Brancas, negras, morenas, mulatas, louras, índias, inteligentes ou não, trabalhadoras ou não, estudadas ou não, empregadas ou não, mães, solteiras, casadas, jovens, adultas, bonitas ou feias as mulheres são, segundo os geneticistas, exatamente iguais aos homens. Temos os mesmos genes e a variação deles, de uma para outra pessoa, é mínima.
A única diferenciação aparente entre homens e mulheres é o sexo. Elas são – e acho que os homens irão concordar – bem mais bonitas que nós, marmanjos. O problema é que, exatamente devido ao sexo, elas são diferenciadas. E tratadas, na maior parte do mundo, como cidadãs de segunda linha.
Se geneticamente somos iguais, nós homens – e aqui falo pelo geral – sempre arranjamos um jeito de diferenciar a mulher. E de colocá-la em segundo plano. Hoje, no Ocidente a situação é um pouco melhor, com a mulher trabalhando e conquistando seu espaço. Mas trata-se apenas de uma parcela delas. Se olharmos ao nosso lado veremos que muitas mulheres são “do lar”.
E isso “do lar” significa, na maioria das vezes, não que queira ser assim, mas que esta situação lhe foi imposta. E isso na “civilização”, que é como nos vemos, no Ocidente. E nos outros lugares? A situação é bem pior. Na Ásia, no Oriente Médio e na África a opressão é sistêmica e constante. As mulheres só tem um direito: de servir ao homem. E de ficarem quietas, passivas, conformadas com seus lugares.
Olhando a questão pelo lado brasileiro, podemos dizer que vivemos duas realidades. Em uma, as mulheres tem direito, liberdade, trabalham, estudam. Em outra, enfrentam a mesma situação medieval de várias outras culturas, são deixadas em casa, transformam-se em objetos reprodutores e “servem” – no sentido de servidão, mesmo – a seus maridos.
Como mudar? O caminho é a educação. Universalizada, ela vai permitir à mulher sair da submissão, enfrentar o mundo masculino e abrir seu caminho, aliás como milhões já fizeram. E é a educação, também, que vai mostrar ao homem que mulher não é um objeto, que pode ser usado e colocado de lado. Ou que ela só existe para lhe satisfazer.
Com educação, homens e mulheres entenderão que são, sim, iguais e os genes provam isso. A diferenciação é cultural e cultura, como todos sabemos, pode mudar. E é para que ela mude que a Meire e a Lys estão promovendo esta blogagem – no meu caso, antecipada em um dia, por não postar nos finais de semana -, que pretende defender a mulher, abrindo-lhe os caminhos da igualdade que, genética, não é obtida no meio cultural.
A INTELIGÊNCIA É VERBAL
Estamos concluindo mais uma pesquisa do blog e, com ela, está saindo do ar esta secção que vem sendo mantida há algum tempo. Acho que ela se esgotou, com os assuntos sobre os quais gostaria de falar e saber já pesquisados. E tenho notada que o interesse pelas enquetes vem caindo, apesar do número de leitores do blog estar crescendo.
Então, ficamos combinados que esta é, pelo menos por enquanto, a última enquete. E o que os leitores disseram, pelo menos a maior parcela deles, é que tem inteligência verbal. Este item ficou com 35% dos votos, sendo seguido pela Inteligência Lógica, com 23%. O terceiro lugar ficou com a Inteligência Interpessoal, com 15%.
De todos os itens relacionados, apenas um deles, o da Inteligência Naturalista não foi escolhido por nenhum leitor. Todos os outros obtiveram votos.
É isso. Um ótimo final de semana para todos nós.
34 Respostas
Lino, a educaçao é tudo..Valeu, obrigado pela participaçao.
Vou te mandar um e-mail.
Bjs
Lino: nós, mulheres, somos tudibom, né? E nosso dia não é só dia 8/03, mas todos os dias!
Porque, como eu, a maioria das mulheres trabalha, cuida da casa, dos filhos, da famÃlia, e tudo mais o que vier por aÃ!
Palmas pra nós, porque nós merecemos.
Bjão e otimo findi.
Bombou!!! muito bacana a Pesquisa…concordo que as mulheres são bem mais bonitas que nós homens…! – numa reportagem và que todos nós nascemos femininos no sexo…nos primeiros dias ainda embrião e depois é que alguns sexos permanecem contraidos – femininos – e outros expandidos – masculinos.
A evolução feminina tem cometido erros que os homens já cometeram no passado ( e continuam cometendo) – uma revanche social que muitas delas sequer tem notado!!!
abs e bom fds
Lino. Resumiu bem a situação da mulher no mundo atual. Houve uma enorme conscientização da igualdade dos sexos, pelo menos, como sabemos, no lado Ocidental. Mas, há muito que se caminhar para o ideal: a total eliminação da desigualdade do valor atribuÃdo ao homem, em detrimento da mulher.
