verdade, acaba ficando até chato ler jornais, revistas ou ver os telejornais, já que as notÃcias sempre se repetem, mudando apenas (quando muda) o enfoque. Mas fiquei espantado ao ver que a Argentina é mais comentada que o Brasil… creio que por ranço bairrista.
Um abraço.
Não sei por qual razão estão todos preocupados com o fato da Argentina estar em nossa frente…Fazem anos que eles, em termos educacionais e culturais dão um banho no Brasil! É somente quem é bairrista não admite isso! Eles tem escolas melhores, universidades melhores, menos analfabetos, mesmos com problemas sua distribuição de renda é mais igualitária que a do Brasil e quando tem eleições eles sabem votar e cobrar de seus eleitos. Vcs nunca vão ver um metalurgico semi analfabeto ser presidente na Argentina…abçs Lino!
De acordo com o mapa, o hemisfério norte tem muito mais presença nessa tal de “mÃdia”! Notem que somente a Austrália tem uma presença mais “marcante” nessa “mÃdia” no hemisfério sul.
O poder econômico certamente influencia essa tal de “mÃdia”…
Refletindo sobre os “enfoques” da mÃdia, meu pensamento tomou outro rumo…Pensava que o poder do mundo estava nas mãos do “capital”, mas acho que a mÃdia é quem tem nas mãos o poder! Porque, ela constrói e desconstrói a seu bel prazer. Veja o caso recente do governador que caiu…em Nova Yorque. Caiu, porque a mÃdia o pegou…E nem vou continuar…
Se a mÃdia eleger um fato como primordial, ela o torna “primordial”…E o contrário, idem. É um monstro a tal “mÃdia”, cheia de braços, pernas e cabeças…
Beijos, Lino.
Dora
Muito legal. Veja só que coisa. Na Ãfrica, morrem diariamente milhares de pessoas e isso não é notÃcia. Nos USA, se morrem cem, vira primeira página. Vai ser seletivo assim na casa do chapéu! Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.
Já reparei nisso, vc vê uma determinada noticia em um canal e 5 minutos depois em outro canal com pequenos detalhes diferentes mas a essencia é a mesma.
Big Beijos
é…. isso é coisa que teorias da comunicação explicam….
é a agenda setting, meu caro….
infelizmente, é isso…
beijos
Não há a menor dúvida de que é a mÃdia que controla o mundo, eles escolhem o assunto e o enfoque e fazem a opinião pública. Eu desconfio de tudo que leio ou ouço, sempre me pergunto a quem interessa esta informação. Os blogs são mais livres, mas como a opinião dos blogueiros é baseada na mÃdia, eles também podem ser manipulados.
Abraços.