Na ficção científica a telepatia é muito comum. Pessoas, através dela, se comunicam sem palavras, emitindo um pensamento que outros podem “ouvir”. Veja o caso do Parkman, de Heroes, que “ouve” o que os outros personagens pensam e pode, somente com o poder de seu pensamento, mudar a opinião dos outros. Na ficção, tudo é fácil. Mas e na realidade?
Pois não é, segundo a NewCientist, que uma empresa dos Estados Unidos apresentou, há pouco, um novo dispositivo que permite você se comunicar sem usar a voz, mas apenas o pensamento. O dispositivo chama-se Audeo e foi desenvolvido pela Ambient Corporation.
Para que funcione, quem está falando – ou pensando – tem de usar uma espécie de colar no pescoço. É ele que interpreta os impulsos elétricos do cérebro para as cordas vocais, lendo as palavras que não serão emitidas e as enviando, via rede sem fio, para um computador que decodifica os sinais e os transforma em palavras. Quem ouve, ainda o faz pelo processo convencional, não diretamente no cérebro, como seria a telepatia.
Segundo um dos inventores do dispositivo, Michael Callahan, não existe risco de quem o estiver usando relevar seus pensamentos. O aparelho trabalha, segundo afirma, em um nível acima do pensamento. É preciso formular palavras específicas, que iriam ser faladas, para que ele as interprete. Pensar somente não o ativa, daí a necessidade de um treinamento especial para fazê-lo funcionar.
No atual estágio, o aparelho reconhece 150 palavras e frases. Seus inventores, no entanto, estão otimistas quanto ao seu melhor desenvolvimento e, consequentemente, do seu futuro uso. Imagine-se, então, no meio de uma multidão e conversando com alguém ao telefone, por exemplo. Você pode falar sem falar.
O problema é que a comunicação não é direta, mas mediada por um computador. Então, pelo menos no atual estágio, fica difícil falar sem que haja um deles por perto. O outro problema é que ele não “ouve” a resposta, que tem de ser escutada e interpretada do velho modo. Afinal e no final, se o aparelho “fala” ou transforma pensamento em “falas”, ele ainda é surdo. (Via NewScientistTech, em inglês)
O blog inaugura hoje uma nova secção, que virá todas as sextas-feiras e ficará pelo final de semana. Como o nome indica, trata-se da publicação, a cada edição, de duas frases de personalidades conhecidas e que chamem a atenção para alguns aspectos da atividade humana.
Veja abaixo – e opine – as duas primeiras:
- Ninguém cometeu maior erro do que aquele que não fez nada só porque podia fazer muito pouco – Edmund Burke, Escritor
- Não basta que todos sejam iguais perante a lei. É preciso que a lei seja igual perante todos – Salvador Allende, ex-presidente do Chile.
Um ótimo final de semana para todos nós.
16 Respostas
Para começar não vejo muita utilidade nessa nova invenção humana…rs.
Quanto as frases a do escritor revela o que a maioria de nós fazemos: NADA. Vemos um problema – social , por exemplo – e não colaboramos ( NÃO é o meu caso…rs Faço contribuições mensais a duas instituições – uma de menores infratores e outra para um hospital – pequenas, claro) porque achamos que nossa contribuição seria tão pequena que não faria diferença. Só que se todo mundo fizesse as pequenas contribuições, algo grande seria feito no final.
E Allende disse tudo, embora não seja a lei em si que discrimine, mas as pessoas que a interpretam.
Oi Lino.
Ouço tanta bobagem por aÃ, sem querer ouvir, que não seria nada mau que algumas pessoas, como o Arthur VirgÃlio, por exemplo, pronunciassem suas besteiras em silêncio.
Quanto às frases, a observação de Allende se aplica perfeitamente ao Brasil atual.
Um abraço e um bom findi.
Espero que não inventem uma máquina ou dispositivo para a leitura dos nossos pensamentos! Seria o fim da nossa liberdade!
Legal a sua nova seção! Gostei muito da frase do Edmund Burke.
Li esta reportagem,mas não com a riqueza de detalhes que vc deu,LINO. Fico sempre muito impressionado com a velocidade com que as coisas estão acontecenbdo neste campo.
Acho que ainda vamos presenciar coisas que nem em sonhos imaginávamos.
Qto à s frases,parece que o Allende falou pensando em nosso paÃs,né não??
rsss
Bom fds!!
Gostei dessa comunicacao via pensamento.
Big Beijos
Ah se eu pudesse ler a mente dos outros…
Lino, você tem bom gosto, Heroes é uma grande série.
A segunda frase realmente se aplica ao Brasil. Já a primeira, parece combinar com certos momentos da minha vida.
Interessante o tema retratado pela NewScientistTech.
Quanto a sua seção de frases, muito boa a iniciativa. Espero encontrar nela também as sábias metáforas do nosso inteligente presidente. Afinal “nunca antes na história desse paÃs…” 🙂
Abraços
Esta invenção é um começo .Fico me perguntando se servirá apenas aos fofoqueiros ou será para os que estão impossibilitados de manifestarem os pensamentos.Ou será para o Bush saber o que seus prisioneiros de Guantanamo estão pensando.
o poder da telepatia pode seria ótimo…mas nem sempre captarÃamos bons pensamentos das pessoas com a relação a gente- por exemplo!
bom fds
Lino. Eu sempre gostei de estudar sobre esses assuntos:telepatia, hipnose, parapsicologia, ufologia…rs
Mas, essa nova invenção me deixou assustada. De repente, num futuro próximo não se pode pensar em voz alta…! Nem conversar com os botões…rs Brincadeiras à parte, não duvido que o homem, com sua quase infinita capacidade intelectual, invente a forma de comunicação pelo pensamento…com aparelhos…
É muito exemplar essa frase de que “não se faz nada, quando só se pode fazer pouco”!!!
Ótima! Ela se aplica a tanta gente que conheço! ( até a mim…rs).
Beijos, Lino!
Dora
Lino, esse negócio de se comunicar sem falar, na minha opinião só ajudaria as pessoas ficarem mais distantes uma da outra. Mais uma vez o computador entre nós?
Beijos
Tai uma coisa que não gostei…não gostei pq isso vai virar febre em algum tempo e de repente empresas contratem funcionários que além do colar sejam obrigados a usar um chip localizador intra derme…todos nós somos telepatas…os vicios modernos diminuem isto + desde os primordios o homem tem o poder de se comunicar a distancias!
abs
quanto ás frases:
As duas são inteligentissimas + vou ficar com o Burke…acredito nisto tambem…
Parabens pela idéia!
eu quero ter o poder do parkman…aliás..de todos eles…hihihi…
Allende!
A invenção não me atrai muito não. O que se nota é que se tem muita dificuldade para utilizá-lo. Teria que ser algo com mais eficiência.
As frases são boas. A de Salvador Allende é perfeita. Resume bem o que precisarÃamos saber…
Telepatia é um sonho de consumo de muitos. Quando eu era adolescente, sonhava em saber o que as meninas pensavam de mim, se devia “atacar”, se elas tinham algum interesse… Eu já imaginava que mais cedo ou mais tarde a ciência irá se voltar para este lado. Dizem que no futuro distante, os seres humanos se comunicarão pelo pensamento, não necessitando verbalizar oralmente.
Sobre a sua nova seção (excelente idéia!): a frase do Burke é um variação da parábola dos talentos, que Jesus contou e está no Novo Testamento. Quanto à segunda, a do Allende, sim, o ser humano é discriminatório. No nosso estágio de civilização, ter poder e especialmente ter dinheiro torna a pessoa diferenciada perante a lei. Não deveria. Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.