(Mas, a mulher é mais bonita que o homem? Eu penso que depende do ponto de vista…rs Fisicamente, ambos os sexos porem ser belos! )
Parabéns pelo post e, em nome das mulheres, agradeço a homenagem! rs
Abraços!
Dora
ali é: “ambos os sexos PODEM ser belos”!
Abraço, de novo.
Dora
Também acho, são iguais.
E devem ser tratadas como cidadãs, buscando seu direito de igualdade como cidadãs!
O caminho é sempre a edeucação,LINO. Falou tudo!!
Abração e um otimo fds!
Lino, aquela frase “atrás de um grande homem sempre existe uma mulher” é falsa e preconceituosa. O correto é: “ao lado de um grande homem sempre existe uma grande mulher, e vice-versa”. A igualdade é fato! Abração.
Oi Lino… Muito bom o texto, pra variar, com extrema sensibilidade ( genuÃna ).
Bom fim de semana para você. Beijão.
Lino ! Excelente texto. Absolutamente perfeito.
Concordo com voce. A educacao libertaria para ambos os sexos eh essencia para a igualdade dos generos.
Muitos beijos e otima contribuicao a sua !
Lys
Lino:eu sou de uma famÃlia com irmãos homens espalhados por todos os lados, mas as mulheres sempre foram o esteio da famÃlia. Tive exemplos de mulheres espetaculares na minha vida e tento passar isso à minha filha que, graças a Deus, é bem resolvida.
Nós somos aquela que dá o ventre para gerar um ser e isso não é pouca coisa, não. Nós fomos escolhidas para dar vida a outra vida.
Eu adoro ser mulher. Mas a vida das mulheres na à frica, sem comentários, Lino. E na Ãsia, nem se fala. Vida de cão abandonado num temporal.dias felizes
Meu caro Lino, você disse tudo em seu post e, se me permite, um exemplo particular meu. Meu relacionamento com minha esposa era bom mas não o suficiente, sempre ao chegar em casa, aparecia as velhas e conhecidas cobranças. Crianças crescidas, vai trabalhar baixinha “apelido que chamo ela” e olha, a coisa agora é diferente, ela tem a vidinha dela, eu a minha e juntos estamos dando conhecimento aos nossos filhos.
Sendo assim, você abordou muito bem o assunto
A educacao e o caminho para diminuir todas as diferencas. E algumas mulheres precisam de oportunidade e acesso a ela.
Lino, algumas mulheres preferem ser “do lar” enquanto os filhos são pequenos e depois retomar o trabalho ou começar a trabalhar. Acho válido desde que seja uma escolha livre, e não imposta pelo marido ou pela sociedade. Você tem razão, o caminho para tudo é a educação. Grande abraço.
Iguais em direitos, pero somos tão diferentes…
Fiz um poeminha, se quiser ler, está lá, com um vÃdeo maravilhoso, que eu amo.
Bjs Laura
Pois é Lino!
Eu to participando da blogagem mas de um ponto de vista muito diferente!
Moro na India, lembra??
Me sinto orgulhosa em ser brasileira… e para mim a fama que levamos se deve a liberdade que temos!
Texto abrangente .Ficou excelente.Mas em uma cultura onde um Freud é tratado como oráculo e diz que a mulher que busca a igualdade e o poder tem Complexo de Castração, fica difÃcil.Vai levar mais tempo mas chegamos lá.
Sim, a educação é a base de tudo. E sim, existem dois Brasis (!!). Aquele onde a mulher trabalha e tem um maior esclarecimento,e um outro, onde somos meras escravas de nossos homens. Tem tbm a questão de a mulher ter a “terceira jornada de trabalho”. essa coisa injusta que persitiste até hj. é uma situação dificil…
Tão iguais,e tão diferentes,ao mesmo tempo.
Mas tbm queria falar que é gostoso “ser do lar”. Nao como vc bem se referiu,por imposicao, mas pela beleza de cuidar da casa, dos filhos, e porque nao do marido?? a questao é: temos o respeito por termos feito essa escolha? acho que nao. Existe mt preconceito com relacao a isso, e só vim entender isso quando vim morar fora. Mas esse é um assunto pra outro dia…
abracos e parabéns pelo texto, deu até vontade de perguntar se vc é homem mesmo, ou só tem o pseudônimo de lino..rsrsrs
tchau tchau.
Educação é a base de tudo
FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER. a sua esposa, filha se tiver neta..
Big Beijos
Concordo com tudo que você disse, e repito educação é fundamental!
Um abraço!
Lino,
Você tem toda razão: a educação é o fio perdido nesta história de desvalorização da mulher. Somente a educação mudará este quadro. Porém, acredito não somente na educação formal, mas também naquela que recebemos de nossos pais. Este tipo de educação está também em extinção. E é com tristeza que eu vejo as meninas crescendo já como mini-mulheres. 🙁
Parabéns pelo ótimo texto!
Ola, Lino. Estou correndo aqui pelos blogs, e os pontos de vista tao diferentes sao bem interessantes. A questao da educacao é super importante but… munlheres universitarias, na mesma posiçao dos homens, ganham 30% a menos. E um passo, mas é preciso trilhar tambem caminhso paralelos. Um bzu grande, bom domingo. Ethel
nós, mulheres, aprendemos a ser guerreiras. mas para sermos vitoriosas, sempre teremos necessidade dos nossos homens ao nosso lado.
Olá Lino!
Nossa, tanta coisa vc disse, mas eu só vou falar sobre uma: nao somos iguais geneticamente, óbvio, nem devemos nem queremos ser. O debate do corpo e gêmero sao muito importantes, tem gente estudando muito sobre isso inclusive. O que deveria acontecer e que nao acontece ainda é a igualdade de oportunidades independente do sexo.
bjks
QUEM MATA A MULHER
Quem mata a mulher
Destrói o começo
O lado da luz que não se vê
É como se alguém tapasse
O infinito pelo avesso.
Quem mata a mulher
não acaba apenas
o que está em carne
e vida.
Mata todas as certezas
do que há de vir.
Confunde sabedoria e força
Mistura amor e forca
E morre no que mata.
Quem mata a mulher
Conclui o futuro
represa a vocação
e a expressão das flores,
Invalida o Ministério das
Minas e Energia.
Amar é ter coragem
De eternizar.
Uns querem amar
Outros querem à margem.
Um beijo
Naeno
Também concordo que são iguais.
Mas uma parte da sociedade ainda não acha. Acha que “alguns são mais iguais do que outras”.
Mas acho que a tendência é que isso desapareça por completo.
Parabéns.
Um abraço!
Ola Nino… falou e disse: educação pelamordedeus…
Bjs, Ro
Falou bonito Lino! A educação é a solução para muitos problemas, inclusive a discriminação. Só que tem que começar pela base e acho que é aà que os dirigentes pecam. Somos guerreiras, nada frágeis e merecemos respeito! Obrigada pela sua consideração por nós, mulheres!
Um beijo!
O dia que as mulheres entenderem que todo dia é dia…a luta é diária…não precisamos de um dia.
É da maior importância toda e qualquer manifestação de apoio à s mulhres. E o seu texto é um belo libelo a favor delas e da justiça (que não por acaso é representada por uma mulher…). Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.
Lino, nessa simples palavra está a resposta para tanta coisa né?
A educação é transformadora.
E cabe a nós mulheres sim, com educação mostrarmos nosso valor, mostrarmos quanto somos importantes, quanto podemos ser amadas, desejadas e imprescindÃveis.
Teu post ficou ótimo.
Um beijo
Hoje em dia, mulher tem que ser mais que Mulher Maravilha; trabalhar fora, em casa; cuidar da famÃlia, manter-se sempre linda, inteligente… Mas vamos que vamos…rs
sou negra sou mulrer sou linda sou tudo que vc quer…
Olá, como vai?
Antes de tudo, parabéns pela iniciativa de utilizar seu blog para unir pessoas em torno de alguma causa. Assim como você, acreditamos no potencial da blogagem coletiva como formato possÃvel de união e mudança na sociedade.
Criamos recentemente o blogagemcoletiva.org (www.blogagemcoletiva.org). Trata-se de um agregador de conteúdo voltado à divulgação de mobilizações coletivas realizadas via internet.
A idéia é tanto auxiliar o blogueiro a potencializar suas manifestações como também divulgar os resultados obtidos através de sua iniciativa. O funcionamento é semelhante ao de indexadores como Uêba, Ocioso e Linklog. Tudo pode ser feito sem a necessidade de cadastro. O blogueiro nos envia sua manifestação por meio do link “envie uma blogagem†presente no topo da página e, se tudo estiver dentro das nossas polÃticas de publicação, ela será divulgada no site.
Ah, e para incentivar a adesão da blogosfera nós criamos um ranking, onde os visitantes podem declarar por meio do voto sua participação ou apoio à causa. A manifestação mais votada a cada semana ganhará destaque especial no site.
Podem ser blogagens coletivas, memês, petições, campanhas, protestos e toda e qualquer manifestação válida que busque contribuir de alguma maneira com a sociedade. Por isso, junte seus (suas) companheir@s de blogagem e faça da blogosfera um mais produtivo e engrandecedor. E conte com a gente para que sua iniciativa contamine mais e mais pessoas!
Se puder divulgar a gente em seu blog, seremos muito gratos!
Viva a democracia!
Michell Niero