Você certamente já admirou a visão da Mulher Maravilha ou do Exterminador do Futuro, capazes não só de ver, mas de dar um zoom no objeto observado e, a partir disso, ver dele detalhes.
Saiba que a ficção, mais uma vez, está próxima da realidade. É que cientistas acabam de instalar circuitos eletrônicos e luzes em uma lente de contato. O projeto ainda está em fase experimental e, na verdade, não nos permitiria – como está – ver dados como em o Exterminador, mas prova que é possível incrementar as lentes sem que se criem problemas para quem as usa.
Ainda estamos longo do uso destas novas lentes. Mas, de acordo com os pesquisadores, foi dado um primeiro passo no sentido de, amanhã, termos estes dispositivos, mais seguros, melhores e com menores problemas para o organismo humano.
Por enquanto, as novas lentes – que misturam material orgânico, inofensivo ao corpo humano, com alta tecnologia de circuitos elétricos – só foram testadas, e de forma rápida, em um coelho, que ficou com elas 20 minutos. Não há, ainda, previsão para testes com humanos, o que pressupõe que isto ainda vai demorar.
De qualquer forma, para quem tem alguma deficiência visual – eu tenho miopia e astigmatismo – é uma boa notícia. Pode ser que, no final, nem enxerguemos como a Mulher Maravilha ou o robô assassino que vira defensor dos humanos em Exterminador do Futuro, mas teremos um novo dispositivo ótico à nossa disposição, permitindo que enxerguemos melhor e, quem sabe, como no meu caso, nos livremos dos óculos.
Resta uma questão: Você usaria tal tipo de lente? Eu acho que usaria, mas não tenho certeza. E uma das razões é que estou tão adaptado aos óculos que não me animo a trocá-los por elas. (Via Live Science, em inglês)
MUNDO NOVO E ADMIRÁVEL?
Se você gosta de livros e de discuti-los, aqui vai uma dica: Clube do Livro. Nele, a discussão atual é sobre Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley. O livro é considerado um clássico e permite que, a partir dele, se discutam vários temas, como liberdade, democracia, livre escolha, condicionamento, etc.
O clube é novo, mas já está proporcionando uma boa discussão. Então, se os livros são também a sua praia dê uma passadinha lá. E aproveite para dar um palpite e se tornar um palpiteiro oficial.
17 Respostas
Lino, veja nossa postagem de hoje e ajude a divulgar, por favor. Dá uma boa postagem coletiva. É realmente importante.
Bjos!
Oi Lino… estou aqui na correria mas estou acompanhando na diagonal seus post la no clube e aqui. Essa semana esta punk e so to conseguindo publicar no meu blog porque ja estava tudo programado no automatico.
Sabado vou sentar com calma para discutir seus posts la no clube, mas ja vi que voce esta arrasando por la.
bjs
Lys
Oi Lino!!
Pois eh, somos quase vizinhos!! So q eu moro em Vitoria e trabalho em Vila Velha!! Fazemos o caminho contrario…
Eu ja li os seus posts la no Clube mas o tempo ta corrido… a noite vou la palpitar!!! E ainda to na metade do livro!!! Mas no carnaval eu termino!!
Beijos, Dani
ah, eu usaria sim. ao contrário de você, eu ODEIO usar óculos!
Oi Lino,
Com certeza eu usaria essas lentes.
Vou dar um rolê no Clube do Livro, adoro ler, se bem que ando completamente sem tempo.
Beijo grande
A tecnologia a serviço da saúde, rende frutos como essas lentes, eu usos óculos, mas não teria problemas em usar essas lentes..abç
Meu caro Lino, sempre um tema interessante. Aliás, já faz tempo que estou enrolando à ida ao oftalmologista. Leitura de perto embaça minhas vistas, apesar de enchegar longe. Acho que, o novo produto depois de bem testado e devidamente aprovado poderia sim ser uitlizado pela populaçao. Tudo aquilo que vem para somar é sempre bem vindo. Opa, gostei da idéia da reunião de blogueiros… Interessante!
Mas qual a vantagem de incrementar as lentes? É somente estética?
oi, Lino
Interessante, mas eu não usaria. Tenho uma certa alergia e acho que não me adaptaria.
abraço, garoto
Que notÃcia bárbara!!!! Tb sofro de miopia (5 graus) e astigmatismo, pretendo operar em breve pois aumenta a cada ano e isso de fato atrapalha um pouco mei dia-a-dia! Queri atanto enxergar tudo bonito, do jeitinho que as pessoas enxergam, hehehe! Mas isso so acontece nos primeiros meses que vc troca as lentes, depois… eu usaria essas lentes tecnológicas sim!
Acho que usaria estas lentes sim, usar óculos é muito chato. Já fui palpitar la no Clube do Livro, as discussões são geniais.
Um abraço.
Lino, eu sou super miope, alem te ter todas as outras “pias” na visao rs.
Uso lente, alais usava muito mais, hoje so em determinadas ocasioes, fiz as pazes com meus oculos.
Tenho medo da cirurgia, entao pq nao testar a novidade?
Quer dizer se eue stiver viva ate’ la’ rs.
Bjs
Olá Lino,
é do jeito que a tecnologia anda logo mais teremos essas lente para serem usadas. E com a ganância do homem logo mais terão é lentes com raios laser como superman..hahahaha
Lino, tenho medo de entrar na faca… mesmo que essa operação nos olhos seja a laser…
Uma coisa é certa, com o estudo da nanotecnologia aliada ao do genoma humano, num futuro em próximo certas imperfeições humanas poderão ser corrigidas no próprio feto, e asim, será que serÃamos perfeitos, só o tempo dirá!
Eu nunca me acostumei com lentes. Ja tentei de todos os tipos,mas não consgui me adaptar. Cirurgia? Nem pensar!!!! Prefiro minha miopia! Rss Beijos
Lino, lentes eu nunca usaria. Livros, sou leitora compulsiva, mas esse Clube ficará para outra vez, querido, pois estou numa correria tremenda pelos minhas crianças. dias felizes.
Tenho apenas o segundo grau, mas tenho um interesse muito grande pela leitura. Por acaso encontrei seu site ao fazer uma pesquisa sobre um tema que escolhi para discutir no meu ambiente de trabalho: “Um olhar sobre O Humano”. Qual não foi a minha felicidade ao descobrir que existem pessoas com uma mente aberta para oferecer o seu melhor aos outros. Parabéns! Farei um esforço tremendo para acompanhar as suas novidades. Quanto ao clube do livro, já li admirável mundo novo e o alienista há muito tempo mas foram fudamentais para aceitar o mundo globalizado em que vivemos hoje. Se vou parcipar é muito complicado pois os livros gustam os olhos da cara pra quem ganha pouco, como eu.
Um forte abraço. Muito axé pra vc.