Um dos projetos dos humanos – pelo menos a partir do iluminismo – foi de submeter a natureza à razão, à lógica. O objetivo era não só controlá-las, mas fazer com que trabalhasse para a humanidade, fosse usada em seu benefício. E que todos nós não fôssemos submetidos ao caos que, de quando em vez, ela provoca.
O projeto do iluminismo continua de pé. Mas há estudiosos, como Zygmunt Bauman, que o acha irrealizável. Estes veem a natureza como caótica, sem nenhuma lógica. E entendem que não é o desejo ou a indústria humana que a vai mudar. Reconhecem, no entanto, as tentativas que são feitas, mas não acreditam no seu sucesso.
Um fato, no entanto, é que, nunca como dantes, fizemos tantos esforços para, primeiro, domar, e depois para mudar a natureza. E a ciência tem sido o caminho adotado para ambos os procedimentos. No primeiro caso, com a prevenção de catástrofes. No segundo, com a manipulação genética – um assunto que está ficando meio recorrente neste blog.
Neste exato momento cientistas em todo o mundo estão trabalhando em modificações genéticas de plantas. A pesquisa caminha em dois sentidos. Um, imunológico – veja A vacina com a comida – e outro, terapêutico. No primeiro caso, busca-se evitar problemas. No segundo, tratar os problemas humanos.
O fato é que, na busca de meios de melhorar a saúde humana e controlar o ambiente, a natureza está constantemente sendo modificada. Até a manipulação genética, ela foi, em alguns casos, domada, como no domesticação de plantas que, hoje, constituem a base alimentar da humanidade. Agora, ela começa a ser modificada, com a criação de espécies híbridas – se podemos chamar assim.
O objetivo final desta mudança é fazer com que a natureza trabalhe a nosso favor, seja produzindo comida, antígenos ou reagindo de forma a que os humanos não sejam ameaçados. Alguns passos já foram dados. Faltam muitos por dar.
Se a natureza vai ser mesmo domada, consagrando-se o projeto iluminista, só o tempo dirá. Hoje, no entanto, o que podemos dizer é que ela está rota, depredada e mais do que nunca constitui uma ameaça à sobrevivência humana. Talvez a ciência possa mudar isso.
EM BLOG AMIGO, EU VOU
Este início de semana é de comemoração para o blog e ela decorre de dois mimos – não é assim, Luma? – ambos vindos com o selo do Luz de Luma. O primeiro, é o selo Blog Amigo, um meme que está rolando há algum tempo pela blogosfera e que tem contado com a participação de vários blogueiros conhecidos.
O segundo, o Eu Vou, que também é um meme e que destina-se, como o nome diz, a indicar blogs que frequentamos ou onde estamos indo sempre, checando o que foi publicado. A indicação, mais uma vez, foi da Luma. Como disse, essas indicações me deixam feliz, desvanecido e me traz a responsabilidade de, pelo menos, manter o blog no mesmo nível, não decepcionando quem o indica.
Como contrapartida, também tenho de fazer algumas indicações. Para o Blog Amigo, minhas escolhas são: Lys Figueiredo, Meire Gomide, Jens, da Toca do Jens, e DO, do Ramsés SecXXI. E, no caso, do Eu Vou, os escolhidos são: Antigas Ternuras, Lulu on the Sky e Cejunior. Espero que gostem e aprovem.
15 Respostas
Sou meio cética quanto ao homem dominar a natureza. Por mais estudos que façam volta e meia ela dá uma resposta imprevisÃvel…rs
Domar a natureza? Não seria melhor viver em harmonia com ela pois, sábia como é, daria à nós todos os benefÃcios possÃveis. A ganância sempre custou caro.
Sempre existe essa de o homem querer ser mais poderoso que o destino das coisas, lutar contra quem procura sempre a paz.
Sou dos que acham que a natureza não deve ser domada,LINO. Sua “rebeldia” é puro reflexo de como estamos tratando-a mal.
Abração!
Ah,e muito obrigado pela referencia.!!
🙂
O problema, Lino, é que a natureza não parece disposta a se render sem lutar, vide as catástrofes climáticas, cada vez mais intensas.
***
Obrigado pela deferência. Valeu!
Um abraço.
Evidentemente que as lembranças de sua pessoa, através do blog, são pra lá de merecidas!Ja no repasse vc foi mestre. abçs
Lino, acho que a natureza não quer e nem precisa ser domada: o que ela precisa é ser cuidada.
Bjo.
Ah!!! Mas eu também passo aqui sempre que tem post novo ou seja, de segunda à sexta!!!
Então “eu venho”!!!!! (deplorável…..)
Lino, valeu a indicação. E é claro que gostei!!
Quanto ao post de hoje, só espero que possamos mesmo seguir em frente… sempre fico com a sensação de que a natureza ainda vai nos pregar uma… acho que foi de tanto ler ficção cientÃfica…
Um abração e valeu!!
Me parece que este sonho iluminista ainda vai gerar muito trabalho. A natureza tem se mostrado rebeldia e sua reação é sempre muito violenta. Mas esperança é o que nos move, né? rs…
Parabéns pelos mimos, companheiro. Seu blog merece, vc ainda mais.
Beijãozão
Lino, acho que não devemos se servir da natureza para nossa sobrevivência mas sem sermos predadores como temos sido até hoje, e respeitá-la mais, pois fazemos parte dela. Parabéns pelos prêmios!
Manipulação genética da natureza? Mas como?? de plantas eu entendo, mas e o resto???
E o caos, ahh, mas até no caos exite uma ordem implÃcita, não é mesmo?? Quando vc diz que a natureza constitui uma ameaça ao homem, entendo e concordo, porque foi exatamente o contrário que aconteceu. Ou seja, o homem foi e continua sendo, ameaça a natureza, e a lógica reação à ameaça é a defesa, ou o ataque, então…
De qualquer maneira, é um tema complexo, uma vez que é difÃcil conciliar progresso e preservação. Apesar de ser possÃvel. Mas ai entramos num outro tema, que é conservação, fazendo bom uso do que temos ainda ao invés de manter intacto, por exemplo, as floretas… mas já estou me prolongando, como sempre prolixa.
Obrigada pela visita. E parabéns pela indicação, os seus temas aqui são mt interessantes.
O homem destroi, acaba com tudo que era natural, e depois quer correr atras do prejuizo.
Lino obrigada pelo presente.
Bjs
Lino, não adianta o homem querer dá uma de divindade e criar idéias estapafúrdias que a Natureza nao se comanda. A prova está ai: quando ela quer se rebelar não há ser humano que controle.
Tem horas que eu acho que um belo dia, vai vir um mundaréu de água e acabr com tudo e todos e só assim, recomeçando do zero, talvez o homem se conscientize de que o X das questões está nas ações de cada um para o bem da coletividade.
Ela precisa ser preservada e não manipulada.
dias felizes
A natureza é assim, se vc a trata bem, só flores, se vc não a respeita, ela tb não… diria que é uma troca cósmica… vai saber! beijo querido, saudades de vc!
Ao tentar “domar” a natureza, o homem faz com que ela se vire contra ele mesmo. O aquecimento global acelerado é uma prova disso